AO VIVO
Economia - 28 de maio de 2024
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Nova presidente da Petrobras promete rentabilidade e sustentabilidade em coletiva

Convicta da lucratividade futura da empresa, Chambriard destacou a importância de manter um diálogo aberto com os acionistas públicos e privados

Por: Pablo Medeiros
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

A engenheira Magda Chambriard, recém-empossada como presidente da Petrobras, sinalizou nesta segunda-feira (27) uma postura favorável ao setor privado e aos investidores da estatal em sua primeira coletiva de imprensa desde que assumiu o cargo. Chambriard enfatizou que “o objetivo da Petrobras é ser rentável, sem deixar de ser sustentável”.

Convicta da lucratividade futura da empresa, Chambriard destacou a importância de manter um diálogo aberto com os acionistas públicos e privados. “Vamos respeitar a lógica empresarial”, afirmou repetidamente, ao abordar o pagamento de dividendos aos investidores da Petrobras.

A nova presidente também destacou a necessidade de manter a estabilidade do mercado interno. “A Petrobras sempre funcionou acompanhando uma tendência de preços internacionais. Ora um pouquinho mais alta, ora um pouquinho mais baixa. O que é altamente indesejado é trazer para a sociedade brasileira uma instabilidade de preços todos os dias. A Petrobras sempre zelou por esta estabilidade”, avaliou.

Comentando sobre a recente política de preços de combustíveis, Chambriard relembrou as promessas do presidente Lula durante sua campanha eleitoral de ajustar os preços dos combustíveis ao mercado nacional. Ela explicou que a nova política, adotada em maio do ano passado, representou o fim do Preço de Paridade Internacional (PPI), vigente há seis anos. Essa prática anterior vinculava os preços internos aos valores do mercado internacional, gerando recordes na distribuição de dividendos aos acionistas. No modelo atual, a Petrobras continua considerando o mercado internacional, mas incorpora referências do mercado interno.

Magda Chambriard expressou honra ao assumir a presidência da Petrobras, recordando o início de sua carreira na empresa aos 22 anos e sua trajetória pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), onde foi diretora-geral entre 2012 e 2016.

“Eu entrei nessa empresa num dia que eram produzidos 187 mil barris de petróleo por dia. Então acompanhei e fiz parte da campanha para 200 mil barris, para 500 mil barris, para um milhão de barris. Enquanto estava na ANP, embora já estivesse fora da empresa, participei da descoberta do pré-sal”, rememorou.

Chambriard enfatizou que o principal desafio da Petrobras é garantir a segurança energética do país, enquanto enfrenta a transição energética. Ela reforçou o compromisso da empresa de zerar as emissões de carbono até 2050. “O objetivo é ser rentável, sem deixar de ser sustentável”, reafirmou, convicta de que a Petrobras será lucrativa e continuará a buscar um equilíbrio entre os interesses dos acionistas públicos e privados.

#Petrobras

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas