AO VIVO

Reunião no ministério do Meio Ambiente não garante ações imediatas contra queimadas e fumaça em Manaus

O Amazonas lidera o ranking de queimadas no Brasil há mais de 20 dias consecutivos

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Em uma resposta às preocupações crescentes relacionadas aos incêndios florestais e à fumaça que têm afetado a região metropolitana de Manaus, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) buscou apoio das autoridades federais para enfrentar a situação. Durante uma série de reuniões realizadas no dia 28 de setembro, Mandel se encontrou com representantes de diversos órgãos governamentais em Brasília para cobrar ações imediatas de combate às queimadas que têm gerado uma intensa nuvem de fumaça na capital do Amazonas.

As agendas incluíram encontros com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o secretário especial para assuntos parlamentares, Valmir Prascidelli. Ambos garantiram apoio no encaminhamento das demandas relacionadas à situação de emergência causada pela fumaça em Manaus.

No entanto, a reunião no Ministério do Meio Ambiente não trouxe garantias de ações imediatas por parte do governo federal. Representantes do MMA, como o chefe de gabinete da ministra, Daniel Vasconcelos, e o Secretário de Mudanças Climáticas, André Lima, não asseguraram uma solução de curto prazo para o problema no Amazonas. No entanto, eles se comprometeram a articular parcerias com órgãos federais ambientais, como o IBAMA, para fornecer equipamentos necessários ao Corpo de Bombeiros do Estado do Amazonas para o combate às queimadas.

O Amazonas lidera o ranking de queimadas no Brasil há mais de 20 dias consecutivos.

Embora as reuniões tenham gerado um compromisso de coordenação com órgãos federais, a resposta efetiva para a situação de emergência causada pelas queimadas ainda permanece pendente, e a população de Manaus continua sofrendo os impactos da fumaça.

Ibama promete ajuda

Após reuniões ministeriais nessa quinta-feira, o deputado federal Amom Mandel anunciou que o presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho, confirmou apoio à Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas para fornecimento de equipamentos ao Corpo de Bombeiros do Estado. O objetivo é combater os focos de queimadas na região metropolitana de Manaus, que têm prejudicado a qualidade do ar. Além disso, Mandel está articulando apoio de outros parlamentares de diferentes estados para fortalecer as ações de fiscalização e combate aos incêndios na região amazônica.

“Após as reuniões de hoje, tivemos boas notícias vindas do IBAMA: o presidente Rodrigo Agostinho informou que iria trabalhar para liberar as ferramentas necessárias para ajudar no combate aos incêndios no Amazonas. Ponto para o IBAMA!”, declarou o parlamentar em suas redes sociais.

“Estamos articulando apoio de outros estados para combater os incêndios no Amazonas nesse período difícil. Agradeço a todos os colegas parlamentares que se disponibilizaram a tentarem”, finalizou.

 

Foto: Jean Henson

 

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas