O MP-AM está cumprindo 13 mandados de busca e apreensão e 12 de buscas pessoais, nas cidades de Presidente Figueiredo, Parintins e Manaus
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM
O Ministério Público do Amazonas (MPA-M) por meio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com apoio da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), deflagrou, nesta segunda-feira (15), a operação ‘Cachoeira Limap’, com o objetivo de levantar provas que comprovem os crimes de fraude à licitação, peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa, no municíío de Presidente Figueiredo, na gestão do ex-prefeito Romero Mendonça (2017-2020), que causou um prejuízo aos cofres públicos no valor de R$ 23 milhões.
Estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e 12 de buscas pessoais, nas cidades de Presidente Figueiredo, Parintins e Manaus, contando com um contingente de, aproximadamente, 80 policiais.
Figuram entre os alvos da operação o deputado Saullo Vianna, o ex-prefeito Romero Mendonça; o ex-vice-prefeito Mário Jorge Bulbol Abrahão; o então secretário Municipal de Finança, Jander de Melo Lobato; o ex-presidente da Comissão Permanente de Licitação, Jender de Melo Lobato, entre outros servidores públicos, bem como vários empresários que, mediante ajuste prévio, combinaram frustrar ou fraudar, o caráter competitivo de vários procedimentos licitatório, com o intuito de enriquecer ilicitamente.
Para dissimular o desvio do dinheiro público, os integrantes da organização criminosa instituíram ou adquiriram em Manaus, diversas pessoas jurídicas as quais são faticamente controladas pelo deputado estadual, na época cunhado de Mário Abrhaão, quem se valeu de ‘laranjas’ para a constituição do quadro societário.
O Ministério Público requereu ainda a prisão do deputado, do ex-prefeito, do ex-vice-prefeito, do ex-secretário Municipal de Finanças e do ex-residente da CPLs, além dos empresários Rosedilse de Souza Dantas, sócia da empresa RAV Construções e Transporte, atual INCAS Construções; Márcio Frota Barroso, sócio da empresa Engefort Construções, atual Diretriz Engenharia e de Paulo Sampaio da Silva, sócio da empresa Amsterdam/SVX Serviços, atual Porto Serviços Profissionais, da qual Saullo Vianna atuava procurador, em substituição a sua mãe, Célia Vianna, entre outros.
A organização criminosa teve início na cidade de Parintins no ano de 2010 e já foi capaz de eleger um deputado estadual e um vereador na cidade de Manaus. As investigações do Gaeco estão na fase final e logo serão remetidas ao Poder Judiciário.
Nota
Em nota, o deputado Saullo Vinna disse que esta à disposição para colaborar, “pois sou o maior interessado em que tudo seja esclarecido, mas até agora nada foi comprovado”.
“Já acionei minha equipe jurídica para que tome conhecimento sobre o que está sendo investigado e possamos dar nossa total colaboração para que tudo seja esclarecido. Não abro mão de trabalhar com transparência de todos os meus atos como parlamentar”, finalizou.
*Matéria atualizada às 10h15 para acréscimo de informação
O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.
Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.
Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Deixe um comentário