AO VIVO

Amazonas registra mais de 7,5 mil novas empresas

A segmentação de serviços liderou o número de empresas abertas em 2022

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus – AM|

O Amazonas, por meio da Junta Comercial do Estado (Jucea), registrou a constituição de 7.568 novos empreendimentos em solo amazonense, de janeiro a dezembro de 2022. Conforme os dados do Sistema de Registro Mercantil (SRM) da autarquia – vinculado ao Ministério da Economia –, a segmentação de serviço liderou o número de empresas abertas, com um total de 4.235 novos negócios na área.

Conforme o relatório do SRM, o mês de maio obteve o maior número de empresas constituídas no estado no ano de 2022, foram criados 811 novos CNPJs. O número é 11,9% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, que teve 727 aberturas.

Para a presidente interina da autarquia, Jacqueline Alfaia, a Jucea tem trabalhado continuamente para fornecer um ambiente de negócios atrativo para o empreendedorismo no Amazonas.

“Seguimos trabalhando para oferecer as melhores condições aos empreendedores que aqui querem investir. Facilitando e otimizando ao máximo todos nossos serviços aos usuários”, afirmou.

No ano de 2022, foram extintas 3.557 empresas, 629 empresas a mais do que o registrado em 2021, que teve o número de 3.128 extinções. Ainda de acordo com o Sistema de Registro, agosto de 2022 foi o mês que arquivou o maior número de extinções no estado, com um total de 358 empresas.

Natureza jurídica

Entre os tipos empresariais mais registrados no Amazonas em 2022, a modalidade Sociedade Empresária Limitada liderou a procura pelo empreendedor, com um total de 4.673 constituições. Seguida do registro de Empresário Individual, com 2.627 aberturas.

Municípios

Entre os municípios do estado que tiveram maior número de constituição de novos empreendimentos, destacam-se a capital do Amazonas, com 5.512 novos registros; seguida de Itacoatiara, com 204; Humaitá, com 157; Manacapuru, com 153; e Parintins, com 142 novas empresas.

Segmentação

Nos dados consolidados pela segmentação de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), em 2022, no Amazonas, a segmentação de serviços segue como líder na aberta de empresas, seguida da segmentação de comércio com 2.812 e de 295 na segmentação de indústria.

Tempo de abertura

A Junta Comercial segue trabalhando para reduzir ainda mais o tempo de abertura de novas empresas no Amazonas. E como resultado em 2022, o tempo médio para a abertura de uma nova empresa no estado passou a ser de 3 horas e 49 minutos. Em 2021, o tempo médio era de 4 horas e 44 minutos, uma redução de 55 minutos na análise de processos de registro empresarial.

Arrecadação

Outro ponto positivo demonstrado pelo SRM é quanto à arrecadação da autarquia, que foi de R$ 12.957.194,92 em 2021. Para, em 2022, um total de R$ 14.493.029,05.

Os dados da Jucea não incluem os Microempreendedores Individuais (MEIs), que são constituídos de forma virtual, por meio do portal do Empreendedor, do Governo Federal.

Foto: Divulgação/Jucea

Com informações da assessoria*

#Amazonas empresa

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas