Alemão fundamenta alegação citando decreto de 1906 que estipula a obrigatoriedade da exibição do brasão da prefeitura em todos os órgãos públicos e obras, em contraposição ao uso de mosaicos
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
O vereador William Alemão (Cidadania) anunciou nesta quarta-feira (24), que formalizou uma representação junto ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) contra o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), alegando violações aos princípios da impessoalidade, legalidade e moralidade administrativa. O motivo dessa medida é a utilização de pinturas em mosaico em vias públicas, prédios governamentais e equipamentos municipais.
Alemão fundamenta sua alegação citando um decreto de 1906 que estipula a obrigatoriedade da exibição do brasão da prefeitura em todos os órgãos públicos e obras, em contraposição ao uso de mosaicos. Ele sustenta que essas ações configuram um desrespeito aos princípios administrativos e caracterizam improbidade administrativa por parte do prefeito Almeida.
Ele afirmou: “É notório, Manaus inteira vê essa pintura feita pela prefeitura que nada mais é um meio de ganhar publicidade às margens de uma eleição.”
Da base que faz oposição ao prefeito, este não é o primeiro movimento de Alemão contra essa questão. Em 2023, ele já havia apresentado uma representação com o mesmo teor ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), onde está em análise sob a relatória do conselheiro Luis Fabian Pereira Barbosa.
“Desde o início da gestão, o prefeito vem se empenhando em deixar registrado, às vistas de todos, de forma ampla e irrestrita, sob várias formas, a sua marca pessoal. Se você olhar o manual de identidade visual da Prefeitura de Manaus, as cores da Prefeitura agora são laranja, verde-esmeralda e roxo, coincidentemente, quase as mesmas cores do partido Avante, que são laranja e verde-esmeralda”, disse o vereador
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.
O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.
O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.
Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.
Deixe um comentário