AO VIVO
Economia - 07 de dezembro de 2021
Foto:

No ‘Conversa Política’, promotora Christiane Dolzany fala dos desafios do MP e da importância do órgão para a sociedade

A promotora de Justiça, Christiane Dolzany, foi a quarta entrevista desta terceira temporada do programa ‘Conversa Política’ apresentada pelo jornalista Álvaro Corado

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

No quarto episódio da terceira temporada do programa ‘Conversa Política’, exibido neste domingo (5), a entrevistada foi a promotora de Justiça, Christiane Dolzany. Ao jornalista Álvaro Corado, ela exemplificou a importância do Ministério Público (MP) para sociedade, do risco que o órgão sofreu com a possível aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n. 05/2021, popularmente conhecida como PEC da Vingança, e ferramentas de combate à corrupção no País.

“O brasileiro precisa se politizar, ter consciência dos direitos, precisa estar antenado. Ele precisa exigir de toda e qualquer instituição as obrigações da instituição. Nada mais eficaz e bonito do que um cidadão ter consciência dos direitos e deveres dele, para interferir nessa movimentação toda que é atuação dos poderes, e a atuação do próprio cidadão na sociedade”, disse ela, se referindo aos direitos e deveres do cidadão brasileiro perante a sociedade.

De acordo com a promotora, a corrupção no País tem jeito, e “estamos amparados com instrumentos bons que precisam ser aprimorados”. Para Christiane, o que falta é vontade legislativa no combate à corrupção. “Hoje, nós estamos vivendo uma tentativa de se controlar o poder de investigação do MP novamente. Não podemos nos embrutecer e nem deixar de fazer aquilo que nós fazemos. Isso é um movimento que vem desde a PEC n. 37. O brasileiro foi para rua para mostrar para sociedade que era contra a retirada do poder de investigação do MP. Em plena pandemia, de forma assoberbada, de repente, foi colocado em pauta a PEC n. 05/2021, que enfraquecia o Ministério Público”, lembrou, se referindo aos dois últimos episódios de tentativas de aprovação de emendas que, em tese, enfraqueceriam os poderes de investigação do órgão.

O MP tem a função de assegurar o estado democrático de direito a autonomia que é imprescindível para que ele execute suas ações de forma independente, imparcial e sem sofrer pressões externas. A composição do MP como estrutura essencial à Justiça está previsto na constituição, além de vários outros poderes. “A constituição só sofre modificações a partir do momento que é louvável que se tenha benefício à população, ao estado democrático de direito, ao sistema federativo. Quando você apresenta uma proposta que não traz benefícios, ao contrário, ela enfraquece a estrutura, esse sistema de combate à corrupção”, justificou.

PEC

Conforme a promotora, para haver mudança na Constituição, deve-se haver uma ampla discussão, estudo e uma demonstração de onde vai ser o benefício para sociedade. Exemplos como a aprovação da PEC n. 05, seria um retrocesso. “A PEC n. 05 muda a composição do conselho nacional do Ministério Público. Essa instituição interna funciona como controladores, fiscalizadores, balizadores, das ações do MP. A PEC visa alterar o dispositivo, onde o corregedor geral do MP seria escolhido, dentre os indicados da Câmara e do Senado”.

Christiane teme, ainda, pela aprovação da PEC, uma vez que o foi rejeitado em plenário foi um substitutivo, e a PEC ainda pode vir a entrar em pauta. “Nós agradecemos em nome da sociedade, cujos direitos nós defendemos. Pela adesão da imprensa, pela adesão das associações com fala no nosso Estado, no País inteiro. Por que essa discussão levantou o principal, que é consciência do brasileiro, da importância de ele estar antenado com as decisões políticas que parecem ser inofensivas, mas pode te afetar diretamente”, finalizou ela.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas