AO VIVO
Legislativo - 23 de março de 2022
Foto:

‘Vamos continuar fiscalizando’, diz Jander Lobato sobre irregularidades em medidores da Amazonas Energia

De acordo com o vereador Jender Lobato, essas irregularidades geraram três autos de infração, sendo homologados dois processos, no valor de R$ 400 mil

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

O vereador Jander Lobato (PTB) afirmou que a identificação de seis novos medidores com irregularidades da Amazonas Energia, neste mês de março, pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), representa o fortalecimento da cobrança dos órgãos de fiscalização e dos Poderes Legislativos e da sociedade civil para os problemas ocasionados pela concessionária no Estado.

Na última segunda-feira (21), o Ipem multou a Amazonas Energia pelas irregularidades identificadas em 36 medidores convencionais, de um total de 2.032 fiscalizados de janeiro até essa segunda-feira.

Essas irregularidades geraram três autos de infração, sendo homologados dois processos, no valor de R$ 400 mil. O terceiro auto de infração, a concessionária tem um prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao instituto, pelos seis novos medidores reprovados no mês de março.

No dia 17 de fevereiro, foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Manaus (CMM), de autoria do vereador Jander Lobato, para esclarecer dúvidas e cobrar respostas sobre as irregularidades da Amazonas Energia acerca dos medidores instalados nas residências.

A audiência contou com a presença do vice-presidente da Amazonas Energia S.A, Radyr Gomes de Oliveira e do diretor-presidente do Ipem, Márcio André Brito. Na ocasião, Radyr Gomes havia afirmado que, os consumidores prejudicados pela falha na medição do consumo, seriam ressarcidos pela empresa.

“Quando realizamos a audiência pública na Câmara, pedimos que fossem esclarecidas muitas dúvidas e que a sociedade tivesse respostas para esse problema. Essas novas irregularidades encontradas são frutos da nossa cobrança como cidadãos e representantes do povo nas casas legislativas e nos demais órgãos de fiscalização. Estamos acompanhando de perto todas essas etapas e cobrando respostas para o que foi dito durante a audiência para que tenhamos respostas que ajudem a melhorar a vida da nossa população”, explicou Jander Lobato.

Nas duas primeiras semanas de fevereiro, o Ipem havia identificado 24 medidores irregulares que se somaram aos seis aparelhos com problemas detectados no mês de janeiro. Na ocasião, 1.100 medidores antigos foram vistoriados pelo órgão. Em alguns casos, com o erro de medição, o valor cobrado chegava a ser o dobro.

Diariamente, o Ipem recebe cerca de 70 denúncias de consumidores, por meio da ouvidoria do Ipem e pela CPI Itinerante, realizada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O Ipem fez gestão junto à concessionária de energia para retirar esses equipamentos e disponibilizar para a perícia do Ipem.

O diretor-presidente do Ipem, engenheiro Márcio André Brito, explicou que os resultados apresentados até hoje fazem parte do plano de trabalho pactuado com o Inmetro. “Os resultados obtidos até o momento são frutos de um planejamento de trabalho feito pelo Ipem. E, por isso, nós seguimos com as fiscalizações na capital e interior”, disse Márcio André Brito.

#Amazonas #amazonas Energia Manaus Irregularidades jender lobato medidores

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

23/07
12:40

CONVENÇÃO EM ITACOATIARA

Na noite de sábado, 20 de julho, o Podemos realizou uma convenção em Itacoatiara para oficializar Arnoud Lucas como candidato a prefeito nas eleições de 2024. O evento reuniu milhares de pessoas e anunciou 31 candidatos a vereador pelo Podemos e PMB. O vereador destacou a necessidade de mudança e participação popular, reforçando o compromisso com o progresso da cidade.

23/07
12:39

VICE DE ALBERTO NETO

Em entrevista ao site O Poder, neste sábado (20), o deputado federal Alberto Neto (PL) revelou que seu pré-candidato a vice será da mesma ideologia política, da direita, e não há chances de ser vice do pré-candidato Roberto Cidade (União Brasil). Neto destacou a lealdade à direita e a Jair Bolsonaro, e anunciou que a convenção do Partido Liberal (PL) está prevista para 3 de agosto, onde serão oficializados a chapa majoritária e os candidatos a vereador.

23/07
12:37

CONVENÇÃO EM PAUINI

No sábado, 20, mais de 2 mil pessoas compareceram à convenção partidária do “Bloco de Evolução do Município” (Coligação do Bem) em Pauini. O prefeito Renato Afonso (PSD) teve seu nome confirmado como candidato à reeleição, compondo a chapa com o vice-prefeito Paulo da Gasolina (PL). A coligação tem o apoio do União Brasil e dos Progressistas. O prefeito destacou os avanços realizados e a necessidade de continuar o projeto de evolução do município.

23/07
12:36

CANDIDATURA HISTÓRICA

Neste domingo, 21 de julho, o União Brasil realizou uma convenção em Rio Preto da Eva, reunindo 10 mil pessoas. A professora Socorro Nogueira foi oficializada candidata à prefeitura e João Queiroz a vice. É a primeira vez que uma mulher se candidata à prefeitura no município. O evento contou com a presença de diversas autoridades políticas e mensagens de figuras nacionais.

23/07
12:33

CIDADE CRESCE

Um novo estudo eleitoral divulgado pelo Instituto Pontual Pesquisas nesta segunda-feira (22) revela o crescimento nas intenções de voto do deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) na corrida para a Prefeitura de Manaus nas eleições de 2024. Segundo a pesquisa realizada entre 14 e 18 de julho de 2024, Roberto Cidade, posicionado em terceiro, subiu de 9,0% para 12,8% em comparação com o levantamento anterior de abril deste ano. David Almeida (Avante) lidera com 29,8%, seguido por Amom Mandel (Cidadania) com 25,2%. Alberto Neto (PL) tem 8,5%, em quarto lugar.

Ver mais >>

Programas