AO VIVO
Economia - 31 de outubro de 2020
Foto:

MP-AM dá posse a promotores de Justiça que vão atuar no interior do AM

A solenidade, presidida pela procurador-geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, ocorreu de maneira mista

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) empossou, nesta sexta-feira (30), nove promoteres de Justiça substitutos, oriundos do último concurso público realizado pelo órgão, em 2016. A solenidade, presidida pela procurador-geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, ocorreu de maneira mista com a presença dos empossandos no Auditório Carlos Bandeira, na sede do MP-AM, e de procuradores e autoridades convidadas por meio de videoconferência.

“É fato que o Amazonas precisa melhorar os seus índices de desenvolvimento humano e o Ministério Público do Amazonas tem um importante papel a cumprir nesta seara. Por isso, ao tempo que dou boas-vindas, conclamo-os a lutarem ombreados conosco e nossos colegas, de modo incansável, pela liberdade substancial plena dos nossos irmãos amazonenses, como missão e sacerdócio, para um amanhã melhor para as gerações futuras”, disse o procurador-geral de Justiça em seu discurso.

Oito homens e uma mulher formam o novo grupo de membros do MP-AM. Depois da escolha das comarcas, segundo o critério de melhor colocação no concurso, a destinação de cada promotor empossado ficou da seguinte forma: Otávio Machado de Alencar, em São Paulo de Olivença; Vítor Rafael de Morais Honorato, em Tefé; Rafael Augusto Del Castilo da Fonseca, em Coari; Ricardo Mitoso Nogueira Borges, em Fonte Boa; Thiago de Melo Roberto Freira, em Coari; Eduardo Gabriel, em Carauari; Danielly Christini Samartin Gouveia de Andrade, em Pauiní; Marcelo Bitarães de Souza Barros, em Jutaí e Daniel Rocha de Oliveira, em Santo Antônio do Içá.

O promotor de Justiça Otávio Machado de Alencar, destinado à comarca de São Paulo de Olivença, foi escolhido para proferir o discurso de posse em nome da turma. “Ao chegarmos nessa situação de promotor de Justiça temos que saber que a nossa maior qualidade deve ser é a humildade. Humildade em reconhecer que a vida ainda tem muito a nos ensinar. Que nossa função é uma bênção, mas também, um fardo. Uma bênção, pois teremos a capacidade de melhorar a vida daqueles que moram em nossas novas cidades, em nossos novos lares amazonenses”, salientou ele.

Além disso, Alencar salientou que é preciso estar sempre presente e atento às “necessidades da população e com humildade ao olhar para atuar de forma digna, eficaz e humana”. “Também não deixa de ser um fardo, pois denota uma responsabilidade diária, uma retidão de conduta, de caráter, mas principalmente o compromisso de amor ao próximo. Servir, lutar, distribuir Justiça através do nosso cargo aqueles que lutam seus conflitos diários e precisam de nossa força e empenho. Assim no fim dessa estrada de luta cede passagem como os primeiros passos como membros do Ministério Público do Estado do Amazonas”, falou o novo promotor.

A sessão solene de posse cumpriu as medidas de segurança contra o novo coronavírus, previstas no Plano de Retorno do MP-AM. Por isso, os promotores empossados levaram apenas um acompanhante para o evento presencial. O uso de máscara foi mantido, tendo os presentes tirado o acessório apenas para a foto oficial e pronunciamento dos discursos.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/09
19:24

HOMENAGEM AO PGJ

O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.

25/09
19:02

CONDEFESA AMAZÔNIA

Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.

18/09
12:47

COMITÊ CONTRA QUEIMADAS

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.

18/09
12:43

“CARREATA DA GRATIDÃO”

Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.

13/09
18:43

CANDIDATURA BARRADA

O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.

Ver mais >>

Programas