AO VIVO
Economia - 19 de maio de 2022
Foto:

Centro de Bionegócios da Amazônia receberá comando de gestão privada

Foram destacados, dentre outros pontos, mais detalhes sobre o modelo de negócios do Centro e de que maneira foi construído o edital, bem como um diagnóstico sobre o CBA

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

O Ministério da Economia e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), se reuniram nesta quinta-feira ,(19), no auditório do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), para esclarecer dúvidas dos interessados no edital de chamamento público para seleção da sua nova gestão. O edital irá escolher uma entidade privada sem fins lucrativos que, na forma de uma Organização Social (OS), será responsável pela gestão do novo órgão.

O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, ressaltou que a garantia de uma personalidade jurídica ao CBA faz parte de um conjunto de medidas de fomento ao ecossistema de inovação da região que inclui, entre outras iniciativas, as alterações de normas para o incentivo de uso e beneficiamento de matéria-prima regional para atrair indústrias e bioindústrias. “A intenção é que o CBA seja um grande polo indutor da bioeconomia da nossa Amazônia, transformando pesquisas em notas fiscais e se posicionando como um centro de inteligência, apoio e fomento às iniciativas que promovam o aproveitamento econômico, racional e sustentável da nossa biodiversidade”, frisou Polsin.

De acordo com o analista de comércio exterior da Secretaria Especial de Produtividade e Competividade (SEPEC), Edgar Rodrigues, essa nova formação para o poder privado da CBA, vai trazer mais produção e independência para o Amazonas. “Não tenho dúvidas de que temos na biotecnologia uma oportunidade de avançarmos, em frente a outros setores. Primeiro é um tema que muito se fala, mas pouco resultado existe mesmo nas nações desenvolvidas. Então fomos pesquisar o que a Alemanha ou China, por exemplo o que estão fazendo. Os estudos avançados que produziram mais resultados até o momento, foram na área de aproveitamento de resíduos florestais, biomassa, etc”, argumenta.

Os desenvolvimentos de pesquisa científica continuarão, com a nova gestão privada, com os trabalhos dirigidos ao desenvolvimento de novos negócios e projetos, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico e inovação. A transição será oficializada nos próximos meses.

#Amazonas CBA suframa Negócios Gestão privada Pesquisas

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas