AO VIVO
Economia - 20 de dezembro de 2020
Foto:

Ministro do STF Luís Barroso encerra atividades anuais da Escola de Contas do TCE-AM

A Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado é coordenada pela conselheira Yara Lins

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) promoveu, na última sexta-feira (18), em um evento totalmente virtual, uma cerimônia de encerramento do ano letivo da Escola de Contas Públicas (ECP). Além do balanço da atuação da ECP, em 2020, o evento contou com uma palestra do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.

Figura notória no Direito nacional e internacional, o ministro do STF e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi o convidado especial do encerramento. Ele palestrou com a temática ‘Um Olhar Sobre o Mundo e Sobre o Brasil à Luz do Direito’. O ministro destacou o profissionalismo do TCE-AM em se manter ativo na sociedade no período de pandemia.

Durante sua fala, ele ressaltou alguns pontos acerca dos 32 anos de democracia no Brasil. “Ao longo destes anos, a democracia nos propiciou estabilidade social e responsabilidade fiscal, avançamos na garantia dos direitos das mulheres, indígenas e comunidade LGBTQI+. Porém, devemos olhar com atenção para aquilo que ainda não foi conquistado, como a erradicação da corrupção sistêmica e a violência no estado brasileiro”, concluiu o ministro do TSE.

O presidente da Corte de Contas, conselheiro Mario de Mello, destacou o bom desempenho da ECP em um ano com diversas dificuldades impostas pela pandemia, o que poderia ter limitado a oferta de cursos e atividades. “Com a tecnologia que dispomos, e com o salto que tivemos de dar em razão das restrições trazidas pela pandemia, virtualizando as nossas ações, tem sido possível disponibilizar, como nunca, maior informação e conhecimento aos agentes públicos de todos os rincões amazônicos. Foram muitos os desafios emocionais e adequações operacionais em nossas atividades. Uma palavra pode sintetizar tudo: superação!”, destacou o presidente do TCE-AM.

Balanço

Durante o evento, a coordenadora-geral da Escola de Contas, conselheira Yara Lins dos Santos, também apresentou o balanço das atividades realizadas no decorrer do ano. Segundo os relatórios produzidos pela equipe da ECP, mais de 25 mil alunos participaram dos 83 cursos ofertados de janeiro a dezembro deste ano. Além dos cursos, foram realizadas outras cinco webconferências, e, ao todo, se contabilizaram quase mil horas de treinamento com todas as ofertas de atividades em 2020.

“Desde quando tomei posse como coordenadora da Escola, assumi o compromisso de enfrentar todas as dificuldades que aparecessem, e ofertar cursos com extrema qualidade e que atendessem todos os polos municipais de nosso interior. Creio que tenhamos atingido esses objetivos, e a Escola de Contas cumpriu, de fato, sua função institucional”, afirmou a coordenadora-geral da ECP, conselheiro Yara Lins dos Santos.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas