AO VIVO
Economia - 31 de outubro de 2020
Foto:

MP-AM dá posse a promotores de Justiça que vão atuar no interior do AM

A solenidade, presidida pela procurador-geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, ocorreu de maneira mista

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) empossou, nesta sexta-feira (30), nove promoteres de Justiça substitutos, oriundos do último concurso público realizado pelo órgão, em 2016. A solenidade, presidida pela procurador-geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, ocorreu de maneira mista com a presença dos empossandos no Auditório Carlos Bandeira, na sede do MP-AM, e de procuradores e autoridades convidadas por meio de videoconferência.

“É fato que o Amazonas precisa melhorar os seus índices de desenvolvimento humano e o Ministério Público do Amazonas tem um importante papel a cumprir nesta seara. Por isso, ao tempo que dou boas-vindas, conclamo-os a lutarem ombreados conosco e nossos colegas, de modo incansável, pela liberdade substancial plena dos nossos irmãos amazonenses, como missão e sacerdócio, para um amanhã melhor para as gerações futuras”, disse o procurador-geral de Justiça em seu discurso.

Oito homens e uma mulher formam o novo grupo de membros do MP-AM. Depois da escolha das comarcas, segundo o critério de melhor colocação no concurso, a destinação de cada promotor empossado ficou da seguinte forma: Otávio Machado de Alencar, em São Paulo de Olivença; Vítor Rafael de Morais Honorato, em Tefé; Rafael Augusto Del Castilo da Fonseca, em Coari; Ricardo Mitoso Nogueira Borges, em Fonte Boa; Thiago de Melo Roberto Freira, em Coari; Eduardo Gabriel, em Carauari; Danielly Christini Samartin Gouveia de Andrade, em Pauiní; Marcelo Bitarães de Souza Barros, em Jutaí e Daniel Rocha de Oliveira, em Santo Antônio do Içá.

O promotor de Justiça Otávio Machado de Alencar, destinado à comarca de São Paulo de Olivença, foi escolhido para proferir o discurso de posse em nome da turma. “Ao chegarmos nessa situação de promotor de Justiça temos que saber que a nossa maior qualidade deve ser é a humildade. Humildade em reconhecer que a vida ainda tem muito a nos ensinar. Que nossa função é uma bênção, mas também, um fardo. Uma bênção, pois teremos a capacidade de melhorar a vida daqueles que moram em nossas novas cidades, em nossos novos lares amazonenses”, salientou ele.

Além disso, Alencar salientou que é preciso estar sempre presente e atento às “necessidades da população e com humildade ao olhar para atuar de forma digna, eficaz e humana”. “Também não deixa de ser um fardo, pois denota uma responsabilidade diária, uma retidão de conduta, de caráter, mas principalmente o compromisso de amor ao próximo. Servir, lutar, distribuir Justiça através do nosso cargo aqueles que lutam seus conflitos diários e precisam de nossa força e empenho. Assim no fim dessa estrada de luta cede passagem como os primeiros passos como membros do Ministério Público do Estado do Amazonas”, falou o novo promotor.

A sessão solene de posse cumpriu as medidas de segurança contra o novo coronavírus, previstas no Plano de Retorno do MP-AM. Por isso, os promotores empossados levaram apenas um acompanhante para o evento presencial. O uso de máscara foi mantido, tendo os presentes tirado o acessório apenas para a foto oficial e pronunciamento dos discursos.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

24/04
12:42

FÓRUM IAMAZONIA

O secretário da Casa Civil do Amazonas, Flávio Antony, participou em Roma do Fórum IAmazonia, representando o governador Wilson Lima. Ele destacou a importância de cuidar das pessoas que vivem na floresta e defendeu o acesso à internet e à água potável para as comunidades amazônicas. Antony citou ações do governo, como os programas Guardiões da Floresta e Escola da Floresta. “Ninguém se importa mais com a floresta do que o nosso povo”, afirmou. O evento segue até sexta-feira com debates sobre bioeconomia e justiça climática.

24/04
12:41

PROJETO DE LEI

O PL 342/2025, do deputado Roberto Cidade (UB), torna obrigatória a notificação à polícia sobre o uso de dados em golpes cibernéticos no Amazonas. A proposta visa agilizar a identificação dos autores e proteger os cidadãos. Segundo a SSP-AM, os crimes cibernéticos cresceram 53,9% de 2023 a 2024. A notificação deverá ser feita em até 48 horas por operadoras, bancos, redes sociais e outras plataformas, contendo dados, descrição e indícios dos casos.

24/04
12:40

LULA QUEDA

Segundo o Paraná Pesquisas, Lula enfrenta queda nas intenções de voto há 20 meses, caindo de 48% em agosto de 2023 para 40,4% em abril de 2025. Enquanto isso, Bolsonaro cresceu de 38,5% para 46% no mesmo período. A virada ocorreu em março de 2024. Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas também apresentaram alta, chegando a 45% e 43,4%, respectivamente. Em todos os cenários, Lula segue em queda, apesar das mudanças na comunicação do governo.

24/04
12:40

PL AMAZONAS

Alfredo Nascimento, presidente do PL no Amazonas, afirmou que ainda não há definições sobre as vagas de vice e segunda candidatura ao Senado na chapa de 2026. Ele destacou que a construção do grupo político será feita com base em afinidades ideológicas. Também ressaltou a pré-candidatura de Maria do Carmo Seffair ao governo como prioridade do PL e disse que vai colocar sua experiência à disposição para ajudá-la a ser governadora.

21/04
18:26

MÓVEIS NOVO ARIPUANÃ

A Prefeitura de Novo Aripuanã firmou dois contratos que somam R$ 1,89 milhão para compra de mobiliário ao complexo administrativo, apesar de denúncias de abandono na rede municipal de ensino. Os contratos foram assinados com empresas de Manaus e gerenciados pela Secretaria de Administração. O MPAM apura problemas como falta de merenda, transporte escolar e insumos nas escolas, além de possíveis irregularidades em concurso público da gestão.

Ver mais >>

Programas