AO VIVO

Defesa da ZFM e de vetores econômicos complementares pauta debate sobre reforma tributária

Reunião “Reforma tributária: impactos e soluções para a Zona Franca de Manaus”, ocorreu no auditório do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), em Manaus.

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

NEGÓCIOS | 

A expectativa quanto à iminente reforma tributária proposta pelo governo federal e seus reflexos diretos nas atividades desenvolvidas na Zona Franca de Manaus (ZFM), as quais incluem os vetores econômicos complementares como os segmentos de bioeconomia e de tecnologia da informação e comunicação, motivaram a realização, nesta terça-feira (24), da reunião “Reforma tributária: impactos e soluções para a Zona Franca de Manaus”, ocorrida no auditório do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), em Manaus. 

Promovida pela Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), com apoio da Suframa e do CBA, o evento realizado em formato híbrido foi guiado pela gerente de pesquisa e desenvolvimento da empresa Compal, Jacqueline Freitas, e reuniu o deputado federal Sidney Leite, o ex-superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira, o assessor parlamentar do senador Omar Aziz, Farid Mendonça, e o diretor de relações governamentais, pesquisa e desenvolvimento da Positivo Tecnologia, José Goutier Rodrigues, além do diretor executivo da APDM, Murilo Monteiro, e de representantes de instituições públicas e privadas presentes tanto no auditório do CBA quanto por videoconferência.  

A proposta da agenda foi debater sobre a discussão que se dará em Brasília para contribuir da melhor forma para que a principal matriz econômica da região – o modelo ZFM – e os vetores complementares que muito contribuem para a geração de empregos de qualidade, renda e a interiorização de investimentos tenham seus diferenciais competitivos preservados.  

Competitividade 

Em sua contribuição, Thomaz Nogueira comentou sobre as intenções de gestões públicas passadas de levar à frente a reforma tributária e, em todas as ocasiões, diversos pontos foram apresentados sobre a relevância das atividades desenvolvidas na Amazônia para o Brasil, sempre com foco na manutenção da competitividade local. Para ele, este ponto deve ser ratificado, uma vez que o que se gera de riqueza na região é devolvido à União e, consequentemente, repassado aos demais estados da federação em forma de investimentos.  

Nogueira ainda falou que “é importante frisar, em meio a toda discussão vigente, que não se pretende substituir a atual matriz econômica local, baseada no Polo Industrial de Manaus, mas complementá-la. Esta pode ser uma oportunidade para todas as outras áreas da economia local. Mantida a competitividade, poderemos redesenhar as atividades e avançar para somar com a matriz vigente”.  

Conhecer a região 

O deputado federal Sidney Leite destacou que é preciso ter um alinhamento com os demais estados da região para que se reitere a validade da matriz econômica atual e a necessidade de se resguardar a economia regional diante dos debates da reforma tributária. 

O parlamentar acredita ser pertinente manter uma agenda junto aos representantes da indústria, comércio e serviços para tratar do tema, “assim como é relevante interagirmos mais com os estados vizinhos e, ainda, trazer parlamentares de outras regiões para conhecer a realidade local. Afinal, quando não se conhece do que está sendo tratado, acaba-se por falar de algo sem a base de informações necessária, apenas olhando números e estatísticas”.  

Colaboração do Polo Digital 

Por entender a relevância da temática para o cenário econômico regional, a Associação do Polo Digital de Manaus e seus associados, que compõem o ecossistema de inovação local, têm buscado contribuir com as tratativas para achar soluções para a região frente aos desafios da reforma tributária.  

O diretor executivo da entidade, Murilo Monteiro, disse que “semanalmente, reunimos com grupos de associados para debater sobre políticas públicas, de forma a pensar no fortalecimento do ecossistema de inovação e do Polo Industrial de Manaus. Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento aqui possíveis nos levam a figurar como o estado que mais gera empregos de média-alta e alta tecnologia no país. Este e outros pontos são fundamentais para se discutir atualmente. Contem conosco para colaborar sempre em prol da região”.

Com informações de Assessoria*
Foto: Divulgação

ZFM reforma Negócios tributária

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas