AO VIVO

Ibovespa tem pior fevereiro em 22 anos

Na conjuntura interna, divergências entre governo e Banco Central reforçaram a queda de 7,5% neste mês

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

PAÍS |

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), terminou fevereiro com uma baixa histórica: 7,49% aos 104 mil pontos. O valor representa a pior marca registrada no mês em 22 anos, com exceção do ano de 2020, quando as restrições de contenção da pandemia de covid-19 provocaram quedas generalizadas no mercado.

As incertezas do cenário econômico global e doméstico puxaram o Ibovespa para baixo. O indicador é o mais importante parâmetro de desempenho médio das cotações das ações negociadas na B3.

Na conjuntura interna, a queda de braço entre o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Banco Central (BC) preocupou investidores, que temem alguma forma de intervenção na política monetária.

No início de fevereiro, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) manteve a taxa básica de juros Selic em 13,75% ao ano. Os cortes nos juros são um acontecimento cada vez mais distante, face ao aumento do risco fiscal e perspectivas de inflação mais alta.

O pacote econômico para ajuste das contas públicas apresentado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) não convenceu o mercado, que ainda aguarda o novo arcabouço fiscal, que deve ser divulgado em março.

“Vimos volatilidade causada por esses fatores, somada a um cenário externo mais negativo, que resultou nessa realização do Ibov em fevereiro”, afirma o analista da Ágora Investimentos Ricardo França.

Nesta toada, durante o mês o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não poupou críticas aos juros altos e à gestão de Roberto Campos Neto no BC. Para o líder do PT, a culpa pela taxa Selic estar elevada é da autoridade monetária, que trabalha de forma independente para conter a inflação.

Fora a questão política, os balanços do quarto trimestre de 2022 penalizaram os bancos, que tiveram os resultados impactados pela crise nas Americanas. Já o varejo continua sofrendo pela pressão na curva de juros.

whatsapp image 2023 03 02 at 12.50.08

Cenário externo

Nas últimas semanas, os investidores acompanharam as novas estimativas para a “taxa terminal” de juros nos EUA. Segundo o Bank Of America, no final do ciclo de aperto monetário, o país deverá ter juros entre 5,25% e 5,5% ao ano, o maior patamar desde Hoje, a taxa está entre 4,5% e 4,75% ao ano.

Como consequência da crise econômica, o país liderado por Joe Biden enfrenta uma inflação que chega aos 6,4% em 12 meses, a maior em 40 anos.

Além disso, as preocupações em torno de uma possível recessão na principal economia do mundo também impactam negativamente os demais mercados. Com os títulos do Tesouro norte-americano rendendo cada vez mais, os ativos de risco globais perdem a atratividade, principalmente aqueles ligados a países emergentes, como o Brasil.

Foto: Reprodução

Ibovespa fevereiro pior

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

05/09
10:27

CONTAS REPROVADAS

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) reprovaram as contas de 2021 da Câmara Municipal de Jutaí, exigindo que o ex-gestor Everaldo Jaques Costa devolva R$ 20 mil em multas. O relator Mario de Mello apontou várias infrações graves, incluindo déficits não justificados, inadimplências, falta de transparência e irregularidades em licitações. A atual gestão deve corrigir as falhas apontadas e regularizar o portal da transparência.

03/09
23:01

ATO CANCELADO

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro estará cumprindo agenda em Manaus nesta quarta-feira (4). Para este dia, estavam previstos dois eventos: uma caminhada no Centro de Manaus e um encontro com mulheres no Teatro Manauara. No entanto, a caminhada foi cancelada por motivos de força maior, conforme informado pela assessoria da Coligação Ordem e Progresso. O encontro no Teatro Manauara, às 18h30, permanece confirmado. O ex-presidente Jair Bolsonaro apoia a chapa de Alberto Neto (PL) e Maria do Carmo Seffair à Prefeitura de Manaus.

02/09
14:39

MORRE PROCURADOR

O procurador de Contas do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Ademir Carvalho Pinheiro, faleceu neste domingo (1) aos 56 anos em São Paulo, onde estava internado em um hospital. Ademir ocupava o cargo desde 17 de setembro de 1999. A presidente do TCE-AM, Yara Lins, lamentou o ocorrido em nota. As causas da morte não foram divulgadas.

02/09
14:34

ALERTA

O deputado Rozenha alertou para um iminente colapso social e econômico no Amazonas devido à seca severa que afeta a região. Rozenha criticou a falta de resposta do governo federal, que, segundo ele, não reconheceu a gravidade da crise. Atualmente, todos os 62 municípios amazonenses estão em estado de emergência, e o apoio federal tem sido insuficiente para enfrentar a situação.

30/08
11:56

EMERGÊNCIA AMAZONAS

O governador Wilson Lima declarou situação de emergência em todos os 62 municípios do Amazonas devido à estiagem, ampliando um decreto anterior que cobria 20 cidades. Também declarou emergência de saúde pública, com 77,4 mil famílias afetadas e 730 toneladas de alimentos distribuídas. Medidas adicionais incluem purificadores de água e envio de medicamentos.

Ver mais >>

Programas