Manaus-AM- O Projeto de Lei (PL) de autoria do vereador João Carlos (Republicanos), que propõe álcool em gel nos transportes público, segue agora para a Comissão de Saúde (Comsau) da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Se aprovado o PL, a fiscalização quanto à instalação de recipientes contendo álcool em gel antisséptico ou produtos similares, será […]
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus-AM- O Projeto de Lei (PL) de autoria do vereador João Carlos (Republicanos), que propõe álcool em gel nos transportes público, segue agora para a Comissão de Saúde (Comsau) da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Se aprovado o PL, a fiscalização quanto à instalação de recipientes contendo álcool em gel antisséptico ou produtos similares, será exercida pelo órgão municipal competente e, quem descumprir a lei, estará sujeito a pagamento de multa no valor de duas Unidades Fiscal do Município (UFM), que é corrigida anualmente.
Todos os veículos que atuam no transporte público da cidade de Manaus deverão afixar dispensadores de álcool em gel 70%. O Projeto de Lei (PL) prevê, ainda, a instalação de uma placa informativa, de fácil visualização, contendo informações de advertência para o risco de contaminação, caso o procedimento não seja realizado.
Para o vereador, alguns protocolos sanitários e de higiene, farão parte da rotina da população manauara, mesmo depois da pandemia.
“A população que depende deste meio de locomoção para chegar ao local de trabalho fica mais exposta ao contágio por conta do aglomerado de pessoas e da baixa circulação de ar. Acrescenta-se a isto o contato físico permanente. Dessa forma, é essencial que o transporte público ofereça condições mínimas de higiene para reduzir as chances de contaminação de usuários não só do Covid-19, mas de outros vírus e bactérias circulantes”, destacou o parlamentar.
Multas as empresas de Concessionárias de Serviços Públicos
Outro projeto também de autoria de João Carlos, que prevê multas as empresas de Concessionárias de Serviços Públicos por não comparecimento à convocação da Câmara Municipal de Manaus, foi deliberado e aprovado nesta segunda-feira (31/5) e agora segue para Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJR). A proposta tem o objetivo de assegurar a presença das empresas na Casa Legislativa.
“A Câmara Municipal de Manaus é a casa do povo e os vereadores seus representantes, e não podemos permitir que as empresas concessionárias de serviços públicos faltem às convocações feitas por essa Casa que são de interesse público”, esclarece o autor.
*Com informações da assessoria de comunicação
O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.
Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.
Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Deixe um comentário