Manaus-AM- O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) classificou como “infundados” os ataques dos senadores Eduardo Girão (Podemos-CE) e Luiz Heinze (PP-RS) ao pesquisador da Fiocruz, Marcus Lacerda, responsável pelo estudo que comprovou a ineficácia da cloroquina em pacientes graves da Covid-19. O tema foi destaque, conforme Serafim, em artigo publicado neste sábado, 29 de maio, […]
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus-AM- O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) classificou como “infundados” os ataques dos senadores Eduardo Girão (Podemos-CE) e Luiz Heinze (PP-RS) ao pesquisador da Fiocruz, Marcus Lacerda, responsável pelo estudo que comprovou a ineficácia da cloroquina em pacientes graves da Covid-19.
O tema foi destaque, conforme Serafim, em artigo publicado neste sábado, 29 de maio, pela cientista Natalia Pasternak, na coluna Hora da Ciência, do jornal O Globo, intitulado “O estudo de Manaus”.
“(…) ela lembra que esse foi o primeiro estudo no mundo a demonstrar claramente que a cloroquina não presta para tratamento da Covid-19. O Dr. Marcus Lacerda e a sua equipe, que são da Fiocruz, eles demonstraram que a cloroquina não atingia os resultados que pessoas leigas diziam que atingia. Mas a partir daí, como isso contrariou o discurso do presidente da República, o mundo desses cientistas virou um inferno e eles passaram a ser alvos de ameaças”, disse Serafim durante discurso na sessão plenária desta terça-feira, 1º de junho.
Em nova ofensiva a favor do uso de cloroquina, o senador Heinze, lembra Serafim, pediu à Polícia Federal que investigue Marcus Lacerda. “Quero repudiar esses ataques infundados e mais uma vez manifestar o meu apoio ao Dr. Marcus Lacerda e toda sua equipe. O que é bom deve ser louvado, esse estudo foi bom e dentro das regras da Ciência. Foi o único estudo no mundo que provou claramente a ineficácia da cloroquina no combate à Covid-19”, declarou o líder do PSB na Aleam..
Ao concluir sua fala no artigo, a cientista Natalia Pasternak diz: “Quando cientistas sérios são alvos de ataques infundados promovidos por servidores públicos, eleitos ou nomeados, vidas entram em risco. Lacerda vem sofrendo ameaças de morte desde meados de 2020. Já está mais do que na hora de parar de punir cientistas por fazerem um bom trabalho, e começar a punir aqueles que desonram a confiança do público”.
*Com informações da assessoria de comunicação
O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.
Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.
Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Deixe um comentário