AO VIVO

Cúpula da Amazônia aprova ‘Declaração de Belém’ e inclui o homem na discussão sobre a preservação da região

Ministro Mauro Vieira disse que a declaração trata de um conteúdo denso, importante e de grande interesse para região Amazônica

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Nesta terça-feira (8), foi anunciado pelo ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, a aprovação da Declaração de Belém, após a reunião com chefes de estado, governados de países convidados e demais participantes do Tratado de Cooperação Amazônica, que participam da Cúpula da Amazônia.

De acordo com o ministro, a declaração trata de um conteúdo denso, importante e de grande interesse para região Amazônica.

“Em que são tratadas questões de grande interesse para região Amazônica, em matéria de saúde, educação, policiamento, ação conjunta contra tráfico ilegal de madeira ou minerais, tecnologia, enfim, todas as áreas estão contempladas.”, anunciou.

Um aspecto importante, ressaltado durante o pronunciamento do ministro, e que ganhou força inclusive no discurso de vários presidentes da região, foi a necessidade de  fortalecer e estruturar melhor a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), que deve centralizar a coordenação de todo esse trabalho.

“Ela (OTCA) recebe uma série de missões, uma série de mandatos que o s presidentes aprovaram na Declaração de Belém, de hoje, que vão exigir do OTCA uma maior musculatura. Então, o Brasil como o país hospedeiro da Organização, já está fazendo a sua parte.”, declarou.

Segundo Vieira, nesta reunião também foi acordado que haverá iniciativas e o diálogos dos povos da Amazônia será parte integrante da atuação da OTCA e a criação de um observatório da Amazônia.

A participação de países como República do Congo, República Democrática do Congo e Indonésia, de acordo com o ministro, se fizeram necessárias além dos países membros, pois tratava de inserir locais com grandes extensões de florestas tropicais.

“A ação conjunta e o exame da situação, pelos países que tem as regiões do globo grandes extensões florestais.”, comentou.

Também foi destacado, pelo ministro, que o evento Diálogos Amazônicos, que aconteceu de 4 a 6 de agosto, e antecedeu a Cúpula do Amazônia, teve maior representatividade, com os diálogos amazônicos que puderam levar a OTCA suas demandas.

“Essa foi sem dúvida a reunião de chefes de estado, a cúpula de presidentes de chefes de estado da OTCA que foi a que movimentou mais participantes. Não só agentes estatais, mas também sociedade civil, em todos as áreas, uma participação muito ampla.”, ressaltou.

Na coletiva, Mauro já havia citado que a edição do evento, em Belém, é a maior reunião presidencial sobre a Amazônia, tendo em vista que as anteriores tiveram menor projeção.

O programa “Conversa política”, apresentado por Ávaro Corado, tem uma entrevista exclusiva com o diretor-executivo da instituição, Carlos Alfredo Lazary Teixeira, e deverá ir ao ar ainda neste mês de agosto.

Confira a íntegra da Declaração de Belém

Foto: Reprodução Internet

bootcamp declaração de belem dialogos da amazonia cúpula da amazonia

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas