Encontro foi para estreitar laços comerciais e anunciar o novo escritório da Confederação Nacional do Comércio (CNC) que será inaugurado em Lisboa nos próximos dias
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
A pedido do Cônsul Honorário de Portugal em Manaus, Antonio Humberto de Matos Figueiredo, a Fecomércio Amazonas recebeu, nesta terça-feira (21), em sua sede, uma comitiva formada por Prefeitos de Municípios Portugueses e demais representantes da comunidade portuguesa, para estreitar laços comerciais e anunciar o novo escritório da Confederação Nacional do Comércio (CNC) que será inaugurado em Lisboa nos próximos dias.
“Sempre que temos uma agenda consular, temos a preocupação de incluir nela os assuntos comerciais. Estamos com representantes de uma região muito bonita em Portugal, que é a Região do Douro, que tem uma atividade comercial fundamental, que são pessoas que vivem do comércio e daquilo que produzem. Então, esse diálogo é importante para apresentarmos nossos produtos e vermos como podemos aumentar nossa cadeia produtiva. Temos interesse em manter relações entre essas duas regiões, Amazonas e Douro”, explicou o Cônsul Honorário de Portugal em Manaus, Antonio Humberto de Matos Figueiredo.
Entre os prefeitos de Portugal, estavam presentes na reunião: Carlos Carvalho, Presidente do Município de Tabuaço; Carlos Silva, Presidente do Município de Sernancelhe e da Comunidade Intermunicipal do Douro; Francisco Lopes, Presidente do Município de Lamego; e Paulo Figueiredo, Presidente do Município de Moimenta da Beira.
O presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota, destacou que a relação entre o Amazonas e Portugal é muito próxima e histórica. “Nós temos abundância de água, de floresta, uma rica bioeconomia, precisamos transformar isso em projetos de desenvolvimento. Estreitar relações para que a gente possa ampliar esses espaços e concretizar em negócios efetivos”, ressaltou o presidente.
O turismo também esteve em pauta na reunião. O presidente Aderson Frota ressaltou a atual tratativa do Governo do Estado, por meio da AmazonasTur, com a empresa TAP Air Portugal para a retomada da rota Manaus – Lisboa.
“Os brasileiros querem conhecer Portugal e, com certeza, todos os portugueses que já ouviram falar do Brasil com mais intensidade, ouviram falar da Amazônia, dos encantos e das potencialidades que existem aqui, querem vir pro Amazonas”, destacou o presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota.
O prefeito de Tefé, Nicson Marreira (União Brasil), anunciou a contratação de três atrações para a 22ª Festa da Castanha, evento tradicional do município. O anúncio gerou repercussão devido aos altos valores envolvidos.
O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), escolheu uma prima de seu primo, o governador Helder Barbalho (MDB) para ocupar seu secretariado. Normando indicou a vereadora Nayara Barbalho da Cruz para chefiar a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade. A prefeitura alega critérios técnicos para a nomeação.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) rejeitou uma ação movida pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), contra o vereador Rodrigo Guedes (PP), que o chamou de “grosseiro” e “corrupto” em um post nas redes sociais. A decisão foi tomada pelo juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, do 10º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.
A recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de bloquear R$ 6 bilhões destinados ao programa Pé-de-Meia desencadeou uma reação significativa da oposição, que agora articula pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.
Deixe um comentário