Manaus-AM- A Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento, que tem como presidente o deputado estadual Sinésio Campos (PT), realizou na quarta-feira (5), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), uma reunião extraordinária que debateu e encaminhou providências sobre ações emergenciais quanto à dragagem dos igarapés de Manaus. Nos encaminhamentos, Sinésio […]
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus-AM- A Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento, que tem como presidente o deputado estadual Sinésio Campos (PT), realizou na quarta-feira (5), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), uma reunião extraordinária que debateu e encaminhou providências sobre ações emergenciais quanto à dragagem dos igarapés de Manaus.
Nos encaminhamentos, Sinésio Campos apresentou uma indicação à Secretaria Municipal de Infraestrutura de Manaus (Seminf), propondo a elaboração de um Plano de Contingência Permanente (PCP).
O objetivo é criar mecanismos de gestão de infraestrutura urbana, relacionado com o escoamento das águas pluviais (rios e igarapés) na cidade. “Com esse movimento buscamos a melhoria das condições de saúde e meio ambiente de Manaus, evitando tanto as perdas humanas quanto as econômicas”, explicou Sinésio.
O deputado estadual cobrou um mapeamento das áreas que são propícias aos alagamentos. “É necessário organizar ações de prevenção e de enfrentamento aos danos provocados pelas fortes chuvas previstas, anualmente, para a capital do Amazonas. Não estamos aqui para realizar um debate de críticas, mas sim de propostas, e quem ganha é a população”, defendeu Sinésio Campos.
Na próxima quarta-feira (12), às 15h, a Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento irá se reunir com representantes do governo do Estado, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), em busca de garantir melhorias sanitárias e devolver à população a segurança com relação ao período chuvoso, principalmente de quem vive próximo às margens dos rios e igarapés de Manaus. O encontro será na sede da UGPE.
A reunião de quarta-feira (5) contou com a presença de representantes do Governo do Estado do Amazonas, bem como a Câmara Municipal de Manaus (CMM), Prefeitura de Manaus, Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE), Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), Defesa Civil do Estado do Amazonas, Secretaria de Estado Do Meio Ambiente (Sema) e Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAAM).
*Com informações da assessoria de comunicação
O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.
Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.
Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Deixe um comentário