AO VIVO

Casas Legislativas e órgãos estaduais também comentam morte de líder político

MANAUS | AM Desde o início da manhã deste domingo (12) órgão estaduais e municipais prestam homenagens ao ex-prefeito e ex-governador Amazonino Mendes que morreu no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Uma das primeiras instituições que emitiu nota de pesar foi o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). O presidente do TCE-AM, […]

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

MANAUS | AM

Desde o início da manhã deste domingo (12) órgão estaduais e municipais prestam homenagens ao ex-prefeito e ex-governador Amazonino Mendes que morreu no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Uma das primeiras instituições que emitiu nota de pesar foi o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).

O presidente do TCE-AM, Conselheiro Érico desterro lamentou a morte e disse que Amazonino Mendes é parte da história do Amazonas.

whatsapp image 2023 02 12 at 14.52.17

O presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Caio André (PSC) declarou que Amazonino Mendes foi um dos maiores estadistas que o povo amazonense já conheceu. “Um homem honrado, justo, grande defensor da nossa população e dos direitos das famílias de Manaus e de todo o estado. Todos nós, homens públicos, um dia nos inspiramos em Amazonino e temos muito a agradecê-lo”, ressaltou.

Já a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, deputado Roberto Cidade (União Brasil), em nota. “O Amazonas está de luto. Neste momento de extremo pesar junto-me a centenas de milhares de amazonenses para lamentar o falecimento do ex-governador Amazonino Armando Mendes”, disse.

Segundo Cidade, Amazonino deixa um legado de obras públicas que dificilmente será superado. “Não tenho dúvidas de que se trata do maior líder político do Amazonas e um dos mais expressivos do Brasil. Um humanista, estadista e republicano como poucos, que agora junta-se a um seleto grupo de notáveis homens públicos que deixa esse plano para entrar para a história”, destacou.

O presidente da Aleam ressaltou ainda alguns dos feitos de Amazonino e que demonstram a importância do político na construção do legado deixado no Amazonas. Entre eles, a criação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a construção dos hospitais e prontos-socorros 28 de Agosto, João Lúcio e Francisca Mendes, além da Fundação Hemoam; a construção do Bumbódromo de Parintins; a revitalização do Teatro Amazonas, do Largo São Sebastião e do Complexo Turístico da Ponta Negra. Foi ainda responsável pela construção dos primeiros viadutos de Manaus, construídos na década de 1990 e de um dos principais programas de fomento à agricultura no Estado, o “Terceiro Ciclo”.

“O Negão, como se autointitulou, hoje descansou e passou para a história como o líder político mais longevo do nosso estado. De grandes realizações, Amazonino deixa um legado de, acima de tudo, alguém apaixonado pelo Amazonas. Foi estrategista, visionário e destemido. Realizou feitos indiscutíveis. Hoje, como tantos amazonenses, lamento sua partida ao mesmo tempo que celebro o legado desse grande amazonense. Vá em paz, Negão”, finalizou.

O Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, através da sua presidente, desembargadora Nelia Caminha, “Neste momento de perda, o Tribunal une-se à sociedade amazonense e homenageia a memória do ilustre ex-govenador”.

whatsapp image 2023 02 12 at 15.45.26

NOTA DE PESAR – EX-GOVERNADOR DO ESTADO, AMAZONINO ARMANDO MENDES

O Tribunal de Justiça do Amazonas expressa seu profundo pesar pelo falecimento do ex-governador do Amazonas, Amazonino Armando Mendes, ocorrido neste domingo (12/02), em São Paulo, onde se encontrava internado em tratamento de saúde.

Esta Corte de Justiça Estadual se solidariza com familiares e amigos do ex-governador, um dos políticos de maior relevância da história contemporânea do Amazonas, que esteve à frente do comando do Estado por quatro vezes, foi prefeito da capital por três vezes e representou os amazonenses no Parlamento Federal, como senador, com uma extensa trajetória de serviços prestados em prol do desenvolvimento da região.

Advogado, formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas, dentre tantas realizações que Amazonino legou ao Estado, destaca-se a criação, em 2001, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que ampliou aos concidadãos, da capital e do interior, o acesso ao Ensino Superior Público, em inúmeras áreas de formação, dentre elas a área jurídica.

Neste momento de perda, o Tribunal une-se à sociedade amazonense e homenageia a memória do ilustre ex-govenador.

Desembargadora Nélia Caminha Jorge Presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas