AO VIVO

Amazonino Mendes lutou para sobreviver com coragem e juventude

Ex-governador do Amazonas faleceu na manhã deste domingo (12) aos 83 anos, em São Paulo

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

MANAUS | AM

Um dos mais longevos políticos do Amazonas, Amazonino Mendes (Cidadania) viveu como muitos homens públicos gostariam de viver. O político, que faleceu neste domingo (12), aos 83 anos, por conta de uma pneumonia, vinha apresentando quadro de saúde debilitado nos últimos anos e, mesmo assim, mostrava a coragem e a força de um menino na luta para sobreviver.

Amazonino estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde final de dezembro de 2022, por conta de complicações de uma pneumonia, que surgiu de uma inflamação do intestino grosso. O ex-governador precisou ser sedado neste sábado (11), permaneceu com quadro estável, mas não resistiu às complicações da doença.

Eleito por quatro vezes governador do Estado, três vezes prefeito de Manaus e uma vez senador da República, o político combatia os anos de vida pública que, iminentemente, chegaram com a velhice de um homem de 83 anos. Nas eleições de 2022, quando concorreu, mais uma vez, ao cargo de governador do Amazonas, Mendes buscou falar a língua dos jovens e se adequou às influências da internet. As costas sobrecarregadas de anos de experiências, no entanto, soaram mais alto e eclodiram quando o político aparecia em público.

Ainda em pré-campanha, em julho do ano passado, imagens do então pré-candidato ao governo mostravam Amazonino Mendes visivelmente com dificuldade de locomoção. Na época com 82 anos, o político apareceu em vídeos sendo submetido a esforço físico, durante a posse da nova presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), no Centro de Manaus.

Os momentos mais críticos foram quando o ex-governador se levantava e sentava na cadeira. Nas ocasiões, segundo mostraram vídeos da época, sempre havia uma pessoa para ampará-lo.

Em viagens ao interior do Estado, também era possível perceber o ex-governador se locomovendo com dificuldade e com exaustão. Em julho de 2022, Mendes fez viagem de jatinho à Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus) para fazer pré-campanha.

Na época, em imagens publicadas pelo Portal local da cidade, o LCJ, era possível notar o então pré-candidato fazendo uma declaração ao repórter do portal sobre retornar ao município de Itacoatiara. Ao responder o jornalista, o ex-governador mostrou esboçando reação ligeiramente confusa.

Nos bastidores, o que circulava na época era que Amazonino estava sendo sujeitado por aliados políticos a se candidatar nas eleições ao Governo do Amazonas em meio a tratamentos de saúde que não eram esclarecidos à imprensa.

Em meio aos ocorridos, o ex-governador do Amazonas sempre buscava transparecer lucidez e discursava que era preciso lembrar da história dele e que “nem sempre a pessoa idosa é velha nas ideias”.

Foto: Reprodução

#Amazonino morte legado

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas