Com a finalidade de ampliar as experiências educacionais, culturais e sociais, Therezinha Ruiz criou 05 Centros Culturais durante sua gestão frente à Secretaria Municipal de Educação de Manaus
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
A integração de políticas públicas na Educação é essencial para desenvolver potencialidades cognitivas, físicas, artísticas e afetivas na formação cidadã, e consequentemente, uma sociedade mais justa. A conexão entre a Educação e Cultura é fundamental, onde as diferentes linguagens e técnicas artísticas podem atuar como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem. A ausência de coordenação destas ações e comprometimento com ensino de qualidade, resulta em lacunas no atendimento às crianças e adolescentes.
Professora Therezinha Ruiz, candidata a vereadora de Manaus pelo União Brasil (UB), que tem sua trajetória marcada por iniciativas, criação de leis e de infraestrutura na garantia dos direitos fundamentais para a infância e juventude, fala da necessidade de sinergia de políticas para a educação no município de Manaus e da urgência de fiscalização para que as conquistas adquiridas não se percam com o tempo.
“Alinhar ações que tragam para dentro das escolas atividades como musicalização, canto, arte circense, pintura e teatro, enriquece a experiência educacional, possibilita novas interações artísticas, desenvolve novas habilidades, estimula a criatividade e aprimora a concentração e o equilíbrio. Quando estas ações estão estruturadas com o foco regional, temos ainda o benefício da reafirmação da nossa identidade cultural, uma importante ferramenta para despertar o orgulho das nossas origens e de ser quem somos”, afirmou a candidata.
A professora relata que para ampliar o número de crianças e jovens atendidos nas escolas com estas atividades, criou centros culturais, os Centros Municipais de Arte Educação (CMAEs) Nelson Neto e Aníbal Beça, ambos na zona leste de Manaus, onde eram disponibilizadas diversas atividades, fato que aumentou o impacto social, acelerando a transformação das comunidades, gerando cidadania e diversidade cultural.
“Isso é algo que já fizemos e sabemos o quão importante foi na vida de tantos alunos que tiveram a oportunidade de viver este período em que a cultura e as artes eram integradas nas escolas. Entre as diversas experiências positivas que tivemos durante nossa gestão frente à Secretaria Municipal de Educação, foi a criação do Grupo de Percussão Alternativa Curumim na Lata, que já tem mais de 20 anos de atuação em Manaus. Outro exemplo, foi a criação e incentivo das Fanfarras Escolares, que davam um espetáculo a cada apresentação. A procura era tão grande, que para suprir a demanda, criamos 05 centros culturais, que tinham como público, alunos da rede pública e a comunidade”, explica Therezinha Ruiz.
A candidata também afirma que além da realização de concurso público para preencher essas vagas de professores e arte educadores, há um cadastro de artistas e arte educadores na Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), e que este órgão municipal deve ser um importante aliado da Educação neste processo de retomada dessas políticas públicas integradas.
“Oferecer atividades culturais aos alunos também é uma forma de inclusão e de dar igualdade de acesso a quem não tem oportunidade. Além disso, é uma forma de ocupar o contraturno destas crianças e jovens, direcionando sua atenção para uma atividade que vai favorecer o crescimento pessoal, social e emocional. Temos estrutura e corpo técnico para retomar estas atividades e precisamos cobrar do Poder Executivo que sejam resgatadas estas práticas nas escolas e nos centros culturais, finaliza Therezinha Ruiz.
O secretário da Casa Civil do Amazonas, Flávio Antony, participou em Roma do Fórum IAmazonia, representando o governador Wilson Lima. Ele destacou a importância de cuidar das pessoas que vivem na floresta e defendeu o acesso à internet e à água potável para as comunidades amazônicas. Antony citou ações do governo, como os programas Guardiões da Floresta e Escola da Floresta. “Ninguém se importa mais com a floresta do que o nosso povo”, afirmou. O evento segue até sexta-feira com debates sobre bioeconomia e justiça climática.
O PL 342/2025, do deputado Roberto Cidade (UB), torna obrigatória a notificação à polícia sobre o uso de dados em golpes cibernéticos no Amazonas. A proposta visa agilizar a identificação dos autores e proteger os cidadãos. Segundo a SSP-AM, os crimes cibernéticos cresceram 53,9% de 2023 a 2024. A notificação deverá ser feita em até 48 horas por operadoras, bancos, redes sociais e outras plataformas, contendo dados, descrição e indícios dos casos.
Segundo o Paraná Pesquisas, Lula enfrenta queda nas intenções de voto há 20 meses, caindo de 48% em agosto de 2023 para 40,4% em abril de 2025. Enquanto isso, Bolsonaro cresceu de 38,5% para 46% no mesmo período. A virada ocorreu em março de 2024. Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas também apresentaram alta, chegando a 45% e 43,4%, respectivamente. Em todos os cenários, Lula segue em queda, apesar das mudanças na comunicação do governo.
Alfredo Nascimento, presidente do PL no Amazonas, afirmou que ainda não há definições sobre as vagas de vice e segunda candidatura ao Senado na chapa de 2026. Ele destacou que a construção do grupo político será feita com base em afinidades ideológicas. Também ressaltou a pré-candidatura de Maria do Carmo Seffair ao governo como prioridade do PL e disse que vai colocar sua experiência à disposição para ajudá-la a ser governadora.
A Prefeitura de Novo Aripuanã firmou dois contratos que somam R$ 1,89 milhão para compra de mobiliário ao complexo administrativo, apesar de denúncias de abandono na rede municipal de ensino. Os contratos foram assinados com empresas de Manaus e gerenciados pela Secretaria de Administração. O MPAM apura problemas como falta de merenda, transporte escolar e insumos nas escolas, além de possíveis irregularidades em concurso público da gestão.
Deixe um comentário