O relatório será votado amanhã, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Brasília|DF
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado votará amanhã o parecer favorável do senador Plínio Valério (PSDB-AM) , relator do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que prevê a convocação de um plebiscito para a criação do estado de Tapajós, com a divisão da grande extensão territorial estado do Pará. A votação se dará entre os eleitores do Pará, que aprovarão ou não o desmembramento de 23 municípios no sul do estado . Há 10 anos foi rejeitada a divisão do estado em três : Pará, Carajás e Tapajós, em função das grandes reservas minerais de Carajás. A presente proposta trata apenas do desmembramento da região do Tapajós, deixando no Pará a região de Carajás.
O parecer de Plínio ao PDL de autoria do então senador Siqueira Campos (DEM-TO) determina a realização do novo plebiscito aconteça junto com as próximas eleições após a aprovação do PDL pelo Congresso, eleições gerais de 2022 ou a próxima eleição municipal. Se aprovado, o estado de Tapajós será formado pelos municípios de Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Curuá, Faro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Medicilândia, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Rurópolis, Santarém, Terra Santa, Trairão e Uruará.
“ O movimento de emancipação do Tapajós existe já pelo menos 170 anos. Apesar da derrota, o plebiscito de 2011 foi marco para o movimento separatista, que saiu fortalecido e passou a angariar as assinaturas para a apresentação de um projeto de lei de iniciativa popular visando a criação do Estado de Tapajós”, lembrou Plínio em seu parecer.
Se o plebiscito aprovar o desmembramento, o novo Estado de Tapajós terá 43,15% do atual território do Estado do Pará, totalizando 538,049 mil km2 e cerca de 2 milhões de habitantes . O PIB da região é estimado em cerca de R$18 bilhões e teria 8 deputados federais e 24 estaduais.
“Em 2011 a população dos municípios que comporiam o estado de Tapajós manifestou de modo inequívoco seu desejo de emancipação do Pará. Passados 10 anos e mantida a vontade de se separar, é tempo de mais uma vez consultá-los”, manifestou o relator Plínio Valério em seu parecer.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.
O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.
O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.
Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.
Deixe um comentário