AO VIVO

Manaus participará da ‘Marcha Pela Vida Contra o Aborto’ em 8 de Outubro

Mais de 45 cidades brasileiras já estão com manifestações confirmadas para o dia 8 de outubro deste ano

Por: Leon Furtado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

A discussão sobre a possibilidade de descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação e a retomada dessa questão no Supremo Tribunal Federal (STF) gera preocupações, e ao mesmo tempo, a Frente Parlamentar em Defesa da Vida e Contra o Aborto está buscando acelerar a votação do Estatuto do Nascituro na Câmara dos Deputados. Para isso, eles apresentaram um pedido de urgência com o objetivo de encaminhar o projeto diretamente ao Plenário.

A mobilização e engajamento na defesa da causa contra o aborto também envolve grupos que estão organizando marchas pela vida em todo o Brasil.

No Amazonas, a deputada estadual Débora Menezes (PL) e o vereador Raiff Matos (DC), além da coordenação do próprio movimento Direita Amazonas, organizam uma caminhada para o dia 08/10, a partir das 8h da manhã, na Praça do Congresso, e chamam populares, líderes religiosos e autoridades públicas que pretendem se posicionar aos ministros do STF, que podem decidir favoráveis ou não à liberação do aborto. Mais de 45 cidades brasileiras já estão com manifestações confirmadas para o dia 8 de outubro deste ano.

Em conversa com o site O Poder, o vereador Raiff Matos (DC) se posicionou categoricamente contra o aborto e enfatizou seu compromisso com a proteção da vida desde a concepção. Ele ainda mencionou que defende a vida e o cuidado com as vidas no parlamento municipal.

“Defendo a família, defendo a vida desde a concepção e acho que nossa missão é proteger as crianças.”, declarou.

Estatuto do nascituro

O termo “nascituro” se refere a um ser humano em desenvolvimento que ainda não nasceu. O Estatuto do Nascituro propõe que os embriões, antes de nascerem, sejam legalmente reconhecidos como tendo personalidade jurídica. Isso significa que eles teriam os mesmos direitos legais e morais que pessoas nascidas e vivas. Dessa forma, estariam protegidos contra qualquer forma de violência e seriam “resguardados de toda negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”, conforme estabelecido no texto original do projeto.

Além disso, o Projeto de Lei (PL) não apenas criminaliza o aborto em todas as situações, mas também busca estabelecer o reconhecimento da paternidade de crianças concebidas por meio de estupro e oferecer um apoio financeiro às vítimas de estupro para ajudá-las a completar a gestação.

Raiff Matos manifestou total apoio à proposta e destacou seu envolvimento. “Apoio totalmente. Inclusive tenho um projeto de lei (nº 225/2023) em tramitação na CMM que trata sobre a defesa da vida e o cuidado com as vidas desde a concepção.”, afirmou.

Débora Menezes e o vereador, chegaram a convocar a população para participarem da caminhada contra o aborto. Ela enfatizou a proteção à vida, os direitos da família, premissas cristãs, e com empenho na melhoria social, política e econômica dos amazonenses.

“Nós estaremos juntos lutando pela vida e dizendo não ao aborto. E nós precisamos de cada um de vocês nesse ato conosco, nas ruas. Nós temos agora a ADPF, a qual nós dizemos não. E nós precisamos lutar juntamente com todo o Brasil pela vida. Eu peço a você que venha vestido de branco nesse dia e dizemos juntos… Vida sim, aborto não!”, disse a deputada.

 

Marcha da Família Contra o aborto – Manaus

Data: 08/10/2023 – Domingo.

Horário: A partir das 8h.

Local: Praça do Congresso, Centro da capital.

 

Edição de conteúdos: Thiago Gonçalves

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas