AO VIVO
Economia - 04 de maio de 2022
Foto:

Após tentar pela via política, Wilson Lima articula meio jurídico de blindar a Zona Franca de Manaus

Governador teve encontro com o ministro Alexandre de Moraes nesta quarta-feira e deve se reunir com o presidente do STF, Luiz Fux na quinta

Por: Alvaro Corado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) se reuniu na noite desta quarta-feira (4), com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes no intuito de sensibilizá-lo da importância da Zona Franca de Manaus (ZFM) para a economia do estado. O magistrado é o relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ingressada pelo Governo contra o decreto federal zerou o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de bebidas não alcóolicas e colocou em xeque a competitividade do polo de concentrados.

O chefe do Executivo Estadual tem recorrido a todas as possibilidades possíveis para blindar o Polo Industrial de Manaus (PIM) ante os vários decretos de redução de IPI e que colocam em risco os quase 500 mil empregos diretos e indiretos gerados pelo modelo. Primeiramente tentou por meio do diálogo político com o presidente Jair Bolsonaro (PL) e como não obteve êxito, está em Brasília em busca de conversar e convencer ministros da Suprema Corte. Nesta quinta-feira (5), inclusive, deve se encontrar com presidente do Supremo, ministro Luiz Fux.

“Acabamos de reunir com o ministro do STF, Alexandre de Moraes. Ele é relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade que entramos contra o decreto que zera o IPI dos concentrados. Explicamos a importância do modelo Zona Franca de Manaus para o desenvolvimento social, econômico e ambiental da Amazônia”, escreveu o governador nas redes sociais logo após a reunião.

Wilson relevou, também, que será protocolada uma nova ADI no STF que questiona o decreto que reduziu linearmente o IPI em 35% e não excepcionalizou todos os produtos produzidos na ZFM.

“Vamos fazer de tudo para preservar os empregos gerados em nosso polo industrial”, afirmou.

Além do governador, participaram do encontro com Alexandre de Moraes o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Roberto Cidade (União Brasil), o secretário de Fazenda do Estado, Alex Del Giglio e o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Mauro Campbell, que é amazonense.

Outra frente

Em paralelo às articulações do governador do Estado, o vice-presidente da Câmara Federal, deputado Marcelo Ramos (PSD) também tem buscado soluções para resguardar a ZFM. E na noite desta quarta-feira, o parlamentar esteve com Luiz Fux e afirmou que trabalha num processo de sensibilização dos magistrados da Corte.

“O ministro Fux tem muitos laços com o Amazonas, conhece o nosso modelo Zona Franca e sabe da sua importância para o bom funcionamento do nosso estado, das escolas, da Universidade, dos hospitais e do interior do estado. Obviamente que ele tem compromisso maior com a Constituição e precisa olhar o Brasil como um todo. Mas, não temos dúvida que estamos do lado certo, posto que o STF já reconheceu reiteradas vezes as vantagens comparativas da Zona Franca”, disse.

#Wilson Lima Manaus IPI ZFM alexandre de moraes

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

14/03
17:47

VIAGEM CARIBE

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) abriu investigação sobre a viagem do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), a Saint Barthélemy, no Caribe, após denúncias de possível custeamento com recursos públicos. O prefeito nega irregularidades e afirma ter arcado com os custos.

14/03
17:43

CONCURSO CMM

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) decidiu anular os três editais do concurso público realizado em setembro de 2024, após recomendação do Ministério Público do Amazonas (MPAM). A decisão foi tomada com o apoio de 23 dos 24 vereadores e da Procuradoria-Geral da Casa, devido a falhas que comprometeram a transparência do certame.

14/03
17:39

CONCURSO ALEAM

Após 14 anos, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) voltará a realizar um concurso público. O presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (União Brasil), anunciou nesta quarta-feira (13) que o certame oferecerá 100 vagas, sendo 60 para nível superior e 40 para nível médio, além de um cadastro reserva com 200 vagas.

14/03
17:27

DESAPROVAÇÃO GOVERNO LULA

Uma nova pesquisa da Ipsos-Ipec, divulgada nesta quinta-feira (13), indica um crescimento na insatisfação com o governo do presidente Lula (PT). O levantamento mostra que 41% dos brasileiros classificam a gestão como “ruim” ou “péssima”, um aumento de sete pontos percentuais em relação a dezembro de 2024, quando o índice era de 34%.

12/03
17:24

MANAUS SOLIDÁRIA

Janaína Jamilla anunciou sua saída do Fundo Manaus Solidária após dois meses no cargo. Em postagem nas redes sociais, afirmou que deixará a função para se dedicar aos negócios e à família. Nomeada em janeiro, sua escolha foi questionada por falta de formação técnica na área. Ex-candidata pelo Avante, ocupava um cargo equivalente a subsecretária, com salário de R$ 22 mil. Em sua despedida, destacou projetos que coordenou, mas não mencionou o prefeito David Almeida ou a primeira-dama.

Ver mais >>

Programas