AO VIVO
Legislativo - 25 de setembro de 2024
Foto: Divulgação

Partidos são proibidos de usar doações em benefício eleitoral durante a estiagem

Recomendações visam garantir que doações em municípios afetados pela estiagem sejam utilizadas exclusivamente para assistência, sem conotações eleitorais

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Em resposta à situação de emergência causada pela estiagem, as Promotorias de Justiça das 13ª e 51ª Zonas Eleitorais de Canutama e Presidente Figueiredo, no Amazonas, emitiram recomendações para que partidos e coligações desvinculem a imagem de seus candidatos das doações de alimentos e bens essenciais. A medida tem como base o artigo 73 da Lei Eleitoral Nº 9.504/1997, que proíbe a distribuição gratuita de bens pela administração pública em anos eleitorais, exceto em casos de calamidade.

As promotoras responsáveis, Maria Cynara Rodrigues Cavalcante e Fábia Melo Barbosa de Oliveira, orientaram prefeitos e candidatos a documentar todas as doações e enviá-las ao juízo eleitoral. Isso inclui informações sobre a quantidade de itens doados, destinatários, datas e locais de entrega, permitindo a fiscalização pelas autoridades competentes.

As recomendações visam evitar que ações humanitárias sejam manipuladas para fins eleitorais, garantindo que a ajuda chegue de forma justa às comunidades afetadas. Além disso, foi sugerida a formação de uma comissão imparcial para supervisionar a distribuição dos donativos, assegurando a transparência no processo.

O estado de emergência ambiental, decretado em 28 de agosto, reconheceu os sérios impactos da estiagem e das queimadas, que têm afetado diretamente a vida da população ribeirinha. A iniciativa do MPAM busca proteger a integridade das doações e assegurar que o foco permaneça na assistência às famílias necessitadas, sem interferências políticas.

Leia mais: Termina hoje o prazo para partidos substituírem candidatos impedidos de concorrer

Partidos #Cestas Básicas

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

24/04
12:42

FÓRUM IAMAZONIA

O secretário da Casa Civil do Amazonas, Flávio Antony, participou em Roma do Fórum IAmazonia, representando o governador Wilson Lima. Ele destacou a importância de cuidar das pessoas que vivem na floresta e defendeu o acesso à internet e à água potável para as comunidades amazônicas. Antony citou ações do governo, como os programas Guardiões da Floresta e Escola da Floresta. “Ninguém se importa mais com a floresta do que o nosso povo”, afirmou. O evento segue até sexta-feira com debates sobre bioeconomia e justiça climática.

24/04
12:41

PROJETO DE LEI

O PL 342/2025, do deputado Roberto Cidade (UB), torna obrigatória a notificação à polícia sobre o uso de dados em golpes cibernéticos no Amazonas. A proposta visa agilizar a identificação dos autores e proteger os cidadãos. Segundo a SSP-AM, os crimes cibernéticos cresceram 53,9% de 2023 a 2024. A notificação deverá ser feita em até 48 horas por operadoras, bancos, redes sociais e outras plataformas, contendo dados, descrição e indícios dos casos.

24/04
12:40

LULA QUEDA

Segundo o Paraná Pesquisas, Lula enfrenta queda nas intenções de voto há 20 meses, caindo de 48% em agosto de 2023 para 40,4% em abril de 2025. Enquanto isso, Bolsonaro cresceu de 38,5% para 46% no mesmo período. A virada ocorreu em março de 2024. Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas também apresentaram alta, chegando a 45% e 43,4%, respectivamente. Em todos os cenários, Lula segue em queda, apesar das mudanças na comunicação do governo.

24/04
12:40

PL AMAZONAS

Alfredo Nascimento, presidente do PL no Amazonas, afirmou que ainda não há definições sobre as vagas de vice e segunda candidatura ao Senado na chapa de 2026. Ele destacou que a construção do grupo político será feita com base em afinidades ideológicas. Também ressaltou a pré-candidatura de Maria do Carmo Seffair ao governo como prioridade do PL e disse que vai colocar sua experiência à disposição para ajudá-la a ser governadora.

21/04
18:26

MÓVEIS NOVO ARIPUANÃ

A Prefeitura de Novo Aripuanã firmou dois contratos que somam R$ 1,89 milhão para compra de mobiliário ao complexo administrativo, apesar de denúncias de abandono na rede municipal de ensino. Os contratos foram assinados com empresas de Manaus e gerenciados pela Secretaria de Administração. O MPAM apura problemas como falta de merenda, transporte escolar e insumos nas escolas, além de possíveis irregularidades em concurso público da gestão.

Ver mais >>

Programas