AO VIVO
Legislativo - 25 de março de 2021
Foto:

TCE-AM rejeita ação de Wilker Barreto contra ADS sobre ilegalidades em licitações

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) indeferiu, nesta quinta-feira (25), o pedido de medida cautelar, ingressado pelo deputado estadual Wilker Barreto (Podemos), contra a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS). O parlamentar alegou haver ilegalidade em uma licitação realizada pelo órgão, e pediu […]

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) indeferiu, nesta quinta-feira (25), o pedido de medida cautelar, ingressado pelo deputado estadual Wilker Barreto (Podemos), contra a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS). O parlamentar alegou haver ilegalidade em uma licitação realizada pelo órgão, e pediu a suspensão do pregão. A Corte de Contas constatou que não há elementos que comprovem a denúncia.

A decisão foi proferida pela conselheira do TCE-AM, Yara Amazônia Lins Rodrigues dos Santos.

Na representação de medida cautelar, o deputado Wilker Barreto afirmou que houve ilegalidade por parte da ADS, ao contratar serviços especializados em consultoria, assessoria, desenvolvimento e gestão de projetos. O parlamentar afirmou que houve descumprimento de decretos vigentes, em que suspendiam a contratação em período de pandemia da Covid-19.

Ao indeferir a medida cautelar, a conselheira do TCE-AM afirmou que não há elementos que comprovem a denúncia, já que o decreto citado pelo deputado foi revogado no dia 4 de agosto do ano passado.

Yara Lins reforçou, ainda, que o decreto suspendia apenas contratações, mas não proibia a realização de licitações no Estado.

“De forma que não restam demonstrados elementos que comprovem que a Licitação ora rechaçada foi realizada à margem das legislações vigentes, primeiramente, porque o decreto mencionado pelo Representante não proibia realização de licitações e sim de contratações e ainda pelo mesmo já ter sido revogado. Assim, nesse primeiro momento não vislumbro caráter irregular na realização do Pregão”, diz a decisão.

Árvore de Natal

Ainda neste ano, o TCE-AM também arquivou um processo de medida cautelar, assinado pelos deputados Wilker Barreto e  Dermilson Chagas (Podemos). Eles alegavam a prática de gastos exorbitantes, por parte do governo do Estado, com decoração natalina.

Um laudo técnico da Corte de Contas apontou que os valores utilizados na decoração da árvore de Natal, instalada no Largo São Sebastião, obedecia os padrões de mercado.

Nota de resposta do deputado Wilker Barreto

O Deputado Estadual Wilker Barreto (Podemos) esclarece que a representação com pedido de Medida Cautelar ao Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), solicitando a suspensão do Pregão Presencial n° 001/2021 da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas (ADS), no valor de R$6.190.316,85 milhões, para a contratação de serviços técnicos e especializados, questiona a despesa milionária do Governo do Amazonas durante a pandemia.

Importante deixar claro que o indeferimento do TCE-AM, nesta quinta-feira, 25, foi quanto à Medida Cautelar, e não em relação ao procedimento, que prossegue na Corte de Contas.

Para finalizar, o deputado destaca que inúmeras representações contra a gestão Wilson Lima, de sua autoria, foram aceitas ao longo do mandato, somando quase R$90 milhões economizados dos cofres públicos, após denúncias.

#Wilker Barreto

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/09
19:24

HOMENAGEM AO PGJ

O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.

25/09
19:02

CONDEFESA AMAZÔNIA

Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.

18/09
12:47

COMITÊ CONTRA QUEIMADAS

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.

18/09
12:43

“CARREATA DA GRATIDÃO”

Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.

13/09
18:43

CANDIDATURA BARRADA

O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.

Ver mais >>

Programas