AO VIVO

Senador Mecias de Jesus diz que STF não pode influenciar decisões no Congresso Nacional

O STF julga paralelamente ao congresso o PL sobre o marco temporal que altera a demarcação de terras indígenas

Por: Alvaro Corado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

LEGISLATIVO

O senador do estado de Roraima, Antônio Mecias Pereira de Jesus (Republicanos), em entrevista neste domingo (9), ao Conversa Política, chamou atenção para as competências do Supremo Tribunal Federal (STF), que ultimamente ganhou grande repercussão no Brasil porque passou a julgar, o Projeto de Lei 490 que defende a tese do ”marco temporal”, que altera a demarcação de terras indígenas e considera a data da promulgação da Constituição Federal brasileira, 5 de outubro de 1988, como marco jurídico para o reconhecimento do direito sobre os territórios dos povos originários.

Paralelamente à votação da Câmara dos Deputados que aprovou o PL e encaminhou ao Senado, o STF faz julgamento sobre o assunto. Para o senador, a espera pela decisão do Supremo para guiar as demais tramitações são atípicas e caracterizam a falta de limite entre os poderes, tendo em vista que o poder Legislativo tem como competência a desfecho da aprovação do projeto.

“O Judiciário precisa entender, especialmente o Supremo Tribunal Federal, nessa questão do marco temporal, é que ele define questões para todos os estados do Brasil (…). O correto é que o Judiciário ao ver a tramitando a proposta no Congresso Nacional , ele paralise isso e diga ao lLegislativo: olha, nos manifestamos sobre isso mas estamos suspendendo até que o Legislativo decida sobre a questão”, explicou.

Jesus ainda comentou que seguindo os padrões de competências entre Legislativo e Judiciário, o STF deveria se manifestar posteriormente, mas para análise de pontos específicos da lei que foi aprovada, sem interferir nas decisões do Congresso Nacional.

“O STF não pode querer influenciar ou decidir algo que é de competência exclusiva do Congresso Nacional. Isso é lamentável e eu acredito que o Supremo está evoluindo, está se modificando e eu creio que o Supremo pode mudar essa concepção”, declarou o senador.

Ainda sobre as atitudes do STF, Jesus acrescentou o fato dos pedidos de vistas dos ministros André Mendonça e Gilmar Mendes, podem indicar que o STF esteja aguardando a deliberação Legislativo.

Foto Divulgação

marco temporal Mecias de Jesus conversa política #STF

Notas do Poder

23/01
19:40

PREFEITO TEFÉ ATRAÇÕES

O prefeito de Tefé, Nicson Marreira (União Brasil), anunciou a contratação de três atrações para a 22ª Festa da Castanha, evento tradicional do município. O anúncio gerou repercussão devido aos altos valores envolvidos.

23/01
19:39

PREFEITO BELÉM NOMEAÇÃO

O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), escolheu uma prima de seu primo, o governador Helder Barbalho (MDB) para ocupar seu secretariado. Normando indicou a vereadora Nayara Barbalho da Cruz para chefiar a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade. A prefeitura alega critérios técnicos para a nomeação.

23/01
19:39

DAVID PERDE PROCESSO

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) rejeitou uma ação movida pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), contra o vereador Rodrigo Guedes (PP), que o chamou de “grosseiro” e “corrupto” em um post nas redes sociais. A decisão foi tomada pelo juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, do 10º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.

23/01
19:38

LULA PEDALADA

A recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de bloquear R$ 6 bilhões destinados ao programa Pé-de-Meia desencadeou uma reação significativa da oposição, que agora articula pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

22/01
15:39

JULGAMENTO ADIADO

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.

Ver mais >>

Programas