AO VIVO
Economia - 21 de setembro de 2021
Foto:

Jair Bolsonaro faz discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas

O presidente Jair Bolsonaro esteve reunido com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, nesta segunda-feira (20), e com o presidente da Polônia, Andrzej Duda, nesta terça-feira (21)

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM | Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) faz, nesta terça-feira (21), o discurso de abertura da sessão de debates da 76ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos. Em sua fala, ele aborda os temas do combate à pandemia de Covid-19 e Meio Ambiente.

Cabe ao presidente do Brasil fazer o discurso de abertura do evento, seguido do presidente dos Estados Unidos. A tradição vem desde os primórdios das Nações Unidas, quando o diplomata Oswaldo Aranha, então chefe da delegação brasileira, presidiu a Assembleia Geral, em 1947.

Para esta terça, estão previstas mais de 100 intervenções dos chefes de Estado e de governo. O evento começou no último dia 14 e, desde então, estão acontecendo reuniões, conferências e encontros paralelos.

O tema desde ano é ‘Construindo resiliência por meio da esperança – para se recuperar da covid-19, reconstruir de forma sustentável, responder às necessidades do planeta, respeitar os direitos das pessoas e revitalizar as Nações Unidas’.

Em 2020, devido à pandemia de Covid-19, o evento foi virtual. Neste ano, o modelo adotado é o híbrido, com declarações presenciais e por vídeo.

Bolsonaro e a comitiva presidencial viajaram para os Estados Unidos no domingo (19). Nesta segunda-feira (20), ele se reuniu com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, e, à noite, participou de uma recepção oferecida pela representação permanente do Brasil junto às Nações Unidas.

Antes do discurso desta terça, Bolsonaro teve encontro com o presidente da Polônia, Andrzej Duda, e com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres. A previsão é que o presidente embarque após o discurso de volta ao Brasil.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/10
03:01

APELO MADURO

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez um apelo dramático à população americana na noite de quinta-feira (23), respondendo a planos de operações militares dos EUA no país para combater cartéis de drogas. Maduro pediu “paz para sempre” e rejeitou qualquer guerra ou caos, em pronunciamento transmitido pela TV estatal.

25/10
02:57

LULA PESQUISA

Pesquisa do Instituto Direto ao Ponto mostra que Manaus e interior do Amazonas registram vantagem de Lula (PT) sobre Bolsonaro (PL). Na capital, o petista tem 38% e o presidente 36%. No interior, Lula alcança 46% contra 35% de Bolsonaro, indicando mudança no perfil do eleitorado após anos de predominância bolsonarista.

25/10
02:51

HABEAS CORPUS NEGADO

O STF negou habeas corpus e manteve o afastamento de Wanderlei Barbosa do cargo de governador do Tocantins por 180 dias, determinado na Operação Fames-19. A investigação da Polícia Federal apura fraudes em licitações e desvios de recursos na compra de cestas básicas durante a pandemia. A primeira-dama Karynne Sotero também foi afastada, e a defesa do governador anunciou que recorrerá às medidas legais cabíveis.

25/10
02:49

PREFEITO RORAIMA

O Ministério Público Eleitoral emitiu parecer favorável à inelegibilidade do prefeito de Alto Alegre, Wagner Nunes (Republicanos), até 2032, por suposta compra de votos nas eleições suplementares de 2024. O promotor Gabriel Cardoso Lopes também pediu punição ao ex-vice-prefeito Irmão Max (PP) e a cassação dos diplomas da chapa. A ação ainda será julgada pela juíza Sissi Schwantes.

13/09
04:25

HABEAS CORPUS

O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou o pedido de habeas corpus que visava permitir o retorno de Wanderlei Barbosa para o cargo de governador no Tocantins. A decisão mantém a medida adotada, que afastou Barbosa por 180 dias no âmbito da Operação Fames-19.

Ver mais >>

Programas