AO VIVO

Senador de Roraima mais uma vez alerta sobre invasões de terras apoiadas pelo presidente

Mecias de Jesus disse que não vai “tolerar nenhum tipo de invasão”

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

BOA VISTA | RR

O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) publicou no seu twitter nesse fim de semana um alerta contra as invasões de terra que estão acontecendo em todo o país. De acordo com o parlamentar, a fazenda de uma senadora foi invadida no Mato Grosso do Sul.

“Revoltante a disseminação de movimentos invasores apoiados pelo atual governo, que ocupam desrespeitosamente propriedades particulares. Agora foi a fazenda da senadora Tereza em MS. Movimentos assim também ocorreram recentemente em Roraima. Não vamos tolerar nenhum tipo de invasão!”, publicou Mecias em seu perfil.

whatsapp image 2023 05 01 at 11.50.42

Senador se manifestou através do Twitter.

Essa não é a primeira vez que o parlamentar se manifesta contra as invasões de terra. No fim do mês de março, o senador havia se pronunciado sobre uma possível ampliação da demarcação de terras indígenas em Roraima. Segundo ele, o Supremo Tribunal Federal (STF) já deixou claro que não iria mais ter demarcações no estado. Porém, observou, que os indígenas estão invadindo áreas produtivas que ficam próximas de terras já demarcadas.

O senador havia citado o caso da Fazenda Bom Futuro, que apesar de estar situada fora do limite da demarcação das terras indígenas, foi invadida. As terras de propriedade de Ernesto Francisco Hart estão situadas em área particular, produtiva e legalizada, mas estão “ocupadas por quem não exerce qualquer direito de propriedade sobre qualquer torrão produtivo”. Ele registrou que a Justiça estadual já foi acionada através de processo para reintegração de posse e manutenção.

“Foi concedida uma liminar, mas o Ministério Público Federal recorreu, e a competência foi transferida pela Justiça estadual à Justiça Federal”, informou em março em uma entrevista exclusiva para a Rede Norte Digital.

Ainda durante a entrevista o senador fez um protesto: “Precisamos fazer com que a lei e a ordem sejam mantidas. Já existem invasões anunciadas em vários municípios do estado de Roraima”.

O senador ainda lembrou que, há 14 anos, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinava a saída imediata de arrozeiros da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, depois de concluída a demarcação daquelas terras. Segundo ele, a homologação da demarcação “destruiu” o inicio do progresso econômico que começava a projetar Roraima como um dos maiores produtores de arroz do país, mas a decisão da Justiça foi respeitada.

Foto: Reprodução

Senador Mecias de Jesus invasão de terras

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

14/01
16:43

TRANSIÇÃO GOVERNO AUTAZES

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) manteve a decisão que obriga o ex-prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, a entregar documentos sobre a transição de governo após denúncia de irregularidades apresentada por Willian Menezes. A decisão, conduzida pelo conselheiro Júlio Assis Pinheiro, prevê penalidades em caso de descumprimento.

14/01
16:42

RENOVAÇÃO CONTRATO MANAUSCULT

A Manauscult renovou um contrato de R$ 2,6 milhões para a locação de um container por seis meses, com validade até junho de 2025. O contrato, firmado pelo secretário Jender Lobato, atende às demandas de eventos coordenados pela fundação, embora o uso exato do item não tenha sido detalhado.

14/01
16:40

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

O prefeito de Presidente Figueiredo, Antonio Fernando Fontes Vieira (PL), anunciou nesta segunda-feira (13) o início do processo de reestruturação do município, diante dos problemas deixados pela gestão anterior da ex-prefeita Patrícia Lopes (União).

14/01
16:39

PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA

Multado em R$ 5 mil pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o ex-candidato a prefeito de Coari, Raione Cabral (Mobiliza), foi penalizado por veicular propaganda eleitoral antecipada. Movida pelo pela coligação “Coari Rumo ao Futuro”, a ação do então candidato Adail Pinheiro (Republicanos), foi publicada no Diário de Justiça Eleitoral.

10/01
20:00

POSSE TJAM

O desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), ao lado de Airton Luís Corrêa Gentil, como vice-presidente, para o biênio 2025/2026, durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (9) no Teatro Amazonas.

Ver mais >>

Programas