AO VIVO
Legislativo - 05 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução/Internet

Líder do prefeito na CMM, Eduardo Alfaia se retrata com governador após fake news

Eduardo Alfaia deve se retratar publicamente após acusar o governador Wilson Lima de desvio de recursos, com base em informações falsas

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O vereador de Manaus Eduardo Alfaia (Avante) foi obrigado a se retratar após proferir fake news contra o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil). A decisão foi tomada pelo juiz Paulo Fernando de Britto Feitoza, da 4ª Vara da Fazenda Pública.

O parlamentar afirmou em vídeo que Lima “viajava de jatinho diversas vezes acompanhado com asseclas”, enquanto pacientes aguardavam remoção de Parintins (AM), por meio de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea, para receber tratamento na capital amazonense. O magistrado entendeu que as informações compartilhadas pelo parlamentar “são totalmente inverídicas”.

O conteúdo que foi alvo da medida judicial, Alfaia também disse que seis aeronaves pagas pelo Governo do Estado estavam transportando pessoas para ato político-partidário em Parintins (AM), município localizado a 369 quilômetros de Manaus, nos dias 3 e 4 de agosto deste ano. Conforme o vereador, pacientes do Hospital Regional Jofre Cohen estariam precisando de transferência por meio Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea para a capital amazonense.

Na decisão que ordenou a retratação, o juiz escreveu que “as noticias veiculadas pelo réu não se mostraram verídicas, imputando conduta desidiosa pelo Governo do Estado do Amazonas, o que, por certo, maculou a imagem, à admiração, ao respeito, credibilidade e honra do requerente, cabendo assim, a retratação”.

A decisão foi baseada em documentos apresentados pelo governo do Amazonas. Segundo informações disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Casa Militar, pasta responsável por informações sobre aeronaves, não constavam informações da existência de aeronaves lotadas ou sublocadas, ou seja, não há registros de voos realizados nos dias 3 e 4 de agosto deste ano, saindo do aeroporto do município de Parintins.

Em outro trecho, a decisão afirma que na mesma data foi analisado, por meio do Complexo Regulador Estadual, as condições de saúde dos pacientes internado na UTI do Hospital Regional Jofre Cohen, em Parintins (AM) e em outros municípios. Após análise, foi concluído que apenas um paciente estava na UTI no município parintinense, em estado estável e em acompanhamento.

“Diante do exposto, defere-se o pedido de antecipação de tutela requerido pelo autor, determinando-se ao réu que promova publicação de retratação nas contas de redes sociais que possuir (instagram, facebook, tiktok, X, etc.) esclarecendo a toda a população que as acusações realizadas, de que existiam pacientes internados necessitando de UTI aérea no Hospital de Parintins enquanto o Estado do Amazonas havia pago 6 (seis) aeronaves para transporte de pessoas com motivação política, são totalmente inverídicas”, decidiu o magistrado.

Retratação

A publicação de retratação foi publicada por Eduardo Alfaia nas redes sociais dele nesta terça-feira, 3. No post, o parlamentar também afirmou que respeita o Estado Democrático de Direito e defendeu que “o cumprimento imediato das ordens judiciais é primordial para manter a ordem social e a paz perante as instituições”.

Apesar do cumprimento da decisão, o vereador afirmou que recebeu a ação com surpresa. “D’outra banda, me causou espécie quando tomei conhecimento da ação contra mim ajuizada e, pasmem queridos amigos, mais espécie ainda, quando dita decisão judicial que agora me prosto a cumprir não foi requerida em nenhum momento naqueles autos, tratando-se de uma decisão, para o mundo jurídico, extra petita”, disse.

Fonte: Blog do Botelho e Cenarium

Leia mais: Câmara mantém veto a projeto de Eduardo Alfaia sobre diagnóstico de daltonismo em estudantes

#Fake News vereador de manaus

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

19/06
18:52

BOLSONARISTAS PETISTAS

Pela primeira vez desde 2022, petistas e bolsonaristas aparecem empatados em apoio popular, com 35% cada, segundo pesquisa Datafolha realizada nos dias 10 e 11 de junho. A queda dos petistas coincide com a crescente reprovação ao governo Lula, enquanto o apoio a Bolsonaro se mantém estável, mesmo após seu julgamento no STF. O levantamento ouviu 2.004 pessoas em 136 cidades do país, com margem de erro de dois pontos percentuais.

19/06
18:42

DISPENSA DE LICITAÇÃO

A Prefeitura de Manaus contratou, sem licitação, a empresa MIRAX Segurança LTDA. por R$ 20,7 milhões para serviços de vigilância armada e desarmada. A dispensa se baseia na nova Lei de Licitações, alegando situação emergencial. O contrato visa proteger bens públicos e garantir o funcionamento dos órgãos municipais. A empresa é sediada em Manaus e atua desde 2019 no setor de segurança privada.

19/06
17:55

SELIC INFLAÇÃO

O Banco Central elevou a Selic para 15% ao ano, maior nível desde 2006, visando conter a inflação persistente. A medida, porém, encarece o crédito, reduz o consumo e pode comprometer o crescimento econômico. O BC projeta um PIB de 1,9% em 2025, abaixo da estimativa de 2,2% do mercado. A alta da taxa pode pressionar ainda mais a atividade econômica no país.

19/06
17:47

IRREGULARIDADES LDO 2026

O conselheiro Josué Cláudio, do TCE-AM, deu prazo de cinco dias úteis para que a Câmara de Manaus se manifeste sobre possíveis irregularidades na tramitação da LDO 2026. A representação, feita pelo vereador José Ricardo, aponta ausência de audiências públicas. O pedido de medida cautelar foi negado inicialmente. A decisão está publicada no Diário Oficial nº 3574, de 16 de junho.

12/06
19:10

CMM PASSAFÁCIL IDOSO

A Prefeitura de Manaus recuou da tentativa de aprovar o Projeto de Lei nº 242/2025, que tornaria obrigatório o uso do cartão PassaFácil por idosos no transporte coletivo. A proposta foi retirada da pauta pelo líder do prefeito, vereador Eduardo Alfaia, após críticas no plenário. Parlamentares de diversos partidos chamaram o projeto de retrocesso. O Executivo justificou a medida como forma de combater fraudes, mas reconheceu a necessidade de mais diálogo.

Ver mais >>

Programas