AO VIVO

Independência do Brasil: Desfile em Manaus celebra marco histórico de 201 anos

Evento reuniu 5,7 mil participantes, entre militares e civis, celebrando a diversidade cultural e a valorização das instituições militares em uma emocionante demonstração de patriotismo na capital do Amazonas

Por: Leon Furtado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Há exatos 201 anos, em 1822, à beira do rio Ipiranga, Dom Pedro de Alcântara de Bragança, então príncipe regente do Brasil, proferiu o icônico grito “Independência ou morte!”, e levou a um novo capítulo na história da nação.

O ato representou uma ruptura com Portugal, que havia governado o país por mais de três séculos. Essa ação não apenas estabeleceu o império brasileiro, com Dom Pedro como imperador, mas também marcou o início de uma trajetória única para a nação, com sua própria identidade, governo e destino.

Herança cultural e importância do desfile cívico

O 7 de setembro trouxe impactos variados nos diferentes grupos sociais do país. O conhecimento da história nacional é fundamental para a compreensão da identidade do país e de seus desafios. O modo como a história é ensinada desempenha um papel vital na transmissão desse conhecimento e o desfile reforça a essa identidade coletiva. É o que defende o comandante do Comando Militar da Amazônia (CMA), general Costa Neves.

“Isso é o que define o nosso povo brasileiro. A mistura de raças e o caloroso acolhimento de todos os setores da nossa sociedade. Estamos todos orgulhosos de sermos brasileiros, de fazer parte da nação brasileira. Vemos aqui a representação de toda a nossa sociedade, celebrando essa diversidade, essa unidade nacional e esse profundo amor pelo Brasil.”, concluiu.

Desfile cívico em Manaus

O desfile cívico-militar ocorreu na manhã desta quinta-feira (07), no Centro de Convenções, Sambódromo, bairro Alvorada e zona Centro-Oeste de Manaus. O evento contou com a participação de 5,7 mil pessoas, entre militares e civis. Foram 3 mil militares do Exército Brasileiro (EB), 1 mil da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), 630 da Marinha do Brasil, 500 da Força Aérea Brasileira (FAB) e 170 do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). Essa impressionante demonstração de força e cooperação reflete o compromisso do Brasil com sua independência e a valorização das instituições militares.

Além dos militares, 420 civis também participaram do desfile, representando uma ampla variedade de grupos e organizações, como o grupo de Escoteiros do Amazonas, a Maçonaria e o Grupo Suçuarana Operações Socioambientais. O comandante militar da Amazônia ainda avaliou como positiva o intercâmbio entre culturas e as forças que regem a dinâmica do Estado. A população compareceu para prestigiar os desfiles.

whatsapp image 2023 09 07 at 13.47.00

Famílias compareceram ao Sambódromo de Manaus (Foto: Leon Furtado)

“Toda a nação brasileira e nós, amazônicos, estamos profundamente felizes e gratos pela oportunidade de celebrar nossa nacionalidade, reforçando o orgulho de sermos brasileiros, mais especificamente, brasileiros da Amazônia. O desfile que testemunhamos hoje só fortalece esse espírito de unidade nacional e amor pelo nosso amado Brasil. Foi uma demonstração verdadeira de amor à nossa pátria, à nossa nação e ao nosso povo.”, enfatizou Neves.

 

Fotos/montagem: Jean Henson

Edição: Thiago Gonçalves

 

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas