AO VIVO

Comunidade judaica do Amazonas diz estar triste e apreensiva com violência em Israel

Em nota oficial, o Comitê Israelita do Amazonas expressou veementemente sua condenação ao ataque terrorista perpetrado pelo grupo Hamas contra Israel no último sábado

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Em nota oficial, o Comitê Israelita do Amazonas expressou veementemente sua condenação ao ataque terrorista perpetrado pelo grupo Hamas contra Israel no último sábado. O lançamento de milhares de foguetes e as incursões terrestres realizadas representam uma grave ameaça à soberania de Israel e à segurança de sua população civil. A agressão tem sido repudiada por organizações internacionais, incluindo as Nações Unidas, e por uma grande maioria de países democráticos, incluindo o Brasil.

Diante dos acontecimentos, o Comitê Israelita do estado manifestou sua total solidariedade a Israel e seu povo, reconhecendo o direito legítimo do país de defender seus cidadãos e seu território diante dessa agressão sem precedentes.

David Vidal Israel, presidente do Comitê, expressou a preocupação da comunidade judaica local, destacando que muitos têm parentes em Israel, seja morando, trabalhando ou estudando no país. Ele descreveu a angústia e a tristeza que a comunidade sente ao assistir aos eventos violentos que se desenrolam desde o último sábado, incluindo imagens chocantes de jovens sendo mortos, pessoas sendo sequestradas e foguetes atingindo áreas civis.

“A comunidade judaica do Amazonas está triste e apreensiva, quase todos aqui têm algum parente que está em Israel, seja morando, trabalhando ou estudando. Nós estamos acompanhando com muita angústia e tristeza os acontecimentos que se desenrolam desde o último sábado, quando uma onda de violência sem precedentes atingiu o país. São imagens chocantes de jovens fuzilados enquanto se divertiam, de pessoas sendo arrastadas à força, sequestradas e/ou torturadas, de foguetes e bombas explodindo em áreas civis. Todos estamos consternados e preocupados com a segurança e o bem-estar dos nossos familiares e amigos lá.”, comentou.

O presidente também abordou a relação entre os acontecimentos em Israel e o antissemitismo que persiste em várias partes do mundo. Ele enfatizou que é triste ver que mais de 700 judeus foram mortos em um único dia, a maior quantidade desde o Holocausto, e condenou atos de ódio e intolerância contra os judeus.

“Não há como dissociar o que está acontecendo lá do antissemitismo que ainda persiste em várias partes do mundo. É triste saber que os mais de 700 mortos ontem em Israel são a maior quantidade de judeus mortos em um único dia desde o Holocausto. É revoltante ver que alguns grupos radicais aproveitam a situação para disseminar ódio e intolerância contra os judeus. Nós repudiamos esses atos de violência.”, disse.

Apesar dos desafios, David Vidal Israel ressaltou a convivência harmônica da comunidade judaica do Amazonas com outras comunidades religiosas na região e destacou a importância de manter e promover a harmonia e o respeito entre diferentes grupos.

“Nossa comunidade tem excelentes laços na sociedade amazonense, nos relacionamos bem com cristãos, muçulmanos, com religiões de matriz africana e indígena, vivemos aqui em harmonia e respeito há muito tempo. Entendemos que não temos motivos para temer que esse conflito chegue por aqui, muito pelo contrário entendemos que essa convivência harmônica pode servir de exemplo para outros lugares.”, relatou.

A nota oficial do Comitê Israelita do Amazonas reflete a preocupação da comunidade judaica local diante do conflito em Israel e destaca a importância de se condenar a violência e promover a solidariedade em momentos de crise internacional.

 

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas