AO VIVO
Legislativo - 06 de março de 2022
Foto:

Parlamentares pedem cassação de mandato de Arthur do Val

PAÍS | Neste domingo (6), 15 deputados estaduais assinaram uma representação contra o parlamentar. O documento foi protocolado na Assembleia Legislativa de São Paulo e pede a perda do mandato parlamentar de do Val. Vazamento de áudios do deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP) em que cita que refugiadas ucranianas “são fáceis porque são pobres”, […]

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

PAÍS | Neste domingo (6), 15 deputados estaduais assinaram uma representação contra o parlamentar. O documento foi protocolado na Assembleia Legislativa de São Paulo e pede a perda do mandato parlamentar de do Val. Vazamento de áudios do deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP) em que cita que refugiadas ucranianas “são fáceis porque são pobres”, seguem repercutindo negativamente.

A representação solicita que o deputado seja investigado por ato de quebra de decoro parlamentar e responda a um processo disciplinar.

Conforme o portal G1, na representação, os deputados dizem que a fala de Arthur do Val, “além de inoportuna e incompatível com o decoro parlamentar, foi ultrajante não só para as mulheres ucranianas, que tiveram suas vidas destruídas por um conflito que não deram causa, mas acabou por ferir todas as mulheres do mundo, pois dignidade e respeito são conceitos universais”.

Mais pedido de cassação

Neste domingo, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que reúne entidades e organizações da sociedade civil, também enviou procedimento com pedido de cassação do deputado estadual Arthur do Val. O documento foi encaminhado ao deputado Carlão Pignatari, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

“Diante do exposto, requeremos que a Mesa adote as providências cabíveis para iniciar o processo conducente à perda do mandato, nos termos do art. 93 do Regimento Interno”, cita trecho do documento.

No sábado (5), Arthur do Val, anunciou a retirada da pré-candidatura ao governo de São Paulo.

Entenda o caso

Arthur do Val foi para a Ucrânia no início da semana para, segundo ele, conferir a situação da guerra entre Rússia e Ucrânia. Os áudios em que ele se refere às mulheres ucranianas como ‘fáceis porque são pobres’ circulam nas redes sociais desde sexta-feira (4).

As mensagens de áudio vazadas, que o deputado teria enviado em um grupo privado formado por amigos, citam que as refugiadas ucranianas “são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’. É inacreditável a facilidade. Essas ‘minas’ em São Paulo você dá bom dia e ela ia cuspir na sua cara e aqui são super simpáticas”, diz o áudio.

Foto: Reprodução

Com informações do portal G1 e UOL*

cassação deputados estaduais mandato Arthur do Val

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

23/07
12:40

CONVENÇÃO EM ITACOATIARA

Na noite de sábado, 20 de julho, o Podemos realizou uma convenção em Itacoatiara para oficializar Arnoud Lucas como candidato a prefeito nas eleições de 2024. O evento reuniu milhares de pessoas e anunciou 31 candidatos a vereador pelo Podemos e PMB. O vereador destacou a necessidade de mudança e participação popular, reforçando o compromisso com o progresso da cidade.

23/07
12:39

VICE DE ALBERTO NETO

Em entrevista ao site O Poder, neste sábado (20), o deputado federal Alberto Neto (PL) revelou que seu pré-candidato a vice será da mesma ideologia política, da direita, e não há chances de ser vice do pré-candidato Roberto Cidade (União Brasil). Neto destacou a lealdade à direita e a Jair Bolsonaro, e anunciou que a convenção do Partido Liberal (PL) está prevista para 3 de agosto, onde serão oficializados a chapa majoritária e os candidatos a vereador.

23/07
12:37

CONVENÇÃO EM PAUINI

No sábado, 20, mais de 2 mil pessoas compareceram à convenção partidária do “Bloco de Evolução do Município” (Coligação do Bem) em Pauini. O prefeito Renato Afonso (PSD) teve seu nome confirmado como candidato à reeleição, compondo a chapa com o vice-prefeito Paulo da Gasolina (PL). A coligação tem o apoio do União Brasil e dos Progressistas. O prefeito destacou os avanços realizados e a necessidade de continuar o projeto de evolução do município.

23/07
12:36

CANDIDATURA HISTÓRICA

Neste domingo, 21 de julho, o União Brasil realizou uma convenção em Rio Preto da Eva, reunindo 10 mil pessoas. A professora Socorro Nogueira foi oficializada candidata à prefeitura e João Queiroz a vice. É a primeira vez que uma mulher se candidata à prefeitura no município. O evento contou com a presença de diversas autoridades políticas e mensagens de figuras nacionais.

23/07
12:33

CIDADE CRESCE

Um novo estudo eleitoral divulgado pelo Instituto Pontual Pesquisas nesta segunda-feira (22) revela o crescimento nas intenções de voto do deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) na corrida para a Prefeitura de Manaus nas eleições de 2024. Segundo a pesquisa realizada entre 14 e 18 de julho de 2024, Roberto Cidade, posicionado em terceiro, subiu de 9,0% para 12,8% em comparação com o levantamento anterior de abril deste ano. David Almeida (Avante) lidera com 29,8%, seguido por Amom Mandel (Cidadania) com 25,2%. Alberto Neto (PL) tem 8,5%, em quarto lugar.

Ver mais >>

Programas