AO VIVO
Legislativo - 01 de novembro de 2024
Foto: Reprodução/ Internet

Univaja repudia declaração de Omar Aziz sobre assassinatos de Bruno Pereira e Dom Phillips

Entidade indígena contesta fala do senador e reforça gravidade do crime em defesa dos povos indígenas

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

A União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) emitiu uma nota de repúdio à declaração feita pelo senador Omar Aziz (PSD/AM) sobre os assassinatos do servidor da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Bruno Pereira, e do jornalista britânico Dom Phillips. O caso ocorreu em Atalaia do Norte enquanto ambos atuavam em defesa das comunidades indígenas da Terra Indígena Vale do Javari.

Durante reunião da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, na quarta-feira (30), Omar Aziz sugeriu que o crime não teria relação com o tráfico de drogas, propondo uma versão em que o assassinato teria sido motivado por um conflito pessoal envolvendo um dos autores do crime, supostamente humilhado por um funcionário.

A Univaja considerou as declarações do senador um “desserviço” à memória das vítimas e às investigações realizadas. A entidade ressaltou que Bruno e Dom foram “brutalmente assassinados,” com os corpos “esquartejados, incendiados e enterrados” nas proximidades de um igarapé.

Em sua nota, a Univaja criticou Aziz por “culpabilizar as vítimas pelo crime” e sugeriu que o senador estaria ajudando a desinformação ao questionar o duplo homicídio, que envolveu um indigenista atuando no exercício de suas funções. A Univaja também mencionou que, se o senador possui informações adicionais sobre o crime, ele tem o dever de repassá-las às autoridades para contribuir com o processo legal e as investigações.

Por fim, a entidade demanda que Omar Aziz se retrate “diante do povo do Amazonas que o elegeu e do povo brasileiro,” reforçando a seriedade da defesa dos povos indígenas e a responsabilidade das autoridades em assegurar justiça no caso.

Leia mais: Omar Aziz afirma que assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips ocorreu por humilhação familiar

#Omar Aziz Univaja

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

23/01
19:40

PREFEITO TEFÉ ATRAÇÕES

O prefeito de Tefé, Nicson Marreira (União Brasil), anunciou a contratação de três atrações para a 22ª Festa da Castanha, evento tradicional do município. O anúncio gerou repercussão devido aos altos valores envolvidos.

23/01
19:39

PREFEITO BELÉM NOMEAÇÃO

O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), escolheu uma prima de seu primo, o governador Helder Barbalho (MDB) para ocupar seu secretariado. Normando indicou a vereadora Nayara Barbalho da Cruz para chefiar a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade. A prefeitura alega critérios técnicos para a nomeação.

23/01
19:39

DAVID PERDE PROCESSO

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) rejeitou uma ação movida pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), contra o vereador Rodrigo Guedes (PP), que o chamou de “grosseiro” e “corrupto” em um post nas redes sociais. A decisão foi tomada pelo juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, do 10º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.

23/01
19:38

LULA PEDALADA

A recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de bloquear R$ 6 bilhões destinados ao programa Pé-de-Meia desencadeou uma reação significativa da oposição, que agora articula pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

22/01
15:39

JULGAMENTO ADIADO

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.

Ver mais >>

Programas