O primeiro entrevistado do ‘Conversa Política’ deste ano, que vai ao ar às 22h30, é o general Guilherme Theophilo, CEO do Instituto Combustível Legal
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM
No domingo (7), quem gosta de política – em suas mais diversas esferas – terá programação certa, a partir das 22h30. Isto porque, estreia a terceira temporada do programa ‘Conversa Política’, apresentado pelo jornalista Álvaro Corado, que vai ao ar nas redes sociais dos sites ‘IMEDIATO’ e ‘O PODER’.
De acordo com Corado, diferentemente das outras duas temporadas em que o programa priorizou entrevistas com os candidatos ao Governo do Amazonas, em 2018, e à Prefeitura de Manaus, em 2020, esta terceira temporada será sobre política, mas em suas mais diversas óticas.
“A política faz parte do nosso dia a dia, e está presente em diversos setores das nossas vidas. Vai além dos palácios dos governos ou casas legislativas. Então, nossa equipe decidiu dar essa nova abordagem, mostrando, inclusive, a eleição para a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas e também falando sobre corrupção com uma promotora do Ministério Público do Amazonas”, adianta ele.
O convidado de estreia desta temporada, é o general Guilherme Theophilo, CEO do Instituto Combustível Legal (ICL), entidade reconhecida no mercado pelo apoio às ações de combate às irregularidades que assolam o setor, como fraudes tributárias (sonegação e inadimplência) e operacionais, incluindo adulteração de combustíveis, bomba fraudada e roubo de cargas e dutos.
“O combustível é um assunto que está em alta no momento, e isso também envolve política. Por isso fomos atrás de alguém que pudesse esclarecer inúmeros pontos sobre supostas irregularidades, aumento dos preços, e inúmeros outros questionamentos em torno do tema. E o general Theophilo é uma pessoa extremamente gabaritada para falar sobre o assunto. A entrevista está imperdível”, adianta o jornalista.
Já no próximo domingo (14), Corado entrevista o advogado Jean Cleuter, candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), que vai falar não apenas da eleição, mas também de assuntos que fazem parte diretamente da entidade. O programa do dia 21, terá como convidada a promotora de Justiça do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), Christiane Dolzany Araújo.
“E os entrevistados não param por aí! Mas para saber quem são, vai ser preciso acompanhar a terceira temporada do ‘Conversa Política’”, finaliza ele. Vale lembrar que, após a exibição, o programa estará disponível no site ‘O PODER’.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.
O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.
O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.
Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.
Deixe um comentário