AO VIVO
Economia - 27 de janeiro de 2024
Foto:

Economistas Márcio Paixão e José Altamir tomam posse da presidência do Corecon-AM

Cerimônia da classe profissional dos economistas empossou nova presidência e conselheiros eleitos

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Em cerimônia nesta sexta-feira (26), os economistas Márcio Paixão e José Altamir tomaram posse como presidente e vice-presidente do Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM), ao lado dos novos conselheiros efetivos e suplentes eleitos pela categoria. O evento aconteceu no Auditório Auton Furtado Jr., localizado na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).

Os economistas Jade Desirée Rodrigues do Nascimento, José Ricardo Wendling e Inaldo Seixas Cruz tomaram posse como conselheiros efetivos, e as economistas Marcela Vieira Gonçalves, Elenize Freitas Avelino e Ana Maria Oliveira de Souza como suplentes para o triênio 2024-2026.

Estiveram presentes personalidades como o secretário de Desenvolvimento, Indústria e Tecnologia (Sedecti), Serafim Corrêa; o vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo; o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Puga; o presidente do Conselho Regional de Administração do Amazonas (CRA-AM), José Colares; o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRC-AM), André Caria; e a conselheira Federal de Economia, Denise Kassama.

Em seu discurso de posse, o presidente do Corecon-AM ressaltou a sua intenção de promover a figura do economista nos processos de tomada de decisão que impactam a sociedade amazonense, como a reforma tributária, arcabouço fiscal, BR-319, entre outros.

“Tenho o compromisso de honrar e engrandecer a profissão de economista. Isso, para mim, é o que mais me motiva. Um dos nossos desafios é resgatar os economistas como protagonistas da sociedade no que diz sobre a economia, onde o economista precisa estar presente em todos os fóruns de discussão”, afirma Márcio Paixão.

O presidente empossado também revelou a intenção de somar esforços em projetos com os representantes do comércio, administração e contabilidade. “Essa união de forças, que na administração se chama de sinergia, é onde a união dos fatores é maior do que a própria soma. Esse efeito multiplicador é que vai nos tornar maiores do que nós já somos”, diz.

Novas comissões

Na cerimônia, foram apresentadas as novas comissões do Corecon-AM, instituídas pelos conselheiros nesta gestão. Uma delas é a Comissão da Mulher, Diversidade e Sustentabilidade, cuja presidente é a conselheira Karla Lira Martins.

“Essa comissão significa um olhar dos economistas para essa frente de trabalho, discussões que são muito importantes para a nossa sociedade. A comissão tem o papel de olhar para isso internamente no conselho, com valorização e igualdade, e também para a discussão de pautas essenciais como a descarbonização da economia, economia verde, mudanças climáticas, entre outras”, afirma a conselheira.

Outra novidade é a Comissão da Educação, Inovação e Tecnologia, presidida pela conselheira Elenize Freitas. “Nossa comissão é focada principalmente na capacitação dos economistas, sejam estudantes, recém-formados e também economistas sêniores. Diante de um mercado que está sempre em evolução, essa comissão tem esse objetivo de olhar para a capacitação dos economistas e também muni-los de ferramentas tecnológicas”, diz a presidente da comissão.

Também foi criada a Comissão do Clube de Vantagens, iniciativa criada há quase dois anos, que atualmente conta com 90 empresas parceiras e mais de 50 mil associados ativos – entre eles economistas, contadores, engenheiros, jornalistas, arquitetos e corretores de imóveis. Um dos objetivos da comissão será o investimento na comunicação e divulgação dos benefícios do Clube de Vantagens entre os associados. A comissão tem como presidente a conselheira Jade Desirée.

#Posse #Presidente #Vice-presidente #Conselheiros #Eleitos #Corecon-AM

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

23/02
15:04

“FORA DA CURVA”

“Amom é um político ‘fora da curva’, diferenciado e um grande fenômeno no estado do Amazonas. Agregar apoio político e popular aos 23 anos de idade é algo que ocorre de tempos em tempos.” O comentário foi feito na manhã desta sexta-feira (23), no evento de lançamento da pré-candidatura do deputado federal Amom Mandel (Cidadania) a prefeito de Manaus, à reportagem do site O Poder.com pelo experiente político e membro do PSDB-AM, Humberto Michiles.

23/02
14:46

VICE DE AMOM?

O pré-candidato oficial da Federação PSDB-Cidadania, deputado federal Amom Mandel, tem a liberdade de escolher quem será seu vice na chapa à prefeitura de Manaus, sem nenhuma intervenção dos partidos e apoiadores de sua campanha. A afirmação foi feita pelo senador Plínio Valério, presidente da federação, em entrevista ao site OPoder.com. Amom afirmou que as conversas estão avançadas, mas ainda não há um nome definido.

08/02
14:52

FINANCIAMENTO PÚBLICO X PRIVADO

O deputado Adjuto Afonso (UB) comentou nesta quinta-feira, 08/02, durante o lançamento do programa de financiamento + Créditos Amazonas da AFEAM, que o governo tem facilitado muito para o microempreendedor do interior através do programa. Para o deputado, não foi surpresa o anúncio da agência ser a primeira do país em financiamento público para microempreendedores. Oriundo da calha do rio Purus, ele fala com propriedade.

01/02
11:45

VAI DE PDT

O vereador de Itacoatiara, Arnoud Lucas, que é pré-candidato à prefeitura daquele município, revelou ao site O Poder que aguardará o período da janela partidária (7 de março a 5 de abril) para sair do atual partido em que está filiado, o Partido Verde (PV), e mudar para o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ele afirmou que já recebeu o aval do presidente estadual da legenda no Amazonas, o ex-deputado estadual Luiz Castro, e acredita que terá no PDT-AM o suporte necessário para viabilizar o seu projeto de candidatura à prefeitura de Itacoatiara.

30/01
12:16

DISCORDÂNCIAS DE DESTERRO

Na 2ª sessão ordinária do TCE-AM em 30/01/2024, o conselheiro Érico Desterro expressou descontentamento com a mudança de postura do tribunal em relação aos pedidos de vista, lamentando a proibição de vistas para ausentes na sessão, embora tenha usado esse recurso. Apesar de concordar com a nova decisão, pediu sua aplicação uniforme. Surpreendido com a publicação de uma resolução sobre mudanças nas datas das câmaras, alegou falta de aprovação pelo pleno, solicitando revisão do procedimento. Apesar da derrota nesse tema, comprometeu-se a manter as sessões às segundas-feiras até a alteração no Regimento Interno.

Ver mais >>

Programas