AO VIVO

‘Ativistas da internet’ que se calaram na crise de queimadas na Amazônia

A situação no Amazonas é desesperadora, com uma onda de fumaça que afeta a saúde da população e o meio ambiente

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Apesar da Amazônia enfrentar atualmente uma crise de queimadas e uma onda de fumaça que está sufocando Manaus e outras cidades do Amazonas, algumas celebridades que já se posicionaram em “defesa da floresta” estão em silêncio.

Greta Thunberg, intitulada como o ícone da luta da juventude contra as mudanças climáticas, e que coordenou protestos pela Amazônia em diversos momentos, está notavelmente ausente.

Leonardo DiCaprio, que mais recentemente elogiou Lula e atacou Bolsonaro por desmatamento, também permanece em silêncio. A cantora Anitta, que em Portugal em 2022 disse que a Amazônia é uma ‘grande terra de ninguém’, não abordou a crise atual. Hosana de Lima, uma maquiadora e Youtuber que protestou pintando uma girafa em defesa da Amazônia, e até mesmo celebridades brasileiras como Luciano Huck, Angélica e Xuxa, que já falaram sobre a região, também estão “desaparecidos”,  enquanto a floresta queima e a população afetada precisa de ajuda. 

A situação no Amazonas é desesperadora, com uma onda de fumaça que afeta a saúde da população e o meio ambiente. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou um número recorde de 2.770 focos de calor ativos no estado somente em outubro, apesar de ser apenas metade do mês.

A deputada estadual Joana Darc alertou que mais de 95% das queimadas na Amazônia são causadas deliberadamente pela ação criminosa de seres humanos e defendeu a prisão para os responsáveis, considerando essas ações como crimes continuados contra a humanidade e o meio ambiente. Também nesta semana, o superintendente regional do Ibama no Amazonas, Joel Araújo, apontou os agropecuaristas como responsáveis, mas não forneceu detalhes sobre suas atividades, o tamanho de suas propriedades, autuações legais, ou provas concretas que os conectem aos incêndios.

Nesta sexta-feira, a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, sugeriu que o público não compreende as questões ambientais. Ela pediu o “apoio da população” para combater as queimadas e acusa a ação criminosa em propriedades privadas e áreas públicas como um fator agravante. O governo anunciou medidas paliativas, mas não apresentou ações concretas para lidar com as queimadas no Amazonas.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

22/01
15:39

JULGAMENTO ADIADO

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.

22/01
15:36

RESSARCIMENTO BORBA

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) determinou o bloqueio cautelar dos bens do ex-prefeito de Borba, Simão Peixoto Lima, por seis meses, visando garantir o ressarcimento de danos relacionados a contratos suspeitos. A decisão foi publicada nesta terça-feira (21).

22/01
15:31

GASOLIMA SEM LICITAÇÃO

David Reis (Avante), presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), assinou um documento dispensando a licitação para a contratação da empresa LS Serviços de Organização de Eventos Ltda, de forma emergencial publicada no Diário Oficial Eletrônico Legislativo Municipal, na edição de terça-feira (21). De acordo com a publicação o contrato foi firmado por 12 meses, com o valor de R$ 1.541.102,54.

22/01
15:18

INQUÉRITO MPAM MANACAPURU

A 3ª Promotoria de Justiça de Manacapuru instaurou um inquérito para investigar possíveis irregularidades na contratação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), além do descumprimento do piso salarial das categorias.

14/01
16:43

TRANSIÇÃO GOVERNO AUTAZES

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) manteve a decisão que obriga o ex-prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, a entregar documentos sobre a transição de governo após denúncia de irregularidades apresentada por Willian Menezes. A decisão, conduzida pelo conselheiro Júlio Assis Pinheiro, prevê penalidades em caso de descumprimento.

Ver mais >>

Programas