AO VIVO

Empresa busca parceria com CBA para aperfeiçoar sustentabilidade de processos fabris

Determinadas iniciativas em andamento no Centro tiveram destaque, tais como os trabalhos desenvolvidos com polímeros e com corantes naturais

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

NEGÓCIOS |

Para se chegar em soluções ambientalmente amigáveis para a realização de processos fabris é preciso uma série de fatores, tais como o aprimoramento de processos de produção, adequação de insumos industriais e compromisso com qualidade. Todas estas iniciativas estão intimamente ligadas à atuação do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), o que leva empresas de diversos segmentos a buscarem a instituição a fim de entender melhor como podem ser feitos trabalhos conjuntos de cunho sustentável.

Em meados de fevereiro, Alexandre Melhado, diretor técnico da Beplast – que atua no mercado nacional de fornecimento de soluções de alta performance em masterbatches (concentrados de cor e aditivos), blendas e compostos para transformação de plásticos -, esteve no Centro para apresentar as atividades da empresa e algumas demandas que podem ser atendidas pelos processos que hoje vêm sendo desenvolvidos no CBA.

Determinadas iniciativas em andamento no Centro tiveram destaque na agenda, tais como os trabalhos desenvolvidos com polímeros e com corantes naturais, que vão ao encontro dos processos realizados pela Beplast, uma vez que a empresa atua diretamente em segmentos variados, como o agrícola, automotivo, calçadista, elétrico e eletrônico, fios e cabos, industrial e de utilidades.

“Temos interesse em ampliar as nossas atividades, sempre com respeito e compromisso com o meio ambiente e com a sociedade. O desenvolvimento sustentável é parte inerente da empresa. Por isso vimos no que o CBA tem a oferecer a oportunidade de realizar iniciativas conjuntas que devem permitir que avancemos em nossos processos de produção, mantendo a gestão de resíduos gerados pela nossa atividade e prezando pela constante redução de qualquer tipo de impacto ambiental”, afirmou o diretor Melhado.

whatsapp image 2023 02 24 at 11.01.53

Pronto para parcerias

Durante a apresentação do CBA nas juntas laboratoriais, os projetos em desenvolvimento pelos pesquisadores da instituição se mostraram bastante alinhados não apenas à atividade realizada pela Beplast, mas também a diversas outras empresas da região e do País. O Centro apresenta estrutura preparada para atender a diversas parcerias, como as que a Beplast tem interesse em avançar.

“As capacidades que o CBA e seu corpo científico têm podem suprir demandas diversas, especialmente de grandes indústrias. No caso específico da Beplast, vemos o trabalho com corantes feitos a partir da coleção microbiológica do Centro, bem como corantes obtidos por meio de frutas e vegetais regionais e de microalgas como tendo um forte potencial para colaborar com o que a empresa nos expôs”, disse o gestor do CBA, Fábio Calderaro.

Novas agendas conjuntas estão sendo definidas a fim de verificar as melhores condições de se realizar uma parceria entre as partes e possibilitar, então, que a biotecnologia desenvolvida na Amazônia possa complementar o processo fabril de mais uma empresa ambientalmente responsável.

Com informações de Assessoria*
Foto: Divulgação

CBA Sustentabilidade iniciativas

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas