AO VIVO

Economistas e profissionais que atuam para o desenvolvimento econômico do AM recebem honrarias e premiações

Economistas do Amazonas comemoram Dia do Economista em cerimônia promovida pelo Corecon-AM

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM) realizou, nesta quinta-feira, 17 de agosto, a cerimônia de comemoração ao Dia do Economista de 2023, no auditório Professor Arivaldo Silveira Fontes da Escola Senai Antônio Simões, em Manaus. Honrarias e premiações foram entregues a profissionais homenageados por suas histórias de desempenho profissional e contribuições para o desenvolvimento econômico do Estado.

“É uma noite festiva para o Corecon Amazonas, estamos homenageando vários colegas e eu fico muito satisfeito, porque é a segunda vez que nós estamos repetindo o mesmo tema da festa e este ano foi muito disputado. Basta dizer que, por exemplo, o Prêmio Imprensa teve o dobro de inscrições. Foi muito difícil escolher o campeão e assim nós tivemos uma adesão muito grande da nossa classe, o pessoal ficou muito satisfeito participando da premiação. Não posso também deixar de agradecer a equipe do Corecon, capitaneada pelo nosso gerente Luiz César, juntos nós conseguimos fazer uma festa maravilhosa e a gente espera repeti-la em 2024”, celebrou o economista Marcus Evangelista, presidente do Corecon-AM.

Homenagens

As homenagens foram distribuídas entre as seguintes categorias: ‘Economista do Ano’, ‘Destaque do Ano’, ‘Personalidade do Ano’, ‘Prêmio Imprensa Econômica 2023’, ‘Honra ao Mérito’ e ‘XVI Prêmio Amazonas de Monografia’.

Para a comenda de Economista do Ano 2023, o homenageado foi o chefe do departamento de controle de incentivos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), economista Anderson Barroso Grimm.

“A economia não é apenas sobre número e gráficos, mas sim sobre pessoas, comunidades e nações, que são impactadas por nossas análises e decisões. À medida que continuamos a enfrentar desafios econômicos complexos e interligados, é minha sincera esperança que possa colaborar e encontrar soluções inovadoras para promover o crescimento sustentável, a igualdade e a prosperidade de todos. A comenda que recebo hoje é incentivo para continuar a buscar excelência em minha carreira e para continuar compartilhando conhecimento econômico com paixão e determinação”, afirmou Anderson Barroso Grimm.

As comendas de Destaque e Personalidade Econômica do Ano foram concedidas aos economistas Farid Mendonça Júnior e Átila de Oliveira Denys, respectivamente. O secretário-executivo da Sedecti, Gustavo Igrejas, esteve presente na cerimônia e parabenizou os homenageados da noite.

“É importante você reconhecer essas pessoas que fazem a diferença no nosso estado e especialmente, tanto o Farid quanto o Anderson, onde eu sou suspeito para falar porque eu sou fã dele, é um rapaz sensacional, responsável, uma pessoa que é cordata, que é um profissional exemplar e como pessoa é sensacional. Parabéns para ele, parabéns para o Farid, parabéns para as demais consultorias que estão sendo premiadas, parabéns para todos nós economistas pelo nosso dia”, disse.

Duas comendas de Honra ao Mérito foram concedidas neste ano, para os economistas de longa data Rodemarck de Castello Branco e José Ricardo Wendling, que exaltaram a importância do reconhecimento dos profissionais econômicos do Amazonas.

“É uma alegria que você recebe depois de tantos anos exercendo a função de economista. Me formei em 1971, então foi há 52 anos. Desses 52 anos, eu passei 42 anos como professor da UFAM, formando colegas economistas. Então, é uma alegria você ser reconhecido pelo trabalho que fez e por estar tanto tempo exercendo a profissão. Hoje, continuo, não mais apenas como professor, mas continuo atuando ainda na atividade e espero continuar nos próximos anos”, destacou Rodemarck de Castello Branco.

José Ricardo Wendling, ex-presidente do Corecon-AM, parabenizou o evento de celebração. “Quero parabenizar o Conselho Regional da Economia, que realiza um momento muito importante para a gente estar lembrando da importância do trabalho de economista, da valorização profissional, e desse momento também de homenagens, de entrega de comendas, que também reconhece o trabalho que cada economista está trazendo de frutos para a sociedade. O Conselho tem essa prática e a gente espera que com isso a gente possa fortalecer o debate econômico, estimular estudantes a se interessar cada vez mais sobre a economia”, disse.

XVI Prêmio Amazonas de Monografia

Além de economistas com carreiras consolidadas, o evento também concedeu o XVI Prêmio Amazonas de Monografia para o recém-graduado Lucas Sarraf, formado em Economia pela Universidade Federal do Amazonas.

“Receber esse prêmio, principalmente logo após a minha graduação no curso de economia, é muito gratificante, porque eu tinha como objetivo terminar a faculdade com algo simbólico que demonstrasse o meu esforço durante a faculdade. É muito importante pra mim, ainda mais por dois temas super importantes atualmente que é o saneamento básico e as mudanças climáticas. Atualmente, mais da metade da população da região Norte não tem acesso a saneamento básico, então a gente precisa falar sobre isso e ter produções científicas nessa área”, afirmou Lucas Sarraf.

Prêmio Imprensa Econômica 2023

A cerimônia também contou com a presença dos vencedores do Prêmio Imprensa Econômica 2023. A jornalista Simone de Souza Lima foi condecorada com o primeiro lugar pela matéria intitulada “Negócios de rua realizam sonhos e garantem o sustento de empreendedores no Amazonas”, publicada no portal D24.

Acho muito importante a iniciativa do Corecon-AM em premiar os jornalistas, porque o assunto da economia é muito importante também para que as pessoas tenham acesso à informação. Ao construir a minha matéria, eu pensei no que está em pauta, que é a reforma tributária, a questão da Zona Franca, mas eu escolhi contar histórias. Por isso, eu fico feliz que o Corecon-AM entendeu o que eu tentei passar, que é contar a história daquelas pessoas que também estão incentivando a economia aqui na região, que são pequenos, mas que também conseguem fazer esse motor girar”, destacou.

Em segundo lugar no Prêmio Imprensa Econômica 2023 foram premiadas as jornalistas Maria Eloá e Carolina Diniz, pela matéria “Preço da farinha dobra em um ano no Amazonas”, veiculada na Rede Amazônica de Televisão; em terceiro lugar, ficou o jornalista Fernando Pessoa Reis, pela matéria veiculada na TV Encontro das Águas, intitulada “Chocolates Warabu”.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas