AO VIVO
Economia - 27 de janeiro de 2024
Foto:

Economistas Márcio Paixão e José Altamir tomam posse da presidência do Corecon-AM

Cerimônia da classe profissional dos economistas empossou nova presidência e conselheiros eleitos

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Em cerimônia nesta sexta-feira (26), os economistas Márcio Paixão e José Altamir tomaram posse como presidente e vice-presidente do Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM), ao lado dos novos conselheiros efetivos e suplentes eleitos pela categoria. O evento aconteceu no Auditório Auton Furtado Jr., localizado na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).

Os economistas Jade Desirée Rodrigues do Nascimento, José Ricardo Wendling e Inaldo Seixas Cruz tomaram posse como conselheiros efetivos, e as economistas Marcela Vieira Gonçalves, Elenize Freitas Avelino e Ana Maria Oliveira de Souza como suplentes para o triênio 2024-2026.

Estiveram presentes personalidades como o secretário de Desenvolvimento, Indústria e Tecnologia (Sedecti), Serafim Corrêa; o vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo; o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Puga; o presidente do Conselho Regional de Administração do Amazonas (CRA-AM), José Colares; o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRC-AM), André Caria; e a conselheira Federal de Economia, Denise Kassama.

Em seu discurso de posse, o presidente do Corecon-AM ressaltou a sua intenção de promover a figura do economista nos processos de tomada de decisão que impactam a sociedade amazonense, como a reforma tributária, arcabouço fiscal, BR-319, entre outros.

“Tenho o compromisso de honrar e engrandecer a profissão de economista. Isso, para mim, é o que mais me motiva. Um dos nossos desafios é resgatar os economistas como protagonistas da sociedade no que diz sobre a economia, onde o economista precisa estar presente em todos os fóruns de discussão”, afirma Márcio Paixão.

O presidente empossado também revelou a intenção de somar esforços em projetos com os representantes do comércio, administração e contabilidade. “Essa união de forças, que na administração se chama de sinergia, é onde a união dos fatores é maior do que a própria soma. Esse efeito multiplicador é que vai nos tornar maiores do que nós já somos”, diz.

Novas comissões

Na cerimônia, foram apresentadas as novas comissões do Corecon-AM, instituídas pelos conselheiros nesta gestão. Uma delas é a Comissão da Mulher, Diversidade e Sustentabilidade, cuja presidente é a conselheira Karla Lira Martins.

“Essa comissão significa um olhar dos economistas para essa frente de trabalho, discussões que são muito importantes para a nossa sociedade. A comissão tem o papel de olhar para isso internamente no conselho, com valorização e igualdade, e também para a discussão de pautas essenciais como a descarbonização da economia, economia verde, mudanças climáticas, entre outras”, afirma a conselheira.

Outra novidade é a Comissão da Educação, Inovação e Tecnologia, presidida pela conselheira Elenize Freitas. “Nossa comissão é focada principalmente na capacitação dos economistas, sejam estudantes, recém-formados e também economistas sêniores. Diante de um mercado que está sempre em evolução, essa comissão tem esse objetivo de olhar para a capacitação dos economistas e também muni-los de ferramentas tecnológicas”, diz a presidente da comissão.

Também foi criada a Comissão do Clube de Vantagens, iniciativa criada há quase dois anos, que atualmente conta com 90 empresas parceiras e mais de 50 mil associados ativos – entre eles economistas, contadores, engenheiros, jornalistas, arquitetos e corretores de imóveis. Um dos objetivos da comissão será o investimento na comunicação e divulgação dos benefícios do Clube de Vantagens entre os associados. A comissão tem como presidente a conselheira Jade Desirée.

#Posse #Presidente #Vice-presidente #Conselheiros #Eleitos #Corecon-AM

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

22/07
12:28

INVESTIMENTO MORADIAS

O governador Wilson Lima pagou cinco milhões e quinhentos mil reais para cento e setenta e oito famílias das comunidades Sharp e Manaus 2000, no Programa Amazonas Meu Lar, na última quinta-feira (18). O pagamento inclui bônus de sessenta mil reais, auxílio de seis mil e seiscentos reais e bolsa moradia de três mil e trezentos reais. A ação faz parte do Prosamin+, que já reassentou mais de mil e trezentas famílias e investiu cento e vinte e dois milhões de reais desde 2022. A próxima fase do programa, iniciada em 15 de julho de 2024, oferece subsídios para entrada em imóveis financiados com FGTS.

22/07
12:22

PROPOSTA DE CIDADE

Projeto de Lei nº 014/2024, do deputado Roberto Cidade (União Brasil), propõe criar as Comunidades Turísticas Sustentáveis (CTS) e o Selo Amazonense de Turismo Sustentável na Assembleia Legislativa do Amazonas. O objetivo é promover o turismo sustentável e apoiar as comunidades locais, oferecendo benefícios como linhas de crédito e capacitação técnica. O selo terá validade determinada pelo Executivo e precisará ser renovado periodicamente.

22/07
12:22

GASTO NO CAREIRO

A Prefeitura de Careiro da Várzea destinou quase R$ 250 mil para a reforma da Unidade Básica de Saúde Lucilene Batista do Vale, contratando a empresa P.R. Serviços de Reformas Prediais Ltda. O contrato foi assinado pelo prefeito Pedro Duarte Guedes em 8 de julho de 2024. A empresa tem capital social de R$ 10,5 mil e está localizada em Manaus, atuando na reforma predial. O contrato inclui a emissão da nota de empenho pela Secretaria Municipal de Finanças e a publicação dos documentos necessários no Diário Oficial e no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP).

22/07
12:20

MULHERES NO PARLAMENTO

Beruri, no Amazonas, é uma das 45 cidades brasileiras com maioria feminina no parlamento municipal em 2020, sendo a única do estado com essa característica. Das 5,5 mil cidades do país, menos de 1% têm maioria feminina nas câmaras municipais. A Câmara de Beruri conta com 9 parlamentares, dos quais 5 são mulheres. Apesar das mulheres serem maioria no eleitorado e em cargos de mesários, a representatividade feminina na política é limitada.

22/07
12:19

APAGÃO VIRTUAL

Nesta sexta-feira (19), um apagão cibernético global, causado por um problema com a empresa de segurança cibernética CrowdStrike, afetou empresas e serviços em vários países, incluindo o Brasil. No país, os problemas começaram a ser reportados às 8h, impactando serviços da Microsoft e sistemas de bancos como Bradesco, Banco do Brasil, Neon, Next e Banco Pan. A Azul Linhas Aéreas também informou possíveis atrasos em voos devido a falhas no sistema de reservas.

Ver mais >>

Programas