AO VIVO
Economia - 12 de novembro de 2020
Foto:

Em Brasília, Wilson Lima discute projetos para garantir acesso à internet no interior do AM

Governador teve reuniões com vice-presidente da República e ministros das Comunicações e da Ciência e Tecnologia

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

O governador Wilson Lima esteve em Brasília, nesta quarta-feira (11), para tratar sobre o programa ‘Norte Conectado’, do Governo Federal, que vai ampliar a infraestrutura de telecomunicações na região, beneficiando 13 municípios do Amazonas, em sua primeira fase, com acesso à internet por fibra óptica. A agenda incluiu reuniões com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão; com o ministro das Comunicações, Fábio Faria; e com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.

Lançado no mês de setembro, o ‘Norte Conectado’ prevê a instalação de cerca de 10 mil quilômetros de cabos de fibra óptica no leito dos rios Negro, Solimões, Madeira, Purus, Juruá e Rio Branco, interligando diretamente 59 municípios da região e beneficiando aproximadamente 9,2 milhões de pessoas.

Segundo Wilson Lima, o Governo Federal também já está trabalhando para integrar as ações do ‘Norte Conectado’ com o programa ‘Amazônia Conectada’, do Ministério da Defesa, para que a resolutividade da questão da internet na região seja mais abrangente e eficaz.

“Nós já temos um programa que vem sendo tocado há algum tempo, o ‘Amazônia Conectada’, que é tocado pelo Ministério da Defesa, mas agora há uma integração com o Ministério das Comunicações, que está desenvolvendo o projeto ‘Norte Conectado’ em parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia. O ‘Amazônia Conectada’ já chegou ao município de Novo Airão e daqui a 30 dias, aproximadamente, estará no município de Barcelos, e a proposta é que ele vá até São Gabriel da Cachoeira”, disse o governador.

De acordo com ele, o Ministério das Comunicações está comprometido em iniciar, no ano que vem, o estudo de viabilidade para que o ‘Norte Conectado’ comece a chegar ao Amazonas. Para isso, o governador colocou a Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam) à disposição do Governo Federal para auxiliar no que for preciso.

“O Estado veio aqui também se colocar à disposição para que a gente possa fazer a conexão com aqueles municípios e comunidades onde o Governo Federal não vai conseguir chegar”, afirmou.

Conselho da Amazônia

Wilson Lima destacou, ainda, que o vice-presidente Mourão garantiu apoio às iniciativas de ampliação da conectividade no Norte do País, ressaltando que a comunicação é uma das prioridades do governo Bolsonaro e do Conselho Nacional da Amazônia Legal.

“Nesse processo, o Conselho Nacional da Amazônia faz essa interligação entre esses ministérios porque isso é de interesse não só do estado do Amazonas, mas da Amazônia como um todo. Esse é um processo fundamental de interligação para levar comunicação àqueles municípios que estão distantes”, frisou Wilson Lima.

Benefícios – O programa ‘Norte Conectado’ está organizado em seis fases e prevê a implantação de nove infovias na região amazônica, com investimento estimado em R$ 1 bilhão.

A infovia do Médio e Alto Solimões, prevista na fase 1 do programa, terá 1.275 quilômetros e integrará 13 municípios do Amazonas: Tefé, Alvarães, Uarini, Juruá, Fonte Boa, Jutaí, Tonantins, Santo Antônio do Içá, Amaturá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte. Cerca de 358.918 pessoas serão beneficiadas.

De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), a infovia trará impactos positivos para mais de 20 unidades de saúde e 370 escolas do seu entorno, além de reforçar as políticas de segurança nas áreas de fronteira e fortalecer as instituições de ensino e pesquisa dos municípios.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas