AO VIVO

‘Levar indústrias da Zona Franca de fato para interior é nosso desafio’, diz prefeito Anderson Sousa durante posse da Associação dos municípios

Nova mesa diretora do órgão máximo dos municípios amazonenses tomou posse para o biênio 2023-2024

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

A nova mesa diretora da Associação Amazonense dos Municípios (AAM) tomou posse, nesta segunda-feira (02/01), estabelecendo o desenvolvimento econômico, a geração de emprego e renda e melhorias na área social como metas prioritárias para o próximo biênio.

Presidente do órgão, o prefeito Anderson Sousa, de Rio Preto da Eva, afirmou que vai lutar pela industrialização das cidades com a expansão da Zona Franca para o interior do estado. Atualmente, há empresas instaladas em apenas dez cidades.

A solenidade de posse da nova mesa diretora foi prestigiada por diversas autoridades e ocorreu no auditório do Sesi, em Manaus. Com Anderson Sousa na presidência, a nova mesa diretora da AAM tem o prefeito de Novo Airão, Roberto Frederico, na vice-presidência.

Como 1º e 2º secretários, os prefeitos Anderson Adriano, de Autazes, e Junior Leite, de Maués. Além deles, o prefeito José Claudenor, de Urucurituba, e José Maria, do Juruá, como como 1º e 2º tesoureiro, respectivamente.

Anderson Sousa destacou que, apesar de estar previsto nas diretrizes do modelo econômico incentivado, a implantação de indústrias fora de Manaus avançou pouco.

“Precisamos interiorizar, não dá para ficar apenas no discurso. Vemos grandes empresas desenvolverem novas tecnologias, mas onde está essa tecnologia no interior? Onde está a pesquisa no Cacau? Onde foram fazer a pesquisa da laranja no Rio Preto? Onde foram fazer pesquisa do peixe liso na área do Solimões? Não existe Zona Franca para o interior”, disse.

Nos últimos quatro anos, foram aprovados 25 projetos industriais em dez cidades amazonenses, o que representou investimentos da ordem de R$ 183 milhões e a geração de cerca de mil postos de trabalho, conforme dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).

De acordo com o levantamento, as empresas aproveitam potencialidades locais, como produtoras de hambúrguer de peixe, picadinho de peixe, desidratação da castanha do Brasil, sorbet de açaí, entre outros. As novas fábricas estão instaladas em Anamã, Humaitá, Iranduba, Lábrea, Manacapuru, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Tapauá e Tefé.

“Quando a Zona Franca foi criada, ela foi criada com três propósitos. Primeiro, a indústria. Segundo, o comércio. A Zona Franca era aquele grande comércio no Centro de Manaus, onde as pessoas vinham de todos os lugares do Brasil comprar. Isso não vemos mais acontecer. E ela tinha outra finalidade, uma das mais importantes, que era justamente um distrito Agropecuário. O investimento no interior do Amazonas, quando você viu isso acontecer? Onde está a Suframa investindo no interior? Consertando uma estrada?”, ponderou Sousa.

Outro desafio da AAM é ampliar a captação de verbas federais para investimentos. O diagnóstico da nova mesa diretora é de que as prefeituras podem impulsionar projetos em áreas fundamentais, como o social, tendo maior preparo técnico na relação com o Governo Federal.

“Precisamos ter uma equipe técnica capacitada. Iremos investir e fazer todos os esforços para que os municípios tenham orientação, ajudando seu corpo técnico”, disse.

Vitrine das discussões sobre preservação ambiental no mundo, o Amazonas consegue capitalizar pouco com isso, e os municípios menos ainda, avalia.

“Manaus também sofre com isso, mas nós precisamos fazer nossos projetos, ir em busca de recursos, seja ele nacional, internacional, seja de fonte for. Temos que encontrar meios de fazer caravanas de prefeitos e irmos para fora do país participar de congressos e levantar nossas bandeiras para poder reivindicar nossos direitos”.

*Com informações da assessoria

Foto: Divulgação

Indústria sebrae

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas