O Diretório Estadual do Progressistas (PP) em Roraima anunciou a saída da vereadora Elyzarda Byanca Figueira de Carvalho, do município de Iracema, dos quadros do partido. A decisão foi tomada pelo Conselho de Ética da sigla, que avaliou a conduta da parlamentar como incompatível com as diretrizes internas da legenda.
Segundo nota divulgada nesta sexta-feira (30), a vereadora passou a adotar posicionamentos políticos contrários à orientação do partido, especialmente em relação ao apoio à atual gestão municipal. O desligamento já foi comunicado à Justiça Eleitoral.
A direção estadual afirmou ainda que buscou manter o diálogo com a parlamentar, mas considerou necessária a medida para preservar a coerência e a unidade do partido em suas bases.
Nota completa do Progressistas
O Diretório Estadual do Partido Progressistas em Roraima comunica à sociedade roraimense que, após a devida tramitação do Processo Administrativo Disciplinar nº 01/2025, e respeitando integralmente o Estatuto do partido e os princípios do devido processo legal, foi deliberado por unanimidade o cancelamento da filiação partidária e expulsão da sigla da vereadora Elyzarda Byanca Figueira de Carvalho, eleita pelo município de Iracema/RR.
A decisão foi motivada por reiterada conduta política em desacordo com as diretrizes institucionais do partido e apoio declarado à gestão adversária da legenda, contrariando a orientação do Progressistas, sem qualquer justificativa estatutária ou política válida. A ausência de defesa da representada, apesar de regularmente citada, configurou revelia, e o Conselho de Ética ad hoc recomendou a aplicação da penalidade máxima prevista no artigo 95, inciso IV, do Estatuto.
Reforçamos que o Progressistas pauta sua atuação na coerência, lealdade e respeito às diretrizes partidárias. Toda filiação é um compromisso com valores coletivos e com o eleitorado que confia na legenda como instrumento de transformação política.
A decisão já foi registrada em ata e será devidamente comunicada à Justiça Eleitoral.
Deixe um comentário