A cerimônia contou com a presença de empresários e autoridades civis e militares
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
No último sábado (25), o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Antonio Silva, abriu o evento Industrial do Ano no SESI Clube do Trabalhador, destacando a importância do reconhecimento a personalidades e empresas que contribuem significativamente para o setor produtivo e a economia do estado. A cerimônia contou com a presença de empresários e autoridades civis e militares.
Os empresários Claudio Barrella, Irani Bertolini e Gilberto Novaes foram os primeiros homenageados da noite, recebendo a Medalha Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Antonio Silva, também vice-presidente executivo da CNI, enfatizou as histórias de superação dos três empresários, que se tornaram líderes em suas áreas no Polo Industrial de Manaus.
Agostinho Freitas, diretor-presidente da Arcoma da Amazônia, foi reconhecido como Industrial do Ano, agradecendo pelos 32 anos de dedicação ao empreendedorismo no ramo de artefatos de concreto e estruturas pré-fabricadas. Ele atribuiu seu sucesso a familiares, amigos, sócios e colaboradores, comprometendo-se a continuar inovando e contribuindo para o desenvolvimento do Amazonas.
A Recofarma Indústria do Amazonas foi premiada como Empresa Exportadora do Ano, sendo esta a 12ª vez que recebe o título. A gerente geral, Milena Perez, destacou o compromisso da empresa com a excelência e seu significativo valor de exportação em 2023, que foi próximo a 1 bilhão de reais, investindo continuamente em tecnologia e inovação.
Gisele Auad, CEO da Nutriceutica – Nutrição Parenteral Especializada, foi homenageada como Microindustrial do Ano de 2024. Ela ressaltou a trajetória da empresa, que começou no Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (CIDE) e superou desafios, incluindo a pandemia, para se estabelecer como fornecedora de nutrição parenteral de alta qualidade.
A entrega da Medalha Ordem do Mérito Industrial da CNI a Claudio Barrella, Irani Bertolini e Gilberto Novaes reconheceu suas significativas contribuições ao setor industrial do Amazonas. Barrella, fundador da Tutiplast, atua na injeção plástica para diversos setores. Bertolini, líder no ramo logístico com a TBL – Transportes Bertolini Ltda, gera cerca de cinco mil empregos diretos. Novaes, CEO da Transire Eletrônicos, domina 80% do mercado de terminais de pagamento automático no Brasil.
O secretário da Casa Civil do Amazonas, Flávio Antony, participou em Roma do Fórum IAmazonia, representando o governador Wilson Lima. Ele destacou a importância de cuidar das pessoas que vivem na floresta e defendeu o acesso à internet e à água potável para as comunidades amazônicas. Antony citou ações do governo, como os programas Guardiões da Floresta e Escola da Floresta. “Ninguém se importa mais com a floresta do que o nosso povo”, afirmou. O evento segue até sexta-feira com debates sobre bioeconomia e justiça climática.
O PL 342/2025, do deputado Roberto Cidade (UB), torna obrigatória a notificação à polícia sobre o uso de dados em golpes cibernéticos no Amazonas. A proposta visa agilizar a identificação dos autores e proteger os cidadãos. Segundo a SSP-AM, os crimes cibernéticos cresceram 53,9% de 2023 a 2024. A notificação deverá ser feita em até 48 horas por operadoras, bancos, redes sociais e outras plataformas, contendo dados, descrição e indícios dos casos.
Segundo o Paraná Pesquisas, Lula enfrenta queda nas intenções de voto há 20 meses, caindo de 48% em agosto de 2023 para 40,4% em abril de 2025. Enquanto isso, Bolsonaro cresceu de 38,5% para 46% no mesmo período. A virada ocorreu em março de 2024. Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas também apresentaram alta, chegando a 45% e 43,4%, respectivamente. Em todos os cenários, Lula segue em queda, apesar das mudanças na comunicação do governo.
Alfredo Nascimento, presidente do PL no Amazonas, afirmou que ainda não há definições sobre as vagas de vice e segunda candidatura ao Senado na chapa de 2026. Ele destacou que a construção do grupo político será feita com base em afinidades ideológicas. Também ressaltou a pré-candidatura de Maria do Carmo Seffair ao governo como prioridade do PL e disse que vai colocar sua experiência à disposição para ajudá-la a ser governadora.
A Prefeitura de Novo Aripuanã firmou dois contratos que somam R$ 1,89 milhão para compra de mobiliário ao complexo administrativo, apesar de denúncias de abandono na rede municipal de ensino. Os contratos foram assinados com empresas de Manaus e gerenciados pela Secretaria de Administração. O MPAM apura problemas como falta de merenda, transporte escolar e insumos nas escolas, além de possíveis irregularidades em concurso público da gestão.
Deixe um comentário