AO VIVO

Casas Legislativas e órgãos estaduais também comentam morte de líder político

MANAUS | AM Desde o início da manhã deste domingo (12) órgão estaduais e municipais prestam homenagens ao ex-prefeito e ex-governador Amazonino Mendes que morreu no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Uma das primeiras instituições que emitiu nota de pesar foi o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). O presidente do TCE-AM, […]

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

MANAUS | AM

Desde o início da manhã deste domingo (12) órgão estaduais e municipais prestam homenagens ao ex-prefeito e ex-governador Amazonino Mendes que morreu no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Uma das primeiras instituições que emitiu nota de pesar foi o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).

O presidente do TCE-AM, Conselheiro Érico desterro lamentou a morte e disse que Amazonino Mendes é parte da história do Amazonas.

whatsapp image 2023 02 12 at 14.52.17

O presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Caio André (PSC) declarou que Amazonino Mendes foi um dos maiores estadistas que o povo amazonense já conheceu. “Um homem honrado, justo, grande defensor da nossa população e dos direitos das famílias de Manaus e de todo o estado. Todos nós, homens públicos, um dia nos inspiramos em Amazonino e temos muito a agradecê-lo”, ressaltou.

Já a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, deputado Roberto Cidade (União Brasil), em nota. “O Amazonas está de luto. Neste momento de extremo pesar junto-me a centenas de milhares de amazonenses para lamentar o falecimento do ex-governador Amazonino Armando Mendes”, disse.

Segundo Cidade, Amazonino deixa um legado de obras públicas que dificilmente será superado. “Não tenho dúvidas de que se trata do maior líder político do Amazonas e um dos mais expressivos do Brasil. Um humanista, estadista e republicano como poucos, que agora junta-se a um seleto grupo de notáveis homens públicos que deixa esse plano para entrar para a história”, destacou.

O presidente da Aleam ressaltou ainda alguns dos feitos de Amazonino e que demonstram a importância do político na construção do legado deixado no Amazonas. Entre eles, a criação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a construção dos hospitais e prontos-socorros 28 de Agosto, João Lúcio e Francisca Mendes, além da Fundação Hemoam; a construção do Bumbódromo de Parintins; a revitalização do Teatro Amazonas, do Largo São Sebastião e do Complexo Turístico da Ponta Negra. Foi ainda responsável pela construção dos primeiros viadutos de Manaus, construídos na década de 1990 e de um dos principais programas de fomento à agricultura no Estado, o “Terceiro Ciclo”.

“O Negão, como se autointitulou, hoje descansou e passou para a história como o líder político mais longevo do nosso estado. De grandes realizações, Amazonino deixa um legado de, acima de tudo, alguém apaixonado pelo Amazonas. Foi estrategista, visionário e destemido. Realizou feitos indiscutíveis. Hoje, como tantos amazonenses, lamento sua partida ao mesmo tempo que celebro o legado desse grande amazonense. Vá em paz, Negão”, finalizou.

O Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, através da sua presidente, desembargadora Nelia Caminha, “Neste momento de perda, o Tribunal une-se à sociedade amazonense e homenageia a memória do ilustre ex-govenador”.

whatsapp image 2023 02 12 at 15.45.26

NOTA DE PESAR – EX-GOVERNADOR DO ESTADO, AMAZONINO ARMANDO MENDES

O Tribunal de Justiça do Amazonas expressa seu profundo pesar pelo falecimento do ex-governador do Amazonas, Amazonino Armando Mendes, ocorrido neste domingo (12/02), em São Paulo, onde se encontrava internado em tratamento de saúde.

Esta Corte de Justiça Estadual se solidariza com familiares e amigos do ex-governador, um dos políticos de maior relevância da história contemporânea do Amazonas, que esteve à frente do comando do Estado por quatro vezes, foi prefeito da capital por três vezes e representou os amazonenses no Parlamento Federal, como senador, com uma extensa trajetória de serviços prestados em prol do desenvolvimento da região.

Advogado, formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas, dentre tantas realizações que Amazonino legou ao Estado, destaca-se a criação, em 2001, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que ampliou aos concidadãos, da capital e do interior, o acesso ao Ensino Superior Público, em inúmeras áreas de formação, dentre elas a área jurídica.

Neste momento de perda, o Tribunal une-se à sociedade amazonense e homenageia a memória do ilustre ex-govenador.

Desembargadora Nélia Caminha Jorge Presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas