AO VIVO

Casas Legislativas e órgãos estaduais também comentam morte de líder político

MANAUS | AM Desde o início da manhã deste domingo (12) órgão estaduais e municipais prestam homenagens ao ex-prefeito e ex-governador Amazonino Mendes que morreu no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Uma das primeiras instituições que emitiu nota de pesar foi o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). O presidente do TCE-AM, […]

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

MANAUS | AM

Desde o início da manhã deste domingo (12) órgão estaduais e municipais prestam homenagens ao ex-prefeito e ex-governador Amazonino Mendes que morreu no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Uma das primeiras instituições que emitiu nota de pesar foi o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).

O presidente do TCE-AM, Conselheiro Érico desterro lamentou a morte e disse que Amazonino Mendes é parte da história do Amazonas.

whatsapp image 2023 02 12 at 14.52.17

O presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Caio André (PSC) declarou que Amazonino Mendes foi um dos maiores estadistas que o povo amazonense já conheceu. “Um homem honrado, justo, grande defensor da nossa população e dos direitos das famílias de Manaus e de todo o estado. Todos nós, homens públicos, um dia nos inspiramos em Amazonino e temos muito a agradecê-lo”, ressaltou.

Já a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, deputado Roberto Cidade (União Brasil), em nota. “O Amazonas está de luto. Neste momento de extremo pesar junto-me a centenas de milhares de amazonenses para lamentar o falecimento do ex-governador Amazonino Armando Mendes”, disse.

Segundo Cidade, Amazonino deixa um legado de obras públicas que dificilmente será superado. “Não tenho dúvidas de que se trata do maior líder político do Amazonas e um dos mais expressivos do Brasil. Um humanista, estadista e republicano como poucos, que agora junta-se a um seleto grupo de notáveis homens públicos que deixa esse plano para entrar para a história”, destacou.

O presidente da Aleam ressaltou ainda alguns dos feitos de Amazonino e que demonstram a importância do político na construção do legado deixado no Amazonas. Entre eles, a criação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a construção dos hospitais e prontos-socorros 28 de Agosto, João Lúcio e Francisca Mendes, além da Fundação Hemoam; a construção do Bumbódromo de Parintins; a revitalização do Teatro Amazonas, do Largo São Sebastião e do Complexo Turístico da Ponta Negra. Foi ainda responsável pela construção dos primeiros viadutos de Manaus, construídos na década de 1990 e de um dos principais programas de fomento à agricultura no Estado, o “Terceiro Ciclo”.

“O Negão, como se autointitulou, hoje descansou e passou para a história como o líder político mais longevo do nosso estado. De grandes realizações, Amazonino deixa um legado de, acima de tudo, alguém apaixonado pelo Amazonas. Foi estrategista, visionário e destemido. Realizou feitos indiscutíveis. Hoje, como tantos amazonenses, lamento sua partida ao mesmo tempo que celebro o legado desse grande amazonense. Vá em paz, Negão”, finalizou.

O Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, através da sua presidente, desembargadora Nelia Caminha, “Neste momento de perda, o Tribunal une-se à sociedade amazonense e homenageia a memória do ilustre ex-govenador”.

whatsapp image 2023 02 12 at 15.45.26

NOTA DE PESAR – EX-GOVERNADOR DO ESTADO, AMAZONINO ARMANDO MENDES

O Tribunal de Justiça do Amazonas expressa seu profundo pesar pelo falecimento do ex-governador do Amazonas, Amazonino Armando Mendes, ocorrido neste domingo (12/02), em São Paulo, onde se encontrava internado em tratamento de saúde.

Esta Corte de Justiça Estadual se solidariza com familiares e amigos do ex-governador, um dos políticos de maior relevância da história contemporânea do Amazonas, que esteve à frente do comando do Estado por quatro vezes, foi prefeito da capital por três vezes e representou os amazonenses no Parlamento Federal, como senador, com uma extensa trajetória de serviços prestados em prol do desenvolvimento da região.

Advogado, formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas, dentre tantas realizações que Amazonino legou ao Estado, destaca-se a criação, em 2001, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que ampliou aos concidadãos, da capital e do interior, o acesso ao Ensino Superior Público, em inúmeras áreas de formação, dentre elas a área jurídica.

Neste momento de perda, o Tribunal une-se à sociedade amazonense e homenageia a memória do ilustre ex-govenador.

Desembargadora Nélia Caminha Jorge Presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

23/02
15:04

“FORA DA CURVA”

“Amom é um político ‘fora da curva’, diferenciado e um grande fenômeno no estado do Amazonas. Agregar apoio político e popular aos 23 anos de idade é algo que ocorre de tempos em tempos.” O comentário foi feito na manhã desta sexta-feira (23), no evento de lançamento da pré-candidatura do deputado federal Amom Mandel (Cidadania) a prefeito de Manaus, à reportagem do site O Poder.com pelo experiente político e membro do PSDB-AM, Humberto Michiles.

23/02
14:46

VICE DE AMOM?

O pré-candidato oficial da Federação PSDB-Cidadania, deputado federal Amom Mandel, tem a liberdade de escolher quem será seu vice na chapa à prefeitura de Manaus, sem nenhuma intervenção dos partidos e apoiadores de sua campanha. A afirmação foi feita pelo senador Plínio Valério, presidente da federação, em entrevista ao site OPoder.com. Amom afirmou que as conversas estão avançadas, mas ainda não há um nome definido.

08/02
14:52

FINANCIAMENTO PÚBLICO X PRIVADO

O deputado Adjuto Afonso (UB) comentou nesta quinta-feira, 08/02, durante o lançamento do programa de financiamento + Créditos Amazonas da AFEAM, que o governo tem facilitado muito para o microempreendedor do interior através do programa. Para o deputado, não foi surpresa o anúncio da agência ser a primeira do país em financiamento público para microempreendedores. Oriundo da calha do rio Purus, ele fala com propriedade.

01/02
11:45

VAI DE PDT

O vereador de Itacoatiara, Arnoud Lucas, que é pré-candidato à prefeitura daquele município, revelou ao site O Poder que aguardará o período da janela partidária (7 de março a 5 de abril) para sair do atual partido em que está filiado, o Partido Verde (PV), e mudar para o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ele afirmou que já recebeu o aval do presidente estadual da legenda no Amazonas, o ex-deputado estadual Luiz Castro, e acredita que terá no PDT-AM o suporte necessário para viabilizar o seu projeto de candidatura à prefeitura de Itacoatiara.

30/01
12:16

DISCORDÂNCIAS DE DESTERRO

Na 2ª sessão ordinária do TCE-AM em 30/01/2024, o conselheiro Érico Desterro expressou descontentamento com a mudança de postura do tribunal em relação aos pedidos de vista, lamentando a proibição de vistas para ausentes na sessão, embora tenha usado esse recurso. Apesar de concordar com a nova decisão, pediu sua aplicação uniforme. Surpreendido com a publicação de uma resolução sobre mudanças nas datas das câmaras, alegou falta de aprovação pelo pleno, solicitando revisão do procedimento. Apesar da derrota nesse tema, comprometeu-se a manter as sessões às segundas-feiras até a alteração no Regimento Interno.

Ver mais >>

Programas