Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa O Projeto de Lei (PL) 97/2021 que propõe a instituição da semana do Artesanato e a Semana do Artesanato Urbano e Rural no calendário oficial de Manaus, em reforço ao dia do Artesão que é comemorado no dia 19 de março, de autoria do vereador […]
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa
O Projeto de Lei (PL) 97/2021 que propõe a instituição da semana do Artesanato e a Semana do Artesanato Urbano e Rural no calendário oficial de Manaus, em reforço ao dia do Artesão que é comemorado no dia 19 de março, de autoria do vereador Peixoto, líder do Partido Trabalhista Cristão (PTC) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), foi aprovado durante sessão plenária desta semana.
“Julgamos oportuna a presente propositura legislativa como forma de valorizar e incentivar o primoroso trabalho de todos os artesãos de nosso município, para a qual contamos com o apoio de nossos Pares”, disse Peixoto.
Peixoto enfatizou que o artesanato amazonense é conhecido em todo o mundo por sua criatividade, originalidade e especialmente por utilizar produtos da natureza como matéria-prima na confecção das peças, carregando a cultura local e contribuindo de forma direta para a geração de renda de muitas famílias.
“Por trás de cada peça de artesanato há uma identidade cultural inserida, há uma história de vida, há um diferencial que torna o item exclusivo e não facilmente encontrado em outros lugares, por isso o artesanato amazonense atrai tanta atenção dos turistas e da sociedade como um todo”, destacou o vereador.
O parlamentar esclareceu ainda que o objetivo do PL é prestigiar os artesãos do nosso município por meio da instituição de uma campanha de valorização e promoção ao artesanato urbano e rural, realizada anualmente na semana do dia 19 de março.
“Sob essa perspectiva, saber identificar e estimular a identidade cultural de nossa região, por meio do artesanato é de fundamental importância para a cultura e para o artesanato em si”, concluiu Peixoto.
O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.
Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.
Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Deixe um comentário