Os detalhes foram apresentados, nesta sexta-feira (28), na Câmara Municipal de Manaus, à Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO), presidida pelo vereador Lissandro Breval (Avante)
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa
Mesmo com a queda na arrecadação municipal em 2020, o que influenciou no orçamento de 2021, que ficou R$ 600 milhões menor que o ano anterior, a Prefeitura de Manaus conseguiu nos primeiros quatro meses otimizar os gastos e cumprir com o pagamento do Auxílio Manauara, que beneficiou 40 mil famílias com o valor de R$ 300.
Os detalhes foram apresentados na Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta sexta-feira (28), pelo titular da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Clécio da Cunha, à Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO), presidida pelo vereador Lissandro Breval (Avante).
Segundo Clécio da Cunha, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), tem conseguido cumprir seus compromissos, apesar da queda na arrecadação. “Tivemos esse deficit por conta da pandemia, pegamos uma cidade enfrentando problemas financeiros, mas trabalhamos para honrar os compromissos e prova disso são os benefícios ofertados como o Auxílio Manauara e Conectividade”.
Lissandro Breval destacou a atuação da prefeitura no início deste ano e afirmou que os dados apresentados, mostram a atuação da prefeitura na busca de melhorar a cidade. “Vemos um prefeito atuante, fazendo o possível para melhorar Manaus, seja com os benefícios dados por conta da pandemia e agora da enchente, mesmo com toda essa queda na arrecadação, nós como fiscalizadores sempre vamos estar acompanhando os investimentos feitos na cidade”.
A prestação de contas é feita a cada quatro meses e atende ao parágrafo 4 do artigo 9º da Lei Complementar 101, de 4 de maio de 2000, Lei de Responsabilidade Fiscal.
O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.
Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.
Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Deixe um comentário