AO VIVO
Economia - 08 de junho de 2024
Foto: Reprodução/Internet

Economista Maria da Conceição Tavares morre aos 94 anos

Tavares nasceu em Portugal mas veio ao Brasil, onde se estabeleceu e fez parte da vida pública

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

A economista Maria da Conceição Tavares morreu neste sábado (8) em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, aos 94 anos. Um dos maiores brasileiros nomes do pensamento econômico desenvolvimentista, mais heterodoxo, ela era filiada ao PT desde 1994, foi professora titular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e deputada federal pelo estado do Rio de Janeiro, de 1995 a 1999.

Ela deixa dois filhos, Laura e Bruno, dois netos, Ivan e Leon, e um bisneto, Théo. A causa da morte não foi divulgada.

Tavares nasceu em Anadia, Portugal, em 1930, mas cresceu em Lisboa. Estudou engenharia na Universidade de Lisboa, mas posteriormente mudou para o curso de Ciências Matemáticas, formando-se em 1953. Em 1954, chega ao Brasil, em uma fuga da ditadura salazarista. Em 1957 adota a cidadania brasileira.

No mesmo ano em que consegue sua cidadania brasileira, começa a estudar Economia na Universidade do Brasil, hoje UFRJ. Logo após isso, passa a trabalhar no BNDES, onde fica entre 57 e 60, depois indo para o Grupo Executivo de Indústria Mecânica Pesada (Geimape), que deixa para ocupar um cargo na equipe do presidente Juscelino Kubitschek, onde ajudou a elaborar o histórico Plano de Metas.

Trabalhou ainda no escritório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), tendo sendo transferida para o Chile, onde lecionou, durante um período na Universidade do Chile. Ela fica por lá durante parte da ditadura militar brasileira, indo durante esse período também para Paris e para a Cidade do México.
Durante a década de 1980, Maria da Conceição Tavares se destacou como uma das figuras-chave na consultoria econômica do PMDB e se tornou professora no Instituto de Economia da Unicamp.

Nessa universidade, ela teve um papel crucial na criação dos programas de mestrado e doutorado do departamento, sendo que vários de seus colegas mais próximos estavam envolvidos com o Ministério da Fazenda, contribuindo, por exemplo, para a formulação do Plano Cruzado, programa do governo Sarney. Fora isso, chegou a dar aulas para a ex-presidente do Brasil, Dilma Roussef e para outros políticos importantes.

Em um acontecimento curioso, que demonstra a importância que Conceição teve na discussão econômica brasileira, durante a campanha eleitoral para a Presidência de 2010 os dois principais candidatos, Dilma e José Serra, interromperam seus compromissos para ir ao aniversário de 80 anos da economista. Serra também foi aluno de Tavares e permaneceu sendo seu amigo pessoal.

Conceição, desde sempre, foi uma crítica voraz do neoliberalismo e defensora do “desenvolvimento econômico inclusivo”. Em parte, por conta disso, ela também foi contrária ao Plano Real, que considerava muito liberal.

Entre as polêmicas envolvendo seu nome, também há o fato de ela, apesar de ligada ao PT, ter sido duramente contra a formatação do programa Bolsa Família. Para ela, a focalização seria uma experiência fracassada.

Mais recentemente, a economista ganhou espaço entre os mais jovens, viralizando em redes como o TikTok. Suas falas duras, voz grossa e as críticas ao sistema feitas entre um e outro cigarro vinham atraindo a atenção dos mais novos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou homenagem em redes sociais, afirmando que teve a honra de conviver com Tavares, “debatendo o Brasil e os nossos desafios sociais e econômicos”.

“Foi uma economista que nunca esqueceu a política e a defesa de um desenvolvimento econômico com justiça social”, disse. “Meus sentimentos aos familiares, em especial aos filhos, aos muitos amigos, alunos e admiradores de Maria da Conceição Tavares”.

*Com informações da Infomoney

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas