AO VIVO
Legislativo - 10 de julho de 2024
Foto: Reprodução/Internet

Parlamentares criticam David por repintura de mosaicos e gastos milionários

Os vereadores de oposição destacaram que o atual prefeito gastou recursos públicos ao longo de seus três anos de mandato para pintar mosaicos em todas as zonas da cidade

Por: Andreza Miller
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

As pinturas da gestão de David Almeida (Avante), foram tema de debates entre parlamentares. Os vereadores de oposição destacaram que o atual prefeito gastou recursos públicos ao longo de seus três anos de mandato para pintar mosaicos em todas as zonas da cidade e agora está gastando novamente dos cofres municipais para apagar essas pinturas, devido à legislação eleitoral.

O vereador Capitão Carpê (PL) criticou o prefeito David Almeida, alegando que mais de R$ 100 milhões foram gastos com os mosaicos, classificando a gestão como ‘ineficiente’ na administração dos recursos públicos.

“Ele coloriu esses mosaicos ridículos, gastando mais de R$ 100 milhões nos últimos anos para pintar a cidade. Dizem que ele é o prefeito pintor, apesar de não gostar muito desse apelido. Ele gasta para pintar e agora está gastando mais alguns milhões para repintar, infringindo princípios da administração pública […]. A Prefeitura de Manaus está sendo ineficiente ao gastar de forma desrespeitosa o dinheiro da população”, disse o parlamentar.

Carpê também mencionou que a ação da prefeitura está relacionada à legislação eleitoral, uma vez que David Almeida é pré-candidato à reeleição e a pintura dos mosaicos da Prefeitura de Manaus pode ser interpretada como propaganda eleitoral.

“Ele terá que repintar tudo por causa das restrições eleitorais e sabe que, se não o fizer, poderá enfrentar consequências políticas […] É inaceitável que nada seja feito, que nenhuma punição seja aplicada. O prefeito de Manaus trata a cidade como se fosse sua propriedade”, destacou o vereador.

Logo após o discurso de Carpê, William Alemão (Cidadania) também comentou sobre o assunto, lembrando que já havia acionado o Ministério Público em relação às pinturas na cidade. Ele denunciou uma possível utilização indevida de verba pública para promover a identidade visual de Manaus, o que poderia configurar propaganda eleitoral antecipada.

“Quando fiz a denúncia ao Ministério Público, alertei sobre o que iria acontecer e está acontecendo agora […]. O prefeito David Almeida está repintando algo que não deveria ter pintado daquela forma, tudo com dinheiro público”, afirmou.

Alemão também relacionou a nova pintura feita pela Prefeitura de Manaus às recentes críticas de David Almeida à Câmara Municipal e a alguns vereadores de oposição, acusando-os de atrasar os projetos de sua gestão.

“Ele acusa esta Casa e alguns vereadores de oposição de não terem permitido obras por falta de dinheiro, mas talvez se economizasse na tinta ou comprasse a tinta correta, haveria recursos disponíveis”, argumentou.

Segundo a denúncia de Alemão, David Almeida teria usado recursos públicos para autopromoção, incluindo a alteração do brasão do município. Atualmente, a denúncia contra a gestão municipal está sob análise do Ministério Público Eleitoral.

https://www.instagram.com/reel/C9LcozgPeRr/?igsh=MTk3eDNlZzB5Zzlkeg==

O deputado federal e pré-candidato Amom Mandel (Cidadania) também se posicionou sobre a questão. Em um pronunciamento, Amom criticou a gestão de David Almeida e reforçou as alegações de mau uso dos recursos públicos.

“É um desperdício de dinheiro público que poderia ser destinado a necessidades reais da população. Não podemos permitir que a administração continue a usar os recursos de maneira irresponsável. A cidade precisa de investimentos em infraestrutura, saúde e educação, não em pinturas que servem apenas para autopromoção”, afirmou Amom Mandel.

https://www.instagram.com/reel/C9Fbi3QOyzx/?igsh=bXNpNzZwcnRhNWVl

David Almeida

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

23/07
12:40

CONVENÇÃO EM ITACOATIARA

Na noite de sábado, 20 de julho, o Podemos realizou uma convenção em Itacoatiara para oficializar Arnoud Lucas como candidato a prefeito nas eleições de 2024. O evento reuniu milhares de pessoas e anunciou 31 candidatos a vereador pelo Podemos e PMB. O vereador destacou a necessidade de mudança e participação popular, reforçando o compromisso com o progresso da cidade.

23/07
12:39

VICE DE ALBERTO NETO

Em entrevista ao site O Poder, neste sábado (20), o deputado federal Alberto Neto (PL) revelou que seu pré-candidato a vice será da mesma ideologia política, da direita, e não há chances de ser vice do pré-candidato Roberto Cidade (União Brasil). Neto destacou a lealdade à direita e a Jair Bolsonaro, e anunciou que a convenção do Partido Liberal (PL) está prevista para 3 de agosto, onde serão oficializados a chapa majoritária e os candidatos a vereador.

23/07
12:37

CONVENÇÃO EM PAUINI

No sábado, 20, mais de 2 mil pessoas compareceram à convenção partidária do “Bloco de Evolução do Município” (Coligação do Bem) em Pauini. O prefeito Renato Afonso (PSD) teve seu nome confirmado como candidato à reeleição, compondo a chapa com o vice-prefeito Paulo da Gasolina (PL). A coligação tem o apoio do União Brasil e dos Progressistas. O prefeito destacou os avanços realizados e a necessidade de continuar o projeto de evolução do município.

23/07
12:36

CANDIDATURA HISTÓRICA

Neste domingo, 21 de julho, o União Brasil realizou uma convenção em Rio Preto da Eva, reunindo 10 mil pessoas. A professora Socorro Nogueira foi oficializada candidata à prefeitura e João Queiroz a vice. É a primeira vez que uma mulher se candidata à prefeitura no município. O evento contou com a presença de diversas autoridades políticas e mensagens de figuras nacionais.

23/07
12:33

CIDADE CRESCE

Um novo estudo eleitoral divulgado pelo Instituto Pontual Pesquisas nesta segunda-feira (22) revela o crescimento nas intenções de voto do deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) na corrida para a Prefeitura de Manaus nas eleições de 2024. Segundo a pesquisa realizada entre 14 e 18 de julho de 2024, Roberto Cidade, posicionado em terceiro, subiu de 9,0% para 12,8% em comparação com o levantamento anterior de abril deste ano. David Almeida (Avante) lidera com 29,8%, seguido por Amom Mandel (Cidadania) com 25,2%. Alberto Neto (PL) tem 8,5%, em quarto lugar.

Ver mais >>

Programas