Roberto Cidade foi eleito no final de 2020 com durante uma sessão que gerou inúmeros processos na esfera judicial no Estado e em Brasília
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa
O deputado Roberto Cidade assumiu, nesta segunda-feira (1), a presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), para o biênio 2021-2022, durante solenidade realizada de forma híbrida, no plenário Ruy Araújo, na sede do Poder Legislativo. Além de Cidade, outros nove deputados assumiram funções na nova Mesa Diretora.
Já como novo presidente, o deputado Roberto Cidade afirmou que conduzirá a ALEAM de forma democrática, colocando em pauta tudo o que for de interesse do povo como prioridade. “Agirei com austeridade e total transparência. Devemos prestar contas daquilo que fazemos ao nosso patrão, que é o povo. Estarei sempre norteado pela Constituição e pelo Regimento Interno da Aleam”, disse.
Cidade lembrou das mortes ocasionadas pela pandemia, elogiou os trabalhadores que atuam na linha de frente contra a Covid-19 e declarou que a Assembleia dará prioridade às matérias referentes à pandemia. “Todas as nossas decisões serão tomadas em conjunto com a Mesa Diretora. Vamos estar unidos para salvar vidas e buscar sempre o que é melhor para o povo do Amazonas, com autonomia que esta Casa Legislativa deve ter”, finalizou.
O governador do Estado, Wilson Lima, que participou de forma remota, desejou muita sabedoria e sucesso aos novos empossados e se colocou à disposição para o diálogo em busca de ações que melhorem a vida do povo amazonense. “Precisamos encontrar soluções de equilíbrio. Não há outro caminho para suplantar as atuais dificuldades do que a união entre os poderes”, conclamou.
Estiveram presentes à solenidade, de forma remota, o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Domingos Jorge Chalub; vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta; vice-almirante Ralph Dias Lopes, comandante do 9º Distrito Naval; conselheiro Mário Mello, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Ricardo de Paiva, Defensor Público-geral do Amazonas; Jair Souto, prefeito de Manaquiri e presidente da Associação Amazonense dos Municípios; Ralph Assayag, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus; Jorge Lima, presidente da Associação Comercial do Amazonas; Bi Garcia, prefeito de Parintins; professor Doutor Sylvio Puga, reitor da Universidade Federal do Amazonas, entre outros.
Confira lista da Mesa Diretora para o biênio 2021/2022
Presidente: Roberto Cidade;
1° vice-presidente: Josué Neto;
2° vice-presidente: Mayara Pinheiro;
3° vice-presidente: Adjuto Afonso;
Secretário geral: Delegada Péricles;
1° secretário: Álvaro Campelo;
2° secretário: Sinésio Campos;
3° secretário: Fausto Júnior;
Ouvidor: Felipe Souza;
Corregedor: Therezinha Ruiz.
O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.
Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.
Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Deixe um comentário