A solenidade, presidida pela procurador-geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, ocorreu de maneira mista
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) empossou, nesta sexta-feira (30), nove promoteres de Justiça substitutos, oriundos do último concurso público realizado pelo órgão, em 2016. A solenidade, presidida pela procurador-geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, ocorreu de maneira mista com a presença dos empossandos no Auditório Carlos Bandeira, na sede do MP-AM, e de procuradores e autoridades convidadas por meio de videoconferência.
“É fato que o Amazonas precisa melhorar os seus índices de desenvolvimento humano e o Ministério Público do Amazonas tem um importante papel a cumprir nesta seara. Por isso, ao tempo que dou boas-vindas, conclamo-os a lutarem ombreados conosco e nossos colegas, de modo incansável, pela liberdade substancial plena dos nossos irmãos amazonenses, como missão e sacerdócio, para um amanhã melhor para as gerações futuras”, disse o procurador-geral de Justiça em seu discurso.
Oito homens e uma mulher formam o novo grupo de membros do MP-AM. Depois da escolha das comarcas, segundo o critério de melhor colocação no concurso, a destinação de cada promotor empossado ficou da seguinte forma: Otávio Machado de Alencar, em São Paulo de Olivença; Vítor Rafael de Morais Honorato, em Tefé; Rafael Augusto Del Castilo da Fonseca, em Coari; Ricardo Mitoso Nogueira Borges, em Fonte Boa; Thiago de Melo Roberto Freira, em Coari; Eduardo Gabriel, em Carauari; Danielly Christini Samartin Gouveia de Andrade, em Pauiní; Marcelo Bitarães de Souza Barros, em Jutaí e Daniel Rocha de Oliveira, em Santo Antônio do Içá.
O promotor de Justiça Otávio Machado de Alencar, destinado à comarca de São Paulo de Olivença, foi escolhido para proferir o discurso de posse em nome da turma. “Ao chegarmos nessa situação de promotor de Justiça temos que saber que a nossa maior qualidade deve ser é a humildade. Humildade em reconhecer que a vida ainda tem muito a nos ensinar. Que nossa função é uma bênção, mas também, um fardo. Uma bênção, pois teremos a capacidade de melhorar a vida daqueles que moram em nossas novas cidades, em nossos novos lares amazonenses”, salientou ele.
Além disso, Alencar salientou que é preciso estar sempre presente e atento às “necessidades da população e com humildade ao olhar para atuar de forma digna, eficaz e humana”. “Também não deixa de ser um fardo, pois denota uma responsabilidade diária, uma retidão de conduta, de caráter, mas principalmente o compromisso de amor ao próximo. Servir, lutar, distribuir Justiça através do nosso cargo aqueles que lutam seus conflitos diários e precisam de nossa força e empenho. Assim no fim dessa estrada de luta cede passagem como os primeiros passos como membros do Ministério Público do Estado do Amazonas”, falou o novo promotor.
A sessão solene de posse cumpriu as medidas de segurança contra o novo coronavírus, previstas no Plano de Retorno do MP-AM. Por isso, os promotores empossados levaram apenas um acompanhante para o evento presencial. O uso de máscara foi mantido, tendo os presentes tirado o acessório apenas para a foto oficial e pronunciamento dos discursos.
O secretário da Casa Civil do Amazonas, Flávio Antony, participou em Roma do Fórum IAmazonia, representando o governador Wilson Lima. Ele destacou a importância de cuidar das pessoas que vivem na floresta e defendeu o acesso à internet e à água potável para as comunidades amazônicas. Antony citou ações do governo, como os programas Guardiões da Floresta e Escola da Floresta. “Ninguém se importa mais com a floresta do que o nosso povo”, afirmou. O evento segue até sexta-feira com debates sobre bioeconomia e justiça climática.
O PL 342/2025, do deputado Roberto Cidade (UB), torna obrigatória a notificação à polícia sobre o uso de dados em golpes cibernéticos no Amazonas. A proposta visa agilizar a identificação dos autores e proteger os cidadãos. Segundo a SSP-AM, os crimes cibernéticos cresceram 53,9% de 2023 a 2024. A notificação deverá ser feita em até 48 horas por operadoras, bancos, redes sociais e outras plataformas, contendo dados, descrição e indícios dos casos.
Segundo o Paraná Pesquisas, Lula enfrenta queda nas intenções de voto há 20 meses, caindo de 48% em agosto de 2023 para 40,4% em abril de 2025. Enquanto isso, Bolsonaro cresceu de 38,5% para 46% no mesmo período. A virada ocorreu em março de 2024. Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas também apresentaram alta, chegando a 45% e 43,4%, respectivamente. Em todos os cenários, Lula segue em queda, apesar das mudanças na comunicação do governo.
Alfredo Nascimento, presidente do PL no Amazonas, afirmou que ainda não há definições sobre as vagas de vice e segunda candidatura ao Senado na chapa de 2026. Ele destacou que a construção do grupo político será feita com base em afinidades ideológicas. Também ressaltou a pré-candidatura de Maria do Carmo Seffair ao governo como prioridade do PL e disse que vai colocar sua experiência à disposição para ajudá-la a ser governadora.
A Prefeitura de Novo Aripuanã firmou dois contratos que somam R$ 1,89 milhão para compra de mobiliário ao complexo administrativo, apesar de denúncias de abandono na rede municipal de ensino. Os contratos foram assinados com empresas de Manaus e gerenciados pela Secretaria de Administração. O MPAM apura problemas como falta de merenda, transporte escolar e insumos nas escolas, além de possíveis irregularidades em concurso público da gestão.
Deixe um comentário