AO VIVO
Legislativo - 22 de junho de 2023
Foto:

Nomes indicados por Lula ao BC tiveram sabatina adiada por comissão de senadores

Lula deseja aumentar sua influência na cúpula da autoridade monetária, mas os congressistas priorizaram os festejos juninos em suas zonas eleitorais

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

PAÍS

A sabatina dos indicados para cargos da diretoria do Banco Central (BC), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), marcada para a próxima quinta-feira (21) foi adiada para 4 de julho pelos senadores. O motivo seria o compromisso dos congressistas com os festejos juninos em seus Estados.

O governo indicou o então secretário-executivo do Ministério da Fazenda Gabriel Galípolo, para o cargo de diretor de Política Monetária, antes ocupado por Bruno Serra Fernandes. Junto com ele, Ailton Aquino, servidor de carreira do BC com mais de 25 anos de casa, foi indicado para substituir Paulo Souza na Diretoria de Fiscalização.

O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), chegou a dizer que a decisão foi tomada devido “compromissos dos senadores em seus Estados na próxima semana”, mas o líder do governo no Senado, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), deixou claro que os congressistas querem estar em seus currais eleitorais durante os festejos juninos.

“Estava prevista a apreciação das autoridades para o Banco Central. Mas iremos medir o pulso para ver se não é mais adequado fazer a sabatina na semana seguinte, semana em que a Câmara deverá inclusive voltar a apreciar a própria regra fiscal e onde poderemos ter uma sessão do Congresso Nacional para apreciar PLNs que estão pendentes”, disse Randolfe a jornalistas antes de o presidente da CAE divulgar sua decisão.

A Câmara já havia programado uma espécie de folga aos deputados na próxima semana pelo mesmo motivo, faltando menos de 1 mês para o início do recesso parlamentar previsto pela Constituição (18 a 31 de julho).

Com isso, Lula deseja aumentar sua influência na cúpula da autoridade monetária. A próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) já deverá contar com os nomes indicados pelo atual governo.

 

Foto Divulgação

Com informações do Poder 360

 

#Senadores #Banco Central sabatina

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

13/09
18:43

CANDIDATURA BARRADA

O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.

13/09
18:41

CONTROLE INTERNO

Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.

11/09
09:46

DESIGUALDADE POLÍTICA

O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.

11/09
09:44

BOLSONARO EM MANAUS

O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.

11/09
09:42

NOVOS GESTORES

Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.

Ver mais >>

Programas