AO VIVO

Manaus participará da ‘Marcha Pela Vida Contra o Aborto’ em 8 de Outubro

Mais de 45 cidades brasileiras já estão com manifestações confirmadas para o dia 8 de outubro deste ano

Por: Leon Furtado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

A discussão sobre a possibilidade de descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação e a retomada dessa questão no Supremo Tribunal Federal (STF) gera preocupações, e ao mesmo tempo, a Frente Parlamentar em Defesa da Vida e Contra o Aborto está buscando acelerar a votação do Estatuto do Nascituro na Câmara dos Deputados. Para isso, eles apresentaram um pedido de urgência com o objetivo de encaminhar o projeto diretamente ao Plenário.

A mobilização e engajamento na defesa da causa contra o aborto também envolve grupos que estão organizando marchas pela vida em todo o Brasil.

No Amazonas, a deputada estadual Débora Menezes (PL) e o vereador Raiff Matos (DC), além da coordenação do próprio movimento Direita Amazonas, organizam uma caminhada para o dia 08/10, a partir das 8h da manhã, na Praça do Congresso, e chamam populares, líderes religiosos e autoridades públicas que pretendem se posicionar aos ministros do STF, que podem decidir favoráveis ou não à liberação do aborto. Mais de 45 cidades brasileiras já estão com manifestações confirmadas para o dia 8 de outubro deste ano.

Em conversa com o site O Poder, o vereador Raiff Matos (DC) se posicionou categoricamente contra o aborto e enfatizou seu compromisso com a proteção da vida desde a concepção. Ele ainda mencionou que defende a vida e o cuidado com as vidas no parlamento municipal.

“Defendo a família, defendo a vida desde a concepção e acho que nossa missão é proteger as crianças.”, declarou.

Estatuto do nascituro

O termo “nascituro” se refere a um ser humano em desenvolvimento que ainda não nasceu. O Estatuto do Nascituro propõe que os embriões, antes de nascerem, sejam legalmente reconhecidos como tendo personalidade jurídica. Isso significa que eles teriam os mesmos direitos legais e morais que pessoas nascidas e vivas. Dessa forma, estariam protegidos contra qualquer forma de violência e seriam “resguardados de toda negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”, conforme estabelecido no texto original do projeto.

Além disso, o Projeto de Lei (PL) não apenas criminaliza o aborto em todas as situações, mas também busca estabelecer o reconhecimento da paternidade de crianças concebidas por meio de estupro e oferecer um apoio financeiro às vítimas de estupro para ajudá-las a completar a gestação.

Raiff Matos manifestou total apoio à proposta e destacou seu envolvimento. “Apoio totalmente. Inclusive tenho um projeto de lei (nº 225/2023) em tramitação na CMM que trata sobre a defesa da vida e o cuidado com as vidas desde a concepção.”, afirmou.

Débora Menezes e o vereador, chegaram a convocar a população para participarem da caminhada contra o aborto. Ela enfatizou a proteção à vida, os direitos da família, premissas cristãs, e com empenho na melhoria social, política e econômica dos amazonenses.

“Nós estaremos juntos lutando pela vida e dizendo não ao aborto. E nós precisamos de cada um de vocês nesse ato conosco, nas ruas. Nós temos agora a ADPF, a qual nós dizemos não. E nós precisamos lutar juntamente com todo o Brasil pela vida. Eu peço a você que venha vestido de branco nesse dia e dizemos juntos… Vida sim, aborto não!”, disse a deputada.

 

Marcha da Família Contra o aborto – Manaus

Data: 08/10/2023 – Domingo.

Horário: A partir das 8h.

Local: Praça do Congresso, Centro da capital.

 

Edição de conteúdos: Thiago Gonçalves

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

14/03
17:47

VIAGEM CARIBE

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) abriu investigação sobre a viagem do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), a Saint Barthélemy, no Caribe, após denúncias de possível custeamento com recursos públicos. O prefeito nega irregularidades e afirma ter arcado com os custos.

14/03
17:43

CONCURSO CMM

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) decidiu anular os três editais do concurso público realizado em setembro de 2024, após recomendação do Ministério Público do Amazonas (MPAM). A decisão foi tomada com o apoio de 23 dos 24 vereadores e da Procuradoria-Geral da Casa, devido a falhas que comprometeram a transparência do certame.

14/03
17:39

CONCURSO ALEAM

Após 14 anos, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) voltará a realizar um concurso público. O presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (União Brasil), anunciou nesta quarta-feira (13) que o certame oferecerá 100 vagas, sendo 60 para nível superior e 40 para nível médio, além de um cadastro reserva com 200 vagas.

14/03
17:27

DESAPROVAÇÃO GOVERNO LULA

Uma nova pesquisa da Ipsos-Ipec, divulgada nesta quinta-feira (13), indica um crescimento na insatisfação com o governo do presidente Lula (PT). O levantamento mostra que 41% dos brasileiros classificam a gestão como “ruim” ou “péssima”, um aumento de sete pontos percentuais em relação a dezembro de 2024, quando o índice era de 34%.

12/03
17:24

MANAUS SOLIDÁRIA

Janaína Jamilla anunciou sua saída do Fundo Manaus Solidária após dois meses no cargo. Em postagem nas redes sociais, afirmou que deixará a função para se dedicar aos negócios e à família. Nomeada em janeiro, sua escolha foi questionada por falta de formação técnica na área. Ex-candidata pelo Avante, ocupava um cargo equivalente a subsecretária, com salário de R$ 22 mil. Em sua despedida, destacou projetos que coordenou, mas não mencionou o prefeito David Almeida ou a primeira-dama.

Ver mais >>

Programas