AO VIVO

‘Estou conversando com outros partidos, inclusive com o MDB’, afirma Carol Braz

A defensora pública ensaia a mudança de partido para articular possível candidatura à prefeitura de Manaus em 2024

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

MANAUS | AM

A defensora pública de carreira Carol Braz pode ser um dos nomes que vai concorrer à prefeitura de Manaus nas eleições de 2024. Filiada ao PDT, partido qual disputou o comando do governo do Amazonas nas últimas eleições, ela flerta com outras siglas para articular uma possível candidatura.

Ao site O PODER, Braz revelou que já abriu diálogo com outras legendas. Na última semana, especulações de que ela será a postulante apoiada pelo senador Eduardo Braga (MDB) ao Executivo Municipal ganharam força.

“Estou conversando com outros partidos, inclusive com o MDB. Meu nome está à disposição para uma candidatura. Precisamos de lideranças femininas em nosso estado e na nossa cidade. Nunca tivemos uma prefeita”, afirmou.

Carol Braz encabeçou a chapa do PDT ao governo do Estado em 2022 e ficou em quinto lugar no primeiro turno, obtendo pouco mais de 87 mil votos em sua primeira ida às urnas como candidata. Fora da disputa, ela declarou apoio a Braga no segundo turno, que foi derrotado pelo governador Wilson Lima (União Brasil) com diferença de mais de 244 mil votos.

Nem tudo são flores

Como nem tudo são flores em uma relação, Carol Braz já direcionou críticas a Eduardo Braga e o acusou de machismo contra a jornalista Márcia Dantas, enquanto ela mediava o debate da TV Norte, no período eleitoral do ano passado. No episódio, o senador pediu aos gritos um direito de resposta.

Ainda na sabatina, a defensora pública usou o tempo de pergunta para comentar a situação. “Quero me solidarizar com você, Márcia Dantas, como mulher, pelo triste fato do machismo praticado pelo candidato Eduardo Braga, que acha que pode porque é homem ofender uma mulher. Nós duas somos as únicas mulheres neste recinto e já chega, nós lutamos contra essa truculência, contra essa falta de respeito a uma mulher. Minha solidariedade a você”, disse.

A contradição gerou questionamentos à Braz sobre o apoio a Braga no segundo turno das eleições, que manifestou-se: “O momento agora é muito maior do que o episódio narrado em um debate no primeiro turno das eleições (…) Estou com Braga pensando no coletivo e no nosso Estado”, afirmou à época.

Passado

Apesar de ter fechado aliança para fazer oposição a Wilson Lima nas últimas eleições, Carol Braz já foi aliada do governador e fez parte de seu grupo político, ocupando cargos de primeiro escalão. Ambos também foram correligionários no Partido Social Cristão (PSC).

No início do primeiro mandato do atual chefe do Executivo, a defensora pública foi titular da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), onde permaneceu até junho de 2020 quando decidiu deixar a pasta para concorrer à prefeitura de Manaus. No mesmo mês, ela assumiu o diretório municipal do PSC, consagrando-se a primeira mulher a ocupar o cargo na história da sigla, entretanto, logo depois, a legenda decidiu barrar sua candidatura ao comando do município.

Em setembro daquele ano e fora da disputa das eleições, Braz voltou para o governo do Estado, desta vez nomeada no cargo de secretária-executiva adjunta da Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect), mas em março de 2021 ela anunciou o retorno à Defensoria Pública e deixou o grupo de Wilson.

Foto: Reprodução

prefeitura de manaus PDT MDB #Eduardo Braga #Carol Braz

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas