AO VIVO
Economia - 17 de janeiro de 2024
Foto: Reprodução

Incertezas marcam a trajetória política de Marcos Rotta neste ano eleitoral

O horizonte político de Marcos Rotta (PSDB) em 2024 se desenha desafiador, sobretudo após seu segundo mandato como vice-prefeito no executivo municipal de Manaus

Por: Leon Furtado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O horizonte político de Marcos Rotta (PSDB) em 2024 se desenha desafiador, sobretudo após seu segundo mandato como vice-prefeito no executivo municipal de Manaus. Nos bastidores, especulações ganharam força recentemente indicando que o atual vice-prefeito de Manaus poderia se lançar como candidato à prefeitura do município de Iranduba (a 25 km da capital).

O advogado e cientista político Helso do Carmo Ribeiro Filho analisou a situação do atual vice-prefeito.

A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) interpreta, com base no artigo 14, parágrafo 5°, da Constituição Federal, que existem limitações à continuidade no cargo. O tribunal proíbe a busca de um terceiro mandato consecutivo no executivo, mesmo que em municípios diferentes.

Para Helso Ribeiro, há uma divergência significativa no âmbito jurídico. Ele considerou que o direito não era uma ciência exata e permitia interpretações. Segundo as decisões das cortes superiores, Rotta não poderia se candidatar à prefeito. No entanto, ressaltou que há entendimentos minoritários que contestam essa visão.

“Pela decisão das cortes superiores, ele não poderia ser candidato a prefeito, já que durante o mandato de David Almeida ele assumiu algumas vezes a prefeitura. Já não pode cumprir um terceiro mandato. No entanto, há entendimentos que, sendo minoritários, não quer dizer que o martelo esteja definitivamente batido, dizendo que sim, que teoricamente sim, porque ele não foi prefeito em momento algum. Suponhamos que, se ele brigasse com David Almeida, ele poderia ser candidato a prefeito de Manaus? Olha, eu entendo que sim, mesmo que seja um entendimento minoritário. Ainda é algo que será debatido e muito na seara jurídica para ter um entendimento definitivo.”, avaliou.

Implicações

Helso ainda antecipou possíveis desafios legais em caso de lançamento da candidatura. Ele prevê ações do Ministério Público Eleitoral (MPE) contestando a elegibilidade do candidato. A intervenção do sistema judiciário deve ser definitiva para esclarecer as dúvidas sobre um eventual mandato.

“Caso lançasse, com certeza, haveria ações do MPE questionando. Se ele se candidatar, é certo que os adversários ingressarão com ação questionando esse terceiro mandato, e caberia à Justiça decidir, tirar essa dúvida”, concluiu.

Campo político

Ribeiro observou que o campo político de Rotta é vasto, estendendo-se desde a extrema direita até a extrema esquerda. Ele destacou a habilidade de negociação e diálogo como características presentes no político.

“Eu vi que ele transita da extrema direita à extrema esquerda. Ele negocia, ele conversa. Se você pegar o maior adversário de David Almeida, quem seria? O Carpê, o Amom. Ele teria um excelente papo”, mencionou.

Trajetória

Marcos Rotta desempenhou quatro mandatos como deputado estadual, abrangendo o período de 1999 a 2014. Sua trajetória política o levou a ser eleito deputado federal em 2014, com um mandato previsto de 2015 a 2019. No entanto, em 22 de dezembro de 2016, optou por renunciar ao cargo de deputado federal para assumir a posição de vice-prefeito em Manaus.

Durante sua gestão como vice-prefeito, Rotta licenciou-se do cargo em 16 de agosto até 31 de dezembro de 2018. Nesse período, a convite de Amazonino Mendes, assumiu a função de Secretário de Estado da Região Metropolitana de Manaus. Durante quatro meses, desempenhou um papel crucial na execução de um projeto que revitalizou aproximadamente 200 quilômetros da malha viária da capital.

Em 2020, Marcos Rotta foi reeleito vice-prefeito de Manaus, colaborando com o prefeito David Almeida. Assumiu novamente a responsabilidade de secretário municipal de Infraestrutura de janeiro de 2021 a abril de 2022. Atualmente, ocupa o cargo de secretário-chefe da Casa Civil.

eleições 2024 #Marcos Rotta iranduba Helso Ribeiro

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas